Autonomia real do DOLPHIN GS

@LucianoBucci Para reduzir o consumo tem que acelerar o menos possível e frear o menos possível. A regeneração tem perdas, então quanto menos usar melhor.

Mas tem algo errado, sua média está muito baixa, acho que nunca cheguei a fazer tão pouco, 250 km com uma carga completa. Quantos km você roda em um dia e quanto baixa de bateria?

Rodo em media uns 200km por dia, e baixa uns 70%

No outro dia, eu rodo mais uns 50 e ele vai pra 15…10%

Roda na cidade ou pega estrada? Qual região de sp?

Somente cidade de sp, zona sul e centro, muito dificil ir pra outras regiões

Colocar o ar condicionado em modo econômico ao invés de conforto também pode ajudar. E não usar temperaturas muito baixas, tipo 19 e 20. Geralmente uso 22 e 23, mas Brasília está com clima ameno então é tranquilo usar essas temperaturas.

Em quantas horas você faz esses 200km? E qual configuração voce deixa seu ar ligado? São Paulo normalmente tem muito transito, com o calor que esta fazendo, o sistema de refrigeração da bateria liga bastante. Ontem o sensor do painel estava marcando 35°C e o marcador de temperatura dos pneus estava em 49°C(meu é o Plus). Como a bateria fica proxima do solo, o calor do asfalto afeta a temperatura dela, precisando acionar a refrigeração. E pelo fato da velocidade média em SP ser muito baixa, isso afeta a autonomia.

Exemplo: seria o equivalente a deixar um carro a combustão ligado, com o ar ligado, mas ele parado na sua garagem. Esta consumindo combustível, mas não esta andando, entao afeta a autonomia.

Como disseram acima sobre usar a regeneração standard. A regeneração mais alta é mais recomendada pra comodidade em declives, como a regeneração não recupera 100% do que você gastou na aceleração, quanto mais o carro “deslizar” sozinho melhor, com ele “travado” na regeneração alta, voce vai precisar acelerar mais pra recuperar a velocidade. A menos que você seja muito bom no one pedal drive, melhor deixar no standard e quando quiser aumentar a regeneração, apenas pise de leve no freio, ele vai aumentar a frenagem por meio da regeneração primeiro antes de acionar os discos.

1 curtida

375 cidade
350 misto

Até 10%

Eu tbm tenho um Dolphin GS. Aqui na minha cidade eu consegui fazer 270km com carga completa. Muito abaixo do que dizem fazer em outras cidades. Moro em Teresina-PI e aqui faz 35° de 10h até 19h. Acredito que o calor é o maior motivo para baixa autonomia. Mesmo que faça todos os testes tentando autonomia melhor, o calor vai drenar a bateria mais rapidamente.

Sim, também acredito que o calor é um grande vilão da autonomia (o maior é o pé do motorista), a semana que é mais quente aqui na minha cidade a autonomia cai consideravelmente, dirigindo do mesmo jeito e configuração do ar igual. O que faz sentido, pois o ar condicionado precisa trabalhar mais para refrigerar a cabine e as baterias.

1 curtida

eu ando em ciclo urbano, ar condicionado sempre ligado na opçáo economica, 4 pessoas no carro, estou com 1300km rodados, e minha autonomia pra uma bateria não passa de 250km, byd dolphin diamond, ando com o pé bem leve, pois ainda não atingi os 2000km, evito arrancadas bruscas, ando em baixa velocidade, e não consigo uma autoniomia satisfatória, tenho acompanhado, fotografado o painel e o meu contador de consumo do carregador, zero o trip A toda vez que carrego, mas pelas minhas contas meu consumo fica proximo dos 18kw/100km mesmo no painel mostrando entre 14 a 16

Qual a temperatura? Deixa o carro no Sol? Muitos morros? Regeneração no standard ou large? Qual velocidade média?

Com meu GS no ciclo urbano em SP faço 12 kWh/100km facilmente. Se for bem suave chega a 10 kWh/100km.

Para ter uma noção se é o ar condicionado ou o sistema de refrigeração da bateria que está consumindo muito, dá uma olhada no consumo instantâneo (lado esquerdo do painel atrás do volante) quando o carro está parado. Normalmente fica abaixo de 1 kW.

Vc pode instalar um plug OBD2 (tem um tópico sobre isso) e ver mais precisamente o consumo e temperatura da bateria, para ajudar a identificar o vilão dessa história.

Estou com Dolphin GS a dois meses com 3700km rodados até o momento, percorro diariamente 50km em trânsito misto, maior parte em rodovias com velocidades entre 100 a 110km/h sempre tentando segurar o pé, com ar ligado tempo todo com temperatura em 23°C e com a velocidade do ventilador em 3, média geral de consumo indicado pelo carro é 12,5kwh/100km, mas na prática só estou conseguindo ficar dentro da autonomia do INMETRO de 291KM.

o carro durante o dia fica no sol, sem morro no trajeto, regeneração no large, velocidade média de 40km/h e máxima não chega a 80km/h
no meu painel o consumo fica em 1kw, uma unica vez vi a 3kw em um dia bem quente e com o ar no máximo, mas geralmente fica em 1kw

eu até hoje não consegui nem chegar nessa autonomia, e eu seguro muito o pé, principalmente por ainda não ter atingido os 2000km

@dbcorrea já comentamos em outro tópico, é meio contra intuitivo, mas experimenta deixar a regeneração no Standard.

No Large ele segura muito e tem que ficar acelerando toda hora. E você só recupera 70% do gastou para acelerar pois a regeneração tem muitas perdas. Deixa o carro rolar o máximo, suave no acelerador.

Avisa se melhorar alguma coisa na autonomia fazendo isso.

vou seguir essa dica, obrigado!

Muito legal esse tópico. Resolvi fazer meu próprio teste.
Fui de Sorocaba para Indaiatuba zerei qdo entrei na estrada e parei quando saí. Somente o trecho da estrada mesmo
Fui a 90km/h no piloto automático.
Gastou 11kw/100km, o q daria uma autonomia de uns 400km, como diz o painel do carro.
Na volta, voltei como se não houvesse amanhã.
Resultado, gastou 20kw/100km. Autonomia de uns 230 km.
Já fui em outro trecho a 120 pelo piloto automático, gastou 18. Autonomia de uns 250
Ou seja, bate com o relato da maioria de vocês mesmo.
Porém o que me chamou a atenção é o gráfico de consumo e a média de consumo nos últimos 50km. Ele não zera a conta, apenas o gráfico.
Qdo zerei, na ida, meu consumo estava em 15. E cravei 90km/h no piloto automático. Sumiu do painel e em instantes apareceu de novo os mesmos 15. E foi diminuindo lentamente até chegar em 11 aos 50km percorrido. E não saiu mais dos 11.
Na volta foi a mesma coisa, zerei e pisei fundo. Em instantes apareceu o 11 de novo… e foi subindo até chegar em 20, qdo bateu os 50 km.


IMG_6301

IMG_6298

2 curtidas

Me ensiram na entrega do veiculo que deveria sempre deixar no standard e sport ,pois o rendimento seria bem melhor que no modo eco/ large. É bom fazer o teste. E que não vicia a bateria carregar estando ainda com carga .

Boa noite a todos. Estou planejando uma viagem de anapolis(GO) a sao paulo. Tem um trecho entre uberlandia e ribeirao preto aprox 270km alguem ja fez esse trajeto? Sera que consigo chegar com velocidade reduzida?

Acho que houve uma confusão no entendimento com a pessoa do concessionária, no modo Standard e Sport a “PERFORMANCE” sera melhor visto que você ira exigir mais do motor eletrico e bateria, com isso, ira consumir mais energia, mas por outro lado o carro tera uma resposta mais rapida, consumindo mais energia, já no modo LARGE e ECO voce terá uma performance inferior, o carro tera uma saida mais lenta exigira menos do motor eletrico e baterias, com isso, você tera um menor consumo de energia economizando bateria