Wallbox Zhida (cartão x nfc)

Boa noite a todos.

Recebi hoje o carregador para instalação. O modelo é Wi-Fi? Somente cartão? É OBRIGATÓRIO usar o cartão para carregar, e se não, como desabilita a função? Alguém conseguiu copiar a tag NFC para usar o celular como cartão?

2 curtidas

Comprei esse carregador no AliExpress indico a compra.

Também queria acessar wifi, no site do Fabricante

Parece que fala de app, mas não encontrei

Existem dois apps na AppStore, o Zeeda e o outro com nome em Chinês (se procurar por Zhida vai aparecer).

Aparentemente fazem a mesma coisa, mas o Zeeda foi desenvolvido para uso global, então está até em Português.

Mesmo assim não consegui fazer funcionar no meu wallbox, ele pede um código da estação de carregamento que deveria ficar na lateral do carregador, já tentei utilizar todos os códigos que estão lá e nenhum funciona.

1 curtida

Também tentei e não consegui

Tentei usar o app zeeda e também não consegui configurar. Queria tirar esse uso do cartão.

Bom …Alguma forma de ligar ele tera que existir, se nao for o cartão sera alguma outra chave, visto que, conectamos ele no carro e ele não esta energizado, ele só da o star t e energiza depois de ler o cartão, imagino que não ter o cartão tera que existir outra forma como um interruptor que identifique que ele realmente esta conectado ao veiculo e só libere a energia após esta constatação ao contrario isso poderá deixar ele energizado e ira eletrocutar alguem com uma carga de 220 com 32a

Pessoal, o eletricista abriu a wallbox e setou um jumper para não pedir mais o cartão NFC.

Marcelo, não é bem assim, como em qualquer tomada fêmea, os conectores metálicos não ficam expostos, e, pelos barulhos no processo, pode ser que o wallbox só libere a energia cheia quando o circuito está fechado.

O wallbox do Assaí, que deve ter 11kW (carrego a 9kW nele), é plug & play assim, basta conectar a pistola que a mágica da recarga começa.

1 curtida

Leo, o tópico mais amado deste forum mostra como fazer isso, mas é uma chavinha, não um jumper (a menos que vc considere a chavinha um jumper, eu sou old school e jumper pra mim é mais aquele cabinho :grin:).

Hj à noite, com as chuvas, a luz caiu duas vezes durante a madrugada, tive que descer duas vezes para reativar o wallbox com o cartão. De hoje não passa, vou abrir e desligar essa chavinha do nfc.

1 curtida

Fiz no meu faz umas 4 semanas, wallbox sem cartão nfc é. VIDA, fica igual aos dos shoppings plugou ele demora ali 2 segundos reconhece e libera a energia , adeus ao cartão faz 1 mês nem quero saber de voltar

1 curtida

@Marcelo.Andrade e quando despluga do carro? Não tem um risco de estar com bicos ainda energizados?

Precisa ter um cuidado extra para não ter choque?

Quando despluga desliga automaticamente caso ainda esteja carregando. Se já carregou não tem mais energia e é mais tranquilo. Choque é difícil por alguns motivos, primeiro os contatos eletricos estão bem protegidos, segundo, ele desliga a energia assim que retira, não é como uma tomada “burra” que está sempre energizada. E além disso tem circuitos de proteção tipo DR internos que detectam choques.

2 curtidas

O @julio esta corretro acontece exatamente desta forma, sem nenhum risco, em verdade ele fica exatamente igual um carregador eletrico de shopping, quando voce pluga ele aguarda 1 a 2 segundos para energizar e quando voce retira o plug imediatamente ate mesmo antes de sacar totalmente o plug ele entende que não esta conectado ao carro e corta a energia

1 curtida

Há sempre uma comunicação entre o carro e o carregador, mesmo os carregadores “burros”, portáteis, etc, tem essa comunicação, faz parte da norma. Então pode ficar tranquilo que quando retirar o plugue do carro (carregamento em AC), o carregador desenergizará o plugue imediatamente.

No plugue tipo 2, os pinos responsáveis por essa comunicação são os dois pinos de cima, mais finos. Por eles é feito o handshake entre carregador e veículo, garantindo que o início do carregamento seja feito corretamente e também o fim do carregamento, caso o plugue seja removido, além de outras informações que são trocadas baseadas na variação de amplitude e frequência do sinal. Os outros 5 pinos são responsáveis pela conexão de potência, que pode usar os 3 pinos intermediários ou os 5 pinos, dependendo se o sistema/carregador é monofásico/bifásico ou trifásico.

Em carregamento AC é possível retirar o plugue mesmo durante o carregamento sem problemas. Em carregadores DC não é possível, você precisará interromper o carregamento antes de conseguir retirar o plugue. Durante o carregamento o plugue fica travado, nem permitindo a remoção.

1 curtida