Autonomia real do DOLPHIN GS

Estranhei a reportagem, pois lista Dolphin GS e Ora GT e não inclui o Plus nem o Skin.

O Plus tem 42,1 / 36, 8 km/l, ficaria ali no bloco do meio junto com o Ora GT.

O Skin surpreendeu (para baixo) tem eficiência levemente pior que a do GT, apesar de ser um carro com bateria menor e portanto menor peso.

O link abaixo leva para o pdf com a lista completa do Inmetro.

https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileiro-de-etiquetagem/tabelas-de-eficiencia-energetica/veiculos-automotivos-pbe-veicular/pbe-veicular-2023.pdf/@@download/file

Na reportagem eles dizem que se tivesse modelos diferentes com medidas diferentes, eles iriam incluir os que fossem de menor valor, por isso o Plus e o GT nao entraram.

É verdade. Mas quem não entrou foi o Skin, que consegue ficar abaixo do GT, vai entender.

Critério bem questionável esse de exibir só um modelo. Considerando que Plus e Skin vendem muito mais que todos os outros, deveriam estar na lista.

Pelo que percebi andando no plano, sem muitas aceleradas e freadas posso dizer que a 90km/h gasta uns 12kw, 100km/h → 14kw, 110km/h → 16kw.

Aqui em Brasília, mantendo média de 80 sem para e anda, para e anda, meu carro chegou a marcar 7.8kw/100km.

O grande lance que faz gastar, como todo mundo sabe das aulas de física q tivemos, eh a retirada da inércia.

Eu acelero sempre muitoooo sutilmente e vou deixando o carro ganhar velocidade.

Reparem o medidor instantâneo de gasto de energia. Qualquer aceleradinha saindo com o carro parado, ela chega facilmente em 40kw, 50kw.

Tentem ao máximo controlar o acelerador para ficar na casa dos 20kw… O carro vai desenvolver velocidade, só vai demorar um pouco mais. So com isso, tenho ctz que vão ganhar mais autonomia.

Outro ponto eh: deixem o carro rolar… Está andando e viu um sinal fechado, uma faixa de pedestre, ou algo em que tenha q parar ou diminuir, dose a aceleração de forma q acelere o meios possível, o consumo vai ficar perto de 0, quando não regenerar… Deixem o carro rolar o máximo possível…

Cada pouquinho que consigam regeneração, juntando toda a regeneração daquela carga, no fim vc pode extrair 2%, 3% para mais autonomia. Isso pode te dar 20km, 30km a mais numa carga.

No início, meu carro era uma draga de energia. Aí fui aprendendo, aprendendo… Consigo deixar minha média dos últimos 50km entre 9kw e 10kw pra cada 100km. Acho q está numa excelente média.

1 curtida

Apofundando um pouco mais, Lembro de uma aula de física em que o professor perguntou em qual situação se gastaria mais energia pra subir uma determinada altura, se era de escada ou em uma rampa com uma subida mais leve. Resumindo, ele disse que se gastaria a mesma quantidade de energia pois o trabalho(subir até uma certa altura) é o mesmo, a diferença é que na escada a energia é gasta mais rapidamente do que subindo lentamente pela rampa. Mas esse exemplo dele provavelmente era em um sistema ideal(sem perdas).

Acredito que boa parte do fato de que em acelerações mais suaves o consumo seja menor, esteja relacionado a perdas do sistema relacionado a eficiência menor pra acelerar o carro mais rapidamente.

O lance de ser mais suave, é que vamos utilizar apenas o máximo da energia necessária… Eu, particularmente, vejo como desperdício dar aquele pico de queima e acabar desperdiçando energia sem a devida necessidade.

Enxergo algo nessa mentalidade: não preciso usar 20kw por 10 segundos, quando posso utilizar 5kw e produzir o mesmo efeito, e sim, estaria economizando.

Pelo menos com essa forma de conduzir, meu consumo fica entre 9 e 10…

Minha mulher pega o carro no mesmo horário, mesmo trajeto e sobe pra 12+! kkakakakakakak

ela afunda o pé e o carro que lute… rsrsrrs

1 curtida

Meu Dolphin GS, com pouco mais de 10000 km, saiu com 100% de bateria do posto Campeão 28 (Rodovia dos Bandeirantes) e, após de 235km, chegou com 6% de bateria no Posto Rabi Ibaté.
Viajando a noite, com ar condicionado ligado, em 2 adultos, modo Sport, regeneração Standard, fiquei nessa configuração enquanto a bateria estava acima de 10%, após cair desse patamar mudei para sem ar condicionado, modo Eco e regeneração Large.
Sempre na máxima velocidade permitida (incluindo o limite de erro do radar).
Sendo 2/5 do trajeto a 125km/h outros 2/5 do trajeto a 115km/h e 1/5 a 90km/h. Perfil do relevo majoritariamente plano, com algumas subidas de serras de até 2km , sempre mantendo a máxima velocidade permitida.
Estimativa de alcance se rodasse 100% da bateria ficou em 250km.
Na carga rápida neste posto marcou meu record, indicando no painel do carro 63.6 KW.

A viagem toda foi de 1200km. Único percalço foi ter esperar para recarregar tanto no posto Shell da Marginal Tietê (eu seria o 5o carro) como no posto Campeão 28 (onde aguardei 30min até poder usar uma das 2 posições, sem poder usar o carga lenta nesse intervalo, pois estava inoperante).

No uso urbano, em Caraguatatuba (onde mais da metade rodada é em estrada) ele fica próximo de 10 kw / 100 km , usando modo Eco e regeneração Large

1 curtida

Curiosidade: na descida da serra da Rodovia Tamoios ele ganha mais de 3% de carga com a regeneração.
Além de não desgastar quase nada de discos e pastilhas de freio.

É como se um carro a gasolina terminasse a descida com 1L a mais de gasolina no tanque do que quando começou!

1 curtida

1 curtida

Mais dados para análises…

Andando desde a última recarga a 100%. Só no sapatinho… Depois vou postar outra foto da continuidade dessa média e ver até onde poderia chegar.

3 curtidas

Sapatinho mesmo hein

como diriam em MG… “só relando o pé”

2 curtidas

Atualizando…

1 curtida

Olhei os Volvo só para ter uma noção já que eles puxaram a fila dos carros eletricos no Brasil e eles tomaram um espanco.

Quanto menor melhor:
Dolphin GS 0,42
Dolphin Plus: 0,51
XC40: 0,73
C40: 0,76

1 curtida

Galera, pra finalizar o teste de autonomia…
Fui até uma margem segura.

Quando chegou em 10% eu mudei pra standard, pra o carro rolar o máximo possível, mais livre.

Mas fiz esses 401km rodando com ar ligado full time, larger/eco.

6 curtidas

Meu patrão, qual velocidade você andou mais ou menos nesses trechos? Tem ideia?

E qual o local de partida e destino? SP - caldas novas?

Boa tarde Rafael , tambem sou de Fortaleza e estou com dois orçamentos para a instalaçao do Wallbox em meu Condominio.Pelo que entendi voce está no mesmo processo? Poderiamos trocar ideia a respeiro. Meu fone/whats …988.010999 Edgard

Fala galera.

Eu estou a pouco mais de 2 meses com o meu Dolphin GS, e trabalho com ele na Uber, aqui em sp, todo dia eu sempre marco o km.

E confesso que estou assustado com a autonomia, seguindo algumas dicas aqui, eu sempre rodei com ele no modo ECO e com a regeneracao na Large.

E nao consigo fazer 250km com ele.

Todo dia, preciso fazer uma recarga nele.

Ai tenho algumas duvidas…

Carregar sempre com carregador rapido pode zoar a bateria? (Meu condominio tem vaga rotativa e nao deixou instalar o wallbox, mas como moro perto de um eletroposto, isso nao foi um problema pra mim)

O fato de trabalhar durante o dia, aonde aqui em sp esta fazendo um calor absurdo, pode afetar o consumo?

Usar a regeneração Standart deixa o carro mais solto, isso nao ajudaria a melhorar a media?

Faz o teste, coloca no modo ECO, coloca a regeneração em LARGER, e vai na central multimídia puxa de cima pra baixo, em CONTROLO DO VEÍCULO, Energia, intensidade da regeneração, ALTO. Coloca o ar-condicionado no automático. São orientações que ajudam a economizar energia também.
*Modo ECO;
*Regeneração painel volante Larger;
*Regeneração central multimídia Alta;
*Ar condicionado automático;
*Viajar no cruzeiro;
*Viajar abaixo de 110km/h, preferencialmente em 100kmh