Autonomia real do DOLPHIN GS

Lembrando que chegar com 3% da bateria configura uma descarga profuna cuidado para não fazer isso com frequencia, pois ira diminuir a vida útil da bateria, onde o recomendado seria fazer uma descarga profunda a cada 70 mil km ou 6 meses de uso

1 curtida

Obrigado pela dica, na verdade cheguei a 5%, pois carreguei 2% em um ponto do pedágio…pra efeito de cálculo foram 97% para 306km carro lotado. Qual e o limite de bateria mínima para vida útil maior?

10% para baixo não é recomendado já está em um nível crítico

Certo, infelizmente nas viagens é necessário, mas poucas vezes mesmo, na cidade isso é evitável!!!

Vale lembrar que o “Fio B” é uma falácia. Se você está injetando energia fotovoltaica na rede, ela é consumida no seu bairro ou cidade. Dificilmente vai além disso. E você contribui com isso evitando que tenham que ser usadas as linhas entre cidades e estados. Então, é benéfico para o sistema nacional de trnasmissão de energia que precisa fornecer menos energia para cada localidade. Claro, se muita gente começar a gerar energia fotovoltaica, o sistema nacional de controle de distribuição dessa energia pode precisar ser aprimorado. Mas isso é obrigação deles!

Fala-se que o ideal é manter as baterias de lítio entre 20% e 80%. No dia-a-dia, rodando só na cidade, mantenho entre 30% e 70%, só pra garantir. Isso vale também para seus telefones celulares, tablets e todos os aparelhos que usam baterias de lítio. O próprio Elon Musk afirmou que as baterias de seus carros devem durar mais de 1 milhão de quilômetros caso seja mantida a carga dentro dessa faixa de 20 a 80%. Além disso, em tese, quanto menor a corrente de carga, melhor. Sempre que posso, uso aproximadamente 1 kW no meu carregador portátil que permite esse ajuste (110V a 10 A). Mas, claro, depende de quanto vou ter que usar no dia. Quando vou viajar 100 km, carrego 80%, por precaução (200 km ida e volta mais algum deslocamento na outra cidade). Se um dia for fazer uma viagem longa, com certeza vou carregar 100%. O meu carro é um Dolphin Plus (60,5 kWh).

1 curtida

Surak já tivemos a discussão deste tema aqui no forum, seu relato sim é válido para baterias de lítio, mas não para as baterias com células LFP (lítio-ferro-fosfato) que é o caso do BYD Dolphin, as baterias com células LFP (lítio-ferro-fosfato), são uma evolução das baterias de lítio, e podem ser mantidas a 100% claro que seguindo as recomendaçoes descritas no manual

6 curtidas

Oi, Marcelo! Agradeço pela informação! Confesso que não sabia que alguns fabricantes recomendam a recarga a 100%. Vi isso no manual do Dolphin e fiquei desconfiado se não foi escrito por um estagiário desatualizado (já vi isso acontecer com alguns aparelhos). Graças à sua informação, fui pesquisar o assunto e entendi um pouco melhor. As baterias de lítio NMC aguentavam meros 1000 a 2300 ciclos de recarga. Já as lítio LFP aguentam pelo menos 3000 ciclos em condições normais. Graças a essa vida estendida, os fabricantes puderam recomendar a recarga a 100% para poder alardear uma autonomia maior para seus carros, para os defensores de carros a combustão não ficarem dizendo que a autonomia era menor no dia-a-dia. Claro, é muito mais prático carregar 100% e ficar dias rodando. Ainda assim, só pra garantir, vou manter minha carga a baixa amperagem, ao longo de algumas horas do dia, sem deixar passar de 80% e tomando o cuidado de não deixar cair abaixo de 20%. Não me importo se minha bateria durar bem mais de 8 anos! :slight_smile:

4 curtidas

Moro numa altitude de 1450 metros e desço todos os dias 25 quilômetros para o centro da cidade + ou - 750 metros abaixo. Nesse percurso meu consumo é praticamente Zero KW. saio de casa e chego no centro com o mesmo percentual de bateria disponível.
Obviamente que no retorno , na subida, isso é compensado. No entanto, acredito que na média estou chegando perto de 405 km de autonomia. Ainda não fiz uma medição mais apurada. Mas achei interessante compartilhar esta informação.

4 curtidas

@Surak , a química da LFP é diferente. Você deve recarregar 100% sempre que possível ou pelo menos uma vez por semana. Se carregar 80% você vai degradar mais a bateria… Até o tio Musk recomenda isso para os Tesla com LFP.

5 curtidas

Isso que eu li também que carregar a 80% é mais prejudicial, lembrando está recomendação também está escrita no manual do veiculo

3 curtidas

Fiz uma viagem de aproximadamente 970km… usei dois app para planejamento , PlugShare e o ABRP planear… esse foi meu consumo …

4 curtidas

Oi, pessoal! Agradeço pela paciência com o novato, aqui, considerando que já discutiram em outro tópico, infelizmente não tinha visto. Gostaria de dizer que discordo parcialmente. Dei uma estudada e não observei nenhum paper ou fonte que diga que carregar apenas até 80% seja prejudicial no caso de LFP, pelo contrário. A Tesla e outros fabricantes recomendam a carga até 100% de vez em quando por 2 razões a meu ver: 1) A durabilidade da LFP é muito maior que a NMC então não é tão problemático carregar a 100%; 2) O algoritmo de controle de carga vai estar mais bem calibrado e exibir uma estimativa de carga e autonomia melhores. Para a tecnologia LFP, o fator mais relevante para uma vida longa é o DoD - Depth of Discharge ou algo como Profundidade de Descarga. Quanto mais você descarregar a LFP sem recarregar, maior a perda de vida útil. Tanto que chegam a recomendar que se recarregue todo dia a 100% para ter menor DoD e ter carga para uma viagem inesperada. Isso não significa que não se aplique a vantagem de manter as células próximas de 3.1 e 3.3V. Ainda são baterias de lítio. Outro ponto ainda mais relevante é a temperatura. Temperaturas altas degradam fortemente a LFP, então evitemos cargas rápidas. Eu estou indo no extremo de carregar muito lentamente sempre que posso, mas pode ser um pouco de exagero. Provavelmente carregar a 3.5 ou 7kW está aceitável. Frio extremo também é ruim, mas não temos aqui no Brasil. Outro ponto importante segundo um site que pesquisei é não armazenar a bateria carregada a 100% por muito tempo, interessante notar que o manual da BYD fala em descarregar a bateria usando o ar-condicionado se for armazenar o carro por muito tempo. Em resumo: carregar a 100% de vez em quando (antes de fazer uma viagem, por exemplo me parece uma boa) para calibrar o controlador de carga, mas manter entre 20 e 80% no dia a dia; Recarregar com frequência para evitar DoD maior e carregar lentamente sempre que possível. Lembrando que é melhor dar cargas curtas todo dia até 100% do que deixar descarregar muito. Mas é apenas minha opinião, baseado no que pesquisei. Segue um site para referência: The Lifespan of LiFePO4 Batteries: A Comprehensive Guide

7 curtidas

Excelente! Parabéns pela coragem de encarar essa viagem com 4 adultos e uma criança e obrigado por compartilhar.
Como foi em cada um desses locais? Quais foram pagos? E as velocidades de carregamento?
Teve alguma dificuldade em algum lugar? Planejou tudo pelo Plugshare? Levou carregador portátil para o caso de uma emergência? Perdão pela bateria de perguntas, hehe

Achei bem tranquilo … a média de carregamento foi de 40 a 50min … com carregador CCS, o planejamento diz usando o PlugShare e o ABRP…
no estado de Sp os carregadores a maioria dos pontos CCS. Em uberaba somente que não tinha está carregador, onde fiquei um tempo maior para dar uma carga… quanto aos pagamentos … teve somente dois que precisei pagar … outros todos nao … meu gasto de ida ficou em torno de R$ 65.
Está tudo anotado na planilha … tempos condução, distância percorrida e valores pagos …

Tenho carregador portátil pois em caldas novas não tem carregamento… pedi no hotel permissão para usar o ponto … média de velocidade foi da via em média … 100 e 110 .

Achei este vídeo aqui de outro modelo atual da BYD e explica bem a diferença das baterias.

Além disso, acho que é seguir o MANUAL

2 curtidas

@Surak as baterias dos carros têm um BMS que controla a temperatura (um dos usos da bomba de calor do Dolphin), voltagem, corrente de carga e descarrega, balanceamento entre células etc. Se o fabricante recomenda carga de 100%, provavelmente algum dos 80 mil engenheiros da BYD já pesquisou sobre isso e ajustou o hardware/software… Mas blz, independente desses detalhes, se a bateria do meu Dolphin durar “apenas” 3000 ciclos, vou ter bateria para 25 anos… :slight_smile:

1 curtida

Oi, Julio, concordo com você se considerarmos a definição de DoD como sendo DoD = 100% - SoC, onde SoC é o State of the Charge, o percentual em relação à carga completa. O problema é que DoD também pode ser definido como “the maximum fraction or percentage of a battery’s capacity (given in Ah) which is removed from the charged battery on a regular basis” ou seja, o termo é usado por uns ou outros engenheiros com ambos os significados, o que gera confusão. Pensando do ponto de vista químico, não vejo motivo para a carga até 80% ser prejudicial, muito pelo contrário, mas posso não ter encontrado alguma informação neste sentido. Mas a questão que você falou sobre a vida da bateria, 3000 ciclos, para um motorista de aplicativo que recarrega todo dia, dariam aproximadamente… 8 anos! Coincidência ou não é o prazo de garantia que BYD dá pra bateria! Então toda esta discussão não importaria pra um usuário comum que, como você bem disse teria bateria para aproximadamente 25 anos com 3000 ciclos. E é justamente por isso que se pode falar para os usuários carregaram 100%. Agora, como faz pra calcular esse SoC de 100%? Já que você falou na BMS, vale lembrar que ela usa o método da integração de corrente (ou contagem de Coulomb) em conjunto ou não com outros métodos. O problema é que esse método gera uma margem de erro com o tempo que precisa justamente de uma carga completa (a 100%) para servir de referência. Justamente um ótimo motivo para se carregar a 100% de vez em quando! Por que estou me preocupando em manter cargas a baixa corrente evitando SoC muito alto ou muito baixo (a regrinha dos 20 a 80% que pode ser de 30 a 70%, depende da conveniência para cada usuário)? Simples, porque em 3000 ciclos, a bateria não vai mais ter 100% de autonomia da nova, mas uns 80% apenas. E eu estou apostando em conseguir manter a minha perto dos 100%… Compensa o trabalho? Provavelmente não, é muito mais prático carregar a 100% e rodar a semana toda, mas francamente, não me importo de plugar e desplugar todo dia. Já faço isso com meu celular, mesmo! Aí é de cada um. Agradeço muito pelas observações!

4 curtidas

Só completando pq manter 80% é prejudicial, os processos químicos são muito complexos e as baterias tem um perfil de carga e descarga que são extensivamente testadas.

"Proper charging is critical to the performance and lifespan of your LiFePO4 battery. LiFePO4 batteries require a specific charging profile, which can vary depending on the manufacturer and the specific battery model. It’s important to use a charger that is designed for LiFePO4 batteries and follow the manufacturer’s recommended charging instructions.

Overcharging or undercharging your battery can significantly reduce its lifespan and performance."

Fonte:A Comprehensive Guide to Maintaining and Extending the Life of Your LiFePO4 Battery

E falando de DoD, este representa um papel crucial na longevidade da bateria. Isso explica a recomendação de manter 100% carregada sempre que possível.

2 curtidas

A química em si é relativamente simples, sério, não é muito mais do que uma equação estequiométrica reversível, conforme aprendemos no ensino fundamental… a estrutura de manufatura é que é uma incerteza. Também os fabricantes não vão divulgar eventuais dopantes adicionados. Então ficamos na mão deles. Note também que “proper charging” usando uma “charging profile” é gerenciada pela BMS, no caso do Dolphin (porque o site se refere a todo tipo de aplicação). Com relação ao DoD é exatamente o que eu disse em uma resposta anterior, é o segundo fator mais importante depois da temperatura. E lembre-se de que há mais de uma definição de DoD, como eu disse na resposta anterior. Mas pelo que sei de química e física, vou apostar em carregar 100% só de vez em quando, para recalibrar o BMS. Daqui 8 anos a gente vai saber se foi uma boa aposta ou estupidez de minha parte. Enquanto isso, tento descobrir como falar com algum engenheiro da BYD… Receio que respostas do SAC deles não vão sanar nossa dúvida técnica com o devido nível de detalhes… Valeu pela troca de idéias!

2 curtidas