Mercado me refiro a todos, incluindo montadoras e clientes.
Todos com os mesmos incentivos/impostos e ganha quem oferecer melhor produto em relação custo/benefício. Se a montadora recebe incentivo e não repassa, cabe aos clientes não comprar e buscar outro.
O famigerado “Se o produto tá caro, não compra…”…
A carta-resposta da BYD é tão assertiva e interessante que merece ser reproduzida aqui para sua leitura:
"Dizem que o futuro chega de repente. Mas, às vezes, o que chega de repente é o e-mail. O da vez foi uma carta enviada por 4 das maiores montadoras brasileiras ao presidente da República, implorando para ele abortar a inovação. É isso mesmo: pedem, com todas as letras, que o governo impeça a redução temporária dos impostos para quem ousa oferecer carros melhores por um preço mais justo.
Assinada por representantes da Toyota, Stellantis, Volkswagen e General Motors, a carta tem
o tom dramático de quem acaba de ver um meteoro no céu. O problema não é o meteoro,
claro. O problema é que ele está sendo bem recebido pelos consumidores — aqueles
mesmos que, por décadas, foram obrigados a pagar caro por tecnologia velha e design
preguiçoso.
Agora, chega uma empresa chinesa que acelera fábrica, baixa preço e coloca carro elétrico na garagem da classe média, e os dinossauros surtam. Não foi por acaso que uma concorrente reduziu o valor de um modelo elétrico em mais de 100 mil reais depois da chegada da BYD. Por que antes custava tanto?
A carta fala em “concorrência desleal”. Porque nada é mais desleal do que alguém jogar o
jogo — e ganhar. Nada mais injusto do que montar um carro no Brasil sob o regime autorizado pelo governo, com data marcada para nacionalizar a produção, e ainda assim entregar um produto que as “locais” não conseguem nem sonhar em oferecer."
Esse carro que baixou 100mil quando o BYD chegou foi o Mini elétrico, lembram?
Foi o Peugeot 2008 elétrico, que custava 259k e e passou a custar 159k…
Amo meu BYD e torço cada vez mais por uma gama gigantesca de marcas aqui. Mas existe sim um argumento geo-politico nesta briga (é óbvio que a byd iria responder de forma pro grande público apoiar a mesma). É simplista afirmar que empresas sólidas e com anos de busca por diminuir custos e melhorar os produtos estavam simplesmente se aproveitando de consumidores burros.
As margens de produção e comercialização de veículos não são bizarras. Pelo contrário, é uma indústria que sofre no mundo todo (compare com outras indústrias de base tecnológica).
Existe sim (basta buscar pelos termos subsídios fiscais china produção de veículos) um planejamento estratégico do governo chinês em impulsionar suas empresas de veículos. E tá tudo bem. Regra do jogo um país usar de suas ferramentas fiscais para impulsionar as indústrias que ele quiser (Brasil deveria aprender mais). E também, regra do jogo as demais buscarem equalizar o jogo.
Em geral nós, consumidores, ganhamos. Quando existe uma briga (concorrência) que mescla estratégia de países e empresas em aumentar representatividade na produção de um bem.
Tem razão, fui verificar e o Mini Cooper elétrico baixou “só” 85k, de 285k para 199k…
Aconteceu forte com minha esposa, ela já dava uma enjoada quando andava de carona no carro a combustão, mas fica mal demais andando no meu elétrico.
Ela tava quase indo no médico, mas agora vendo essa notícia até ficou mais tranquila kkkk
Foi só com ela que aconteceu isso, então deve ser algo bem seletivo
A lista é grande. A BYD mesmo lançou o Yuan Plus a 279 e depois baixou até 235. Megane E-Tech também, lançado a 279 e baixou pra 199. Isso não não falar dos café com leite Kwid e iCar…
Coluna interessante, apesar de não citar diretamente a BYD, achei que valia compartilhar aqui. Ainda, de qualquer forma, os carros elétricos mais baratos citados são sim, os Dolphins…
Balde de água fria…
BYD desiste de lançar versão híbrida do Seal e SUV cupê elétrico no Brasil | Quatro Rodas.
Acho que foi a melhor escolha.
Hibridos é so o pior e maior caminho para a eletrificação total pq mantem todos os custos elevados de manutenção de um ICE e no fim das contas acaba frustrando parte dos clientes que por usarem o hibrido sem recarregar em casa não aproveita o potencial do veiculo e acaba tendo um carro com menor performance e tao poluidor quanto.
Acho que em alguns anos veremos os problemas destes motores a combustão dos híbridos pipocando como a maior reclamação de proprietários. Espero estar enganado, mas é o que me parece logico.
O problema é que enquanto desistem de ter um SUV Eletrico de verdade estão dando espaço para a concorrência.
Yuan não é carro para ganhar de ninguém. O Yuan Plus e o Pro não fazem sentido se olhar o custo / benefício e porte desses carros vs outros da própria BYD.
Eu mesmo desisti de esperar um SUV 100% eletrico da BYD e estou olhando outra marca.
Acho a BYD bem perdida no line up.
Eu me interessaria no song plus elétrico, mas não o pró. Yuan faltou ter um inversor para ter a tomada convencional na cabine. Acho que o balanço entre tamanho de bateria e potência poderia ser melhor para ter mais autonomia.
Eu tive só um episódio durante um ano de uso particular, uma senhora de idade em trajeto rodoviário, uso Dolphin GS e em modo sport me incomoda na cidade. Eu deixo ligado na cidade modo lama e em rodovia em eco se estiver livre. Tenho episódios, na época de combustão, de ficar como carona e dependendo da forma de dirigir eu preciso ficar olhando para o horizonte como se rave também estivesse dirigindo…
Song Plus sobrevive ileso a raios, como se nada tivesse acontecido. Isso é o que eu chamo de carga rápida.
Gozado, pelas casas atrás dá a impressão que ele estava no Condado dos Hobbits e tomou um raio do Olho de Sauron, sera? ![]()
O que aconteceria se tivesse um capacitor de fluxo instalado nesse carro? BTTF
Chuck Berry estaria andando de BYD.
Será que entrega?