WallBox pode ser um possível vilão na equalização da Batéria

No meu caso pedi para o sindico convocar a Assembleia para autorizacao da inatalaçao do Walbox. Foi autorizado com apenas um voto contrario.
O orcamento mais em cona foi dw $ 3.700 reais a vista ( com projeto e ART).
A empresa que ira instalar disse que ira colocar um cabo de 10 mm do meu relogio ate o dijuntor? e de la sao mais 25 metros ate a minha vaga no sub solo.

1 curtida

Esses 25 metros de cabo sao de 6mm.

Blz! Ja concluiu a instalação? De qual cidade você é? Derepente consigo utilizar mesmo fornecedor.

Se puder colocar nesses 25 metros também cabo 10 mm, a queda de tensão será menor e vai carregar um pouco mais, isso se for com corrente de 32 amperes.

Caros amigos, se notaram, este tópico desvirtuou totalmente de seu título original. E dada a sua importância, não é legal que a discussão fique escondida sob um tópico desvinculado.

Assim, abri um tópico específico sobre instalações em condomínios, onde inicio com a experiência de meu prédio, obstáculos e soluções encontrados.

Convido todos a levarem esta importante discussão para este tópico abaixo:

3 curtidas

Como temos acesso a fiação que vai do relógio para o apartamento, foi viável conectar a fiação do wallbox lá.

Os disjuntores e DRs ficam na garagem, junto ao wallbox.

A principal vantagem desse método é poder vincular minha UC a outra minha que tenha energia solar.

Alguém conseguiu resposta da BYD sobre qual o procedimento correto a ser adotado? Após ler todos os comentários continuo com a dúvida se descarrego até 20% ou 10% ou 5% ou se descarrego totalmente (descarregando os últimos KW com carro na garagem e ar condicionado ligado)

Deixa para fazer com 6 meses ou 70.000 km, que teremos mais informações até lá, teoricamente ainda não precisa fazer esse procedimento, está se expondo atoa

Perdão pela pergunta:
De onde você tirou esta informação?
Se for o Dolphin Plus, o C será igual 60.5kw?

Exato, 1C = capacidade da bateria. Trabalho a 14 anos com baterias de lítio, conheço bateria LFP desde 2011.

1 curtida

Parece que esse procedimento do vídeo não é específico para as baterias LFP e sim para as baterias do elétrico da JAC.

Tem muito video com achismo e até desinformação, mesmo no video acima resumido pelo Julio, o sujeito fala coisas bem questionáveis como deixar o soc a 100% se for ficar muito tempo sem usar, totalmente contra o nosso manual.

É muita gente procurando clicks e likes, fica dificil separar o joio do trigo.

1 curtida

sigam o manual pessoal. Simples assim.
As rotinas que você usa ficam salvas nos logs e qualquer pepino eles vão passar o scanner no carro e puxar a ficha.
Como qualquer empresa vão fazer de tudo para negar garantia, logo é melhor seguir o manual.

2 curtidas

Boa tarde pessoal,
Meu Dolphin GS foi retirado dia 15/09/2023
então completará 6 meses em 15/03/2024.
Fiz contato com a Darhuj de Campinas para saber qual a porcentagem mínima para a descarga profunda e me responderam que seria de 10%.
Segue imagem da resposta no celular do pós venda.

4 curtidas

No Yuan então, q tem bateria de 60kWh, a carga do wallbox, que nunca passa de 6kWh, seria carga lenta?

Quanto mais lenta a carga melhor, mas queria entender melhor, seria porque com carga mais rapida, a bateria esquenta e a bateria não gosta de calor, portanto essa regra de carregamento lento=maior durabilidade? Se for esse o motivo, a refrigeração da bateria não resolveria essa questão!? Unico lugar que ja vi refrigeração de baterias é em EVs

Sim, é mais ou menos isso. Mas você tem que considerar que o arrefecimento é limitado, atua nas bordas (ainda mais que os blades são colados entre si), enquanto a agitação molecular (=calor) pelo carregamento de alta potência ocorre dentro das células. E se o arrefecimento é muito agressivo, cria um gradiente de temperatura nada bom para a bateria, especialmente nos pontos mais frios…

A carga rápida nem tem tanto problema, pois quando esquenta além da capacidade de refrigeração do sistema, o próprio BMS baixa a potência de entrada para evitar um sobreaquecimento.

O problema maior é que a carga rápida geralmente está associada a um alto DoD (profundidade de descarga), ou seja, a pessoa espera a bateria estar muito descarregada para efetuar a recarga. Esse é um dos motivos para ter uma garantia menor para uso comercial, pois diferente do uso residencial que usamos o carro pouco tempo em um dia e já colocamos para recarregar (baixo DoD portanto) no uso comercial geralmente o DoD é muito maior, o que pode encurtar a durabilidade da bateria. Apesar que esse “encurtar” é relativo, em um uso normal a expectativa é durar 1 milhão de km, mas já li casos de carros com LFP que só usaram carga rápida e alto DoD e a bateria estava boa mesmo depois de 300 mil km. Se achar novamente o artigo coloco aqui.

De qualquer forma, evite deixar a bateria com menos de 10%. Não sei como é a dinâmica do seu dia a dia, mas se sobrar uma brecha, aproveite pra recarregar mesmo que a bateria esteja com 50% por exemplo, não espere descarregar tudo para efetuar a recarga.

Nesse caso, sempre completar a carga até 100%?

Julio, eu sou uber. Rodo no Dolphin Plus. O que rodo diariamente são uns 180 a 230km. A bateria geralmente quando chego em casa está entre 50 a 30%. Só quando faço viagens particulares para cidades próximas, que chego com 13% de bateria.
Pelo o que entendi você falando ai, estou fazendo o uso da recarga de forma melhor possível (ainda não fiz uso de recarga rápida, só em casa com o wallbox).

Agora eu tenho uma dúvida de uma prática minha que não sei se é prejudicial a bateria.
Quando chego em casa na parte da manhã, o carro com uns 80 a 70% de bateria, as vezes até com 90% mesmo, eu boto pra da uma recarga parcial (faço isso umas 3 ou 4x, por semana). Ai quando vou sair, a bateria tem recarregado até uns 90, 97%, paro a recarga e vou trabalhar.

Essa prática de recarga parcial é prejudicial no seu entendimento?

1 curtida