WallBox pode ser um possível vilão na equalização da Batéria

@Alessandro_JP não achei nada na literatura que indique problemas na bateria em cargas parciais, só descalibra um pouco a estimativa de autonomia do BMS. Mas basta uma carga completa entre 10 a 20% até 100% de vez em quando que isso se resolve.

Alguns aqui no fórum, como o @Surak, já colocaram argumentos que cargas parcias abaixo de 100% são benéficas.

1 curtida

@Alessandro_JP , no seu caso, por conta do seu uso (Uber), é particularmente importante ter o máximo de carga possível, como você disse, pequenas viagens podem ser necessárias. Assim, se eu fosse você recarregaria até 90%, acho que não vai ser tão ruim. Fiz umas medidas sem rigor algum e uma vez só, nas voltagens das células e é razoavelmente linear até esse ponto (se o @julio puder confirmar, eu agradeço!). E só a partir de 95%, a diferença entre a célula com maior e a menor voltagem começou a aumentar. Então, quando você realmente precisar, dá pra chegar a 95%. Acima disso não recomendo. Acho melhor do que chegar abaixo de 10%. Essa questão de como recarregar é muito pessoal, pois depende do uso de cada um e de qual a capacidade que quer que a bateria tenha daqui a alguns anos. Pra simplificar, quem puder, manter entre 20% e 80% parece bem seguro. Mas, como disse, para seu uso, chegar a 90-95% pode ser necessário. Boas corridas de Uber!

1 curtida

As células começam o pico de tensão com 98%. Depois de algumas horas com a bateria em repouso os ions se acomodam e a tensão baixa um pouco.

@julio uma última pergunta. Sobre a equalizaçāo/balanceamento dos 70mil km rodados ou 6 meses. Posso descarregar a bateria até 10% rodando normalmente, ou o recomendado seria descarregar com o carro ligado parado e ar condicionado acionado?

O problema disso, é como fazer isso. Chego em casa, boto pra carregar e vou dormir. Quando acordo no outro dia, ta carregado. A alguma forma de programar para a recarga parar em certo horário?

Eu uso aquela função de carregamento programado do próprio Dolphin. Você entra nas configurações do carro, escolhe energia e acho que é a segunda ou terceira aba. Daí é só programar o horário que você quer que fique carregando. Tem que tomar cuidado, porque dá pra programar pra ele fazer isso outro dia, daí ele não vai carregar nada. O chato é ter que fazer uma continha… Por exemplo se o seu wallbox é 7kW, na prática deve carregar a uns 6 kW. 6 kW por hora dá uns 10% por hora em um Dolphin Plus. Seria muito melhor se desse pra programar a porcentagem de carga.

@Alessandro_JP pode usar normalmente ate 10%.

Então não é pra carregar até 100%?

A bateria de LFP usada nos Dolphins dura muito. Mas vai se degradando. A garantia de 8 anos deles diz que ainda vai estar com 60% de capacidade da nova depois desse tempo. Se eles garantem 60%, provavelmente vai estar com mais do que isso. Mas pra mim é pouco. Vai depender de quanto de capacidade cada um quer ter daqui 8, 10, 20 anos… Resumindo: se quiser que a bateria dure, não deixe jamais a carga cair abaixo de 10%. Se puder, evite carregar a 100%. O manual fala pra carregar 100% pra manter a BMS calibradíssima e a estimativa de carga estar o mais próxima possível do valor exato. Eu consigo viver com uma margem de erro (que, chuto, não é tão grande assim). Também é mais simples carregar a 100% e vai deixar o proprietário feliz com um procedimento simples. De todo modo, após algumas semanas, ele pede pra carregar uma vez até 100%, o que eu faço. RESUMO DO RESUMO: Se for prático pra você e seu uso permitir, mantenha entre 20% e 80%. Se não puder, tente manter entre 20 e 90%. Se não puder, entre 20 e 95%. Em casos extremos, entre 10% e 95%. São valores estimados pela curva de voltagem das células em relação à carga da bateria. Agora, se você quer a praticidade de carregar a 100%, pelo menos não deixe cair abaixo de 10%.

2 curtidas

Olá tudo bem? Vc teria esse projeto? Foi entregue para vc? Pergunto para saber se poderia compartilhar? Segue meu e-mail Ornon.mota@gmail.com, já agradeço desde já!

Eu comprei um disjuntor com wifi. Faço essa conta até 80/90%, calculo o tempo e programo pelo celular para ele desligar e não ir a 100%. Menos de R$ de 100 e voce mesmo instala se mexe com elétrica, após o disjuntor, dps… que já existem.

Por que você não usa a programação que interrompe a carga por horário do próprio carro?

Me intrometendo no meio do assunto, também moro em um condomínio de apartamentos e consegui autorização do síndico para instalar.

Sou o único proprietário de elétrico também
Segue foto de como ficou

Eu tenho um portátil “fixo”, e deixo outro no porta malas.
Vendi meu wallbox que veio com o carro.

O modelo fixo que escolhi é o Feyree com wifi/aplicativo.
Normalmente carrego apenas em eletropostos públicos, já que na minha cidade não são cobrados.

No rápido costumo optar por um na faculdade PUC que chega apenas a 12kwh no CCS (“menos pior”)
E, de vez em muito raramente, quando carrego em casa, ajusto meu carregador pro mínimo, 8amperes que dá menos de 1kwh.

Acho que, no meu cenário, é o jeito mais saudável de cuidar da bateria.

Quando viajo inevitavelmente uso os mais rápidos, 39kwh (no meu Dolphin Mini)

1 curtida

Porque as vezes passa de 90%, vejo pelo app, e desligo à distancia, sem precisar ir até a garagem.

Tem diferença prática entre deixar ir até 85%, 90% ou 95%?

Ontem eu estava acompanhando e, até 95%, as tensões das baterias não disparavam até esse percentual.

Eu também observei isso, @noaceshigh ! Mas não observei a corrente de carregamento das células acima de 80%. Poderia ser que estivesse mais alta? Além disso, não sei se dá pra supor que só porque o valor das células não deu um salto, não vai ocorrer a formação dos tais “dendritos” que danificam as células de lítio. É a história da Lei da Precaução. Parece um consenso que um valor de referência é uns 80%, mas isso pode ser derivado de dados das antigas células NMC. É por isso que eu disse na postagem anterior que, se puder, mantenha entre 20 e 80%, mas não podendo, tente deixar pelo menos entre 10% e 95%. Quando vou viajar, carrego a 95%, ou até mesmo a 100%, pra BMS ficar “feliz”… A gente faz o que pode, no dia-a-dia, entretanto.

1 curtida