Bugs na central multimídia

Pessoal,

Vou listar alguns “bugs” que ocorrem no uso do carro e da central multimídia e que me incomodam bastante. Não sei se isso ocorre com alguém. As versões estão atualizadas (2310 da multimídia e V1.0 do carro - Dolphin GS).

  1. Modo auto (dia/noite) não muda automaticamente para o painel de instrumentos. Por exemplo, de dia, fica a tela grande clara e o painel escuro. E à noite ao contrário. Não é sempre que acontece isso.

  2. Som do AVAS não funciona, não importa se ativado ou desativado.

  3. Gráfico de energia, com leituras incorretas. Não registra os valores negativos quando o carro está regenerando, somente os positivos. Até onde percebi isso prejudica apenas a consulta ao próprio histórico de consumo, sendo que o consumo médio parece correto. (criei outro tópico sobre isso há algum tempo)

Na CSS disseram que não podem fazer nada, teria que esperar uma atualização. Achei estranho isso.

Fiz o reset, segurando o botão de volume mas não resolveu.

Estou pensando em restaurar aos padrões de fabrica (hard reset) e caso não resolva, até fazer o downgrade/upgrade em último caso.

Alguém vivenciou algo semelhante ou tem dicas?

No caso do som do AVAS, já tentou alterar o som configurado nas configurações do veiculo ? Pois há opção de desativar o som pelas configurações.

Notei com relação ao painel de instrumentos, por várias vezes os faróis acendem (pois ficam na posição automático) a central multimídia diminui o brilho, mas o painel de instrumentos continua “claro”. De vez em quando o painel fica normal, com a configuração escura. Mas isso me incomoda demais, principalmente ao pegar a estrada, onde não tem poste de iluminação pública.


Fica assim várias vezes, o que é terrivel.

Deveria ficar como abaixo:

Já tentei, não altera em nada.

O meu fica exatamente assim, é aleatório.
De dia, ficar com o modo escuro nem incomoda tanto. O pior é a noite com o painel de instrumentos claro.
Vc poderia postar uma foto do gráfico da energia?

Mesma coisa, esse gráfico é inútil!

Exatamente igual ao meu.
Já vi esse gráfico em outros carros e estava normal.
A versão da sua multimidia é 2310?

Quanto ao som do AVAS, existe um mute que fica naqueles atalhos arrastando a tela para baixo, tenta verificar se não é isso.

Tenho um GS também.

  1. Deixo sempre em um modo (dia ou noite) por um mês e depois alterno. Isso é para evitar o efeito burn-in.
    Display Painel de instrumentos com Burn-in

  2. O som do AVAS funciona (é bem chato) e pode ser desabilitado no painel.

  3. O gráfico é de consumo e não de energia, por isso não tem valores negativos.

A minha é 2307. Carro tirado em agosto de 2023 e nunca chegou nenhuma atualização OTA.

Oi Júlio, consumo negativo também existe, e inclusive é utilizado para o cálculo do consumo do carro. O próprio gráfico tem espaço para os valores negativos, sendo que o “0” não está na base do gráfico. É bug mesmo, ou no caso de um desenvolvedor da BYD que diria que é uma “feature”.

@Rogerio_B não é bug, o gráfico está correto. O consumo não é como a energia, que varia facilmente entre positivo e negativo.

@julio só falta uma coisa pra concordar com vc. Porque ele dá essas picos até/acima de 60 se em nenhum momento da minha condução piso fundo o suficiente pra o motor consumir 60 kW?

Na minha opinião, se esse gráfico marcasse a potência consumida/regenerada (positivo/negativo) seria perfeito. Desse jeito é inútil.

@limafabioh já comentei isso em outro tópico, esse gráfico tem um resolução muito baixa, então mesmo pequenos picos de consumo ficam agupados e geram linhas verticais. Lembre-se que é o consumo (energia / distância), então pode ter um consumo alto se por exemplo gastar muita energia em uma distância pequena (denominador pequeno gera um valor grande).

E sim, concordo, esse gráfico é inútil, nunca usei. Poderiam ter colocado gráficos e informações muito melhores. Mas errado o gráfico não está :slight_smile:

@julio como é feito o cálculo do consumo médio, que inclusive é apresentado no topo do gráfico?

@Rogerio_B uma média móvel do consumo nos últimos 50km. Não sei qual a unidade mínima que a BYD usa para o consumo (se é por metro, decâmetro, hectômetro ou quilometro).

Pessoal, sem querer me estender mais nesse assunto já que foi bastante explorado, mas só pra ilustrar o que acho que deveria ser.

O gráfico do Dolphin Mini com os valores negativos e positivos:

@limafabioh pode ter valor negativo, mas é muito mais difícil, você teria que estar descendo uma serra ou ladeira grande. Repare que os valores negativos estão próximos do zero. Não é tão imediato como um gráfico de energia.

De qualquer forma, só para tirar a dúvida, no domingo vou pegar uma descida de serra e verificar se o gráfico do GS apresenta valores abaixo de zero. Pode ser que nessa versão do software eles não plotam valores negativos, limitando a zero (o que seria errado). Não vai servir para nada, só indicaria que esse gráfico é mais inútil ainda…

2 curtidas

Corrigindo o que eu disse: O gráfico está completamente errado. Fiz uma descida de serra agora, e não só o gráfico não colocou nenhum valor negativo, como também colocou uns picos de gasto justamente no trecho de descida que só regenerou, nem encostei no acelerador.

Gráfico bugado e inútil.

PS.: Pessoal que tem Plus atualizado, o gráfico continua na mesma ou já foi corrigido como no Mini?

1 curtida