BYD nas notícias!

Não é só fora dos EUA. O maior mercado da Tesla nos EUA fica na Califórnia, que compete com NY como o estado mais democrata do país. Só lá as vendas no 2T cairam 21,5%.

Até um estagiário sabe que virar MAGA num estado democrata é suicídio mercadológico. Se o CEO fez isso, foi por extrema arrogância ou por interesse em ajudar outra empresa, como a Space X, às custas da Tesla.

O artigo abaixo explica pq as ações não derretem: basicamente na expectativa de que projetos de IA e robótica como carro autônomo vinguem e dêem uma nova vantagem competitiva.

4 curtidas

Elon Musk vive do hype. Como ele viu que Tesla não é mais competitiva e não tem nenhum produto novo no line up, fica inventando coisas como IA, carro autônomo (que promete “para o próximo ano’” já faz dez anos) e o robô Optimus.

Como o culto ainda é grande, as ações não baixam.

2 curtidas

O diferencial do Tesla é justamente dirigir praticamente sozinho! e já é sim autônomo! tem vídeos do carro saindo sozinho da CCS e indo para a casa dos clientes! Outro caso de uma pessoa que passou mal em casa, conseguiu chegar ate o carro e o mesmo o levou para o hospital! A tesla esta anos luz das demais marcas nesse quesito, quando analisa apenas a parte do conjunto elétrico, acredito que os chineses possuam melhor custo/beneficio.

Autônomo em casa…
O sistema so funciona bem em umas poucas cidades que são usadas como teste piloto. E sinceramente, não duvidaria que nesse sistema novo de auto entrega dos carros, tenha um operador remoto da Tesla acompanhando o percurso para garantir que a coisa saia como esperado.
Afinal estamos falando da empresa do mesmo cara que apresentou robôs autônomos e logo foi descoberto tbm que tinha gente operando eles por baixo dos panos.
O sistema semi autônomo dos Teslas é excelente em estradas, mas dentro das cidades existe muitas variáveis e acho que ainda estamos longe de um sistema realmente autônomo em vez de um ADAS bombado.

3 curtidas

Eu discordo, já vi bastante vídeos de usuários mostrando o carro pela cidade rodando sozinho. Algumas pessoas não gostam da pessoa do Elon Musk (concordo que ele é um maluco, impulsivo e controverso), mas não da para negar a tecnologia das empresas dele, temos a SpaceX, que está no mínimo 10 anos a frente de qualquer governo ou empresa privada, pois desde 2015 faz um foguete pousar, o que nenhum outro conseguiu, isso faz com que o serviço da starlink seja o único no mundo, pois apesar de outros países/empresas anunciarem produtos que seriam concorrentes, a conta não fecha! pois se tiver que descartar um foguete inteiro para levar apenas 60 satélites, não compensa, pois o ROI (Retorno sobre Investimento) não é atingido.

O ponto dos vídeos é que eles são divulgados a critério do produtor do conteúdo. Do mesmo jeito que tem haters, tem os fanboys. E geralmente é muito difícil diferenciar um do outro.

Outro ponto é que a Tesla não está anos luz à frente de outras montadoras. O que eles fazem é entregar software beta na mão de usuários, alegam que a pessoa é responsável e conhece os riscos e mandam um belo fo**-se. Coisa que outras montadoras que outras montadoras não costumam fazer.

O FSD é realmente impressionante, mas ele funciona extremamente bem onde foi muito bem testado por usuários beta, em regiões onde não foi tão bem testado assim a coisa muda de figura.

Mas não é como se eles tivessem desenvolvido isso do zero né? Os caras fizeram isso aproveitando muito conhecimento acumulado ao longo de décadas por engenheiros da NASA e outras agências espaciais. Fora a quantidade de dinheiro público que recebe de lobby e tal.

Em um mundo que não estivesse doente, um maluco com aspirações nazistas jamais seria considerado “controverso”.

3 curtidas

O que o Musk faz muito bem é contratar engenheiros. Esse pessoal que faz a coisa acontecer, mas como o @dawtaylor bem disse, o Lonlon ta focado no lucro e manda lançar coisa beta e quem testa arriscando a própria vida são os usuários.
E ele tem 2 modus opertandi, que é legar beta sem teste pra usuário e arrochar as linhas de produção, fazendo o setor de qualidade se afastar com depressão.
Ao passo que essa estratégia kamikaze vai dando certo, ele realmente força o mercado a reagir e acelera a inovação.
Mas eu não compraria nenhum produto das empresas dele justamente pra não ser cobaia voluntaria.
As ações da Tesla seguem hiper valorizadas ainda pq tem muita gente que ainda acredita nas promessas dele e continuam jorrando dinheiro esperando pela lucratividade prometida.
Mas estamos vendo as montadoras ocidentais sendo varridas pela China sem exceções.

3 curtidas

Resumir aquele cara nessas palavras é um baita elogio.

1 curtida

Falando únicamente do produto, tive a oportunidade de dirigir um Tesla model 3 Performance com Auto Pilot de um amigo em Orlando e é incrível…

O que o carro consegue fazer naquelas avenidas giagantes de 5 faixas de cada lado, em que se pode fazer conversão à esquerda, U-turn e um monte de outras “loucuras”, é realmente impressionante. E ele faz isso realmente muito bem…

1 curtida

@ariano.neves O Musk faz coisas absurdas, a SpaceX é fantástica. Mas ele é muito manipulador, não dá para passar pano em tudo que faz. Acompanho a Tesla e o Musk faz muito tempo.

Fiz uma reserva de 1.000 dólares para o Model 3 em 2016 quando foi lançado (Brasil estava na lista). Assisti um vídeo na época que o Modelo 3 entrava sozinho no estacionamento, procurava vaga e estacionava. Depois fiquei sabendo que esse trajeto tinha sido ensaiado.

Sobre direção autônoma, vê esse vídeo da BYD e tire suas conclusões se a Tesla está “anos luz a frente”. Isso que a BYD nem é uma das mais avançadas na China em direção autônoma.

3 curtidas

Realmente, o treinamento que esses carros tiveram nessas cidades, graças aos próprios usuários, é absurdo.

Trabalho com um cara que tem um Model 3 com FSD, ele morava em Los Angeles e se mudou pra uma cidade pequena em Ohio, nas palavras dele, a diferença é absurda. Mesmo a cidade sendo pequena, com trânsito menos caótico, não dá pra confiar no FSD. A parte de ACC, centralização de faixas, e até a detecção de semáforos/faixas de pedestre, funciona muito bem, mas as conversões em geral são bizarras…

Esse vídeo é muito bom. Tem um outro do Avatr (não lembro se é assim que escreve), o negócio é simplesmente absurdo…

Claro que são realidades completamente distintas, mas o que estão fazendo por lá é realmente coisa de outro mundo.

Hoje sabemos o quanto isso é padrão pra ele né? Teve o clássico que o funcionário ia de casa até a fábrica/escritório, depois o carro ia procurar a vaga, que era completamente encenado. E os mais recentes do Robotaxi e do humanóide servindo bebidas mas era operado remotamente…

Edit: incluindo o vídeo do Avatr em questão.

2 curtidas

E só pra que fique claro, eu acho genial a ideia de o carro poder “memorizar” um trajeto, como também é proposta no Zói de Zeus. Pra quem faz o mesmo trajeto diariamente, isso seria simplesmente fantástico, combinar dados de treinamento, sensores, com um aprendizado específico com dados de geolocalização. Imagino a qualidade de vida que um sistema desses daria para esse tipo de usuário. O que eu acho “paia” é usar um negócio desses por baixo dos panos pra “vender direção 100% autônoma”…

1 curtida

Apenas um reflexo da tecnologia que o Musk insiste em manter, rede neural só com câmeras tem essa limitação.

A alegação de não usar recursos adicionais era o custo. Mas agora temos carros autônomos na China com câmeras, Lidar e radares a preços mais baixos que a Tesla.

2 curtidas

“Humanos dirigem apenas com a visão”

Não, humanos usam todos os sentidos para dirigir, tá todos não, provavelmente olfato e paladar não, mas a ideia permanece a mesma. Se tivéssemos sensores ultrassônicos, também usaríamos, mas não usamos porque não temos.

Teve um cara que simulou um risco de atropelamento de criança com o “vision only” parking… o carro simplesmente passou por cima do objeto…

1 curtida

Digam o que disserem, acredito que demorará muito para ter um carro autônomo nível 5 no Brasil.

Porque a lógica atual do software não deve contemplar motos trafegando entre as duas faixas, atravessando o sinal vermelho na sua frente, vindo de trás em alta velocidade na hora que você vai mudar de faixa, sem contar os perigosos buracos a desviar, as faixas mal-pintadas, as “bocas” a evitar, ou seja, toda a lógica e racionalidades - ou falta de - tipicos do trânsito brazuca.

No nosso caso a BYD vai ter que desenvolver o Jabuticaba’s Eye.

Espero estar errado.

3 curtidas

Será que usamos o paladar quando passamos “lambendo” um outro carro ou uma coluna, por exemplo?

Desculpem, não resisti… :clown_face:

2 curtidas

Concordo contigo. Na minha opinião, direção autônoma depende de treinamento regionalizado. Treinar um sistema desses na Califórnia e soltar no trânsito de SP nunca vai funcionar. Assim como treinar em Shangai e soltar em Londres provavelmente não funcionará também.

Também quero estar errado. Mas a probabilidade maior é de estarmos certos…

Não é exatamente o mesmo cenário, mas lembrei de um trecho do vídeo postado pelo @julio e tive que caçar aqui. Perceba como parece que o carro não sabe o que fazer, quando surge uma motoquinha vindo pela direita…

1 curtida

O Jabuticaba’s Eye será o primeiro sistema do mundo com EA (Esperteza Artificial), aí sim dará conta do nosso trânsito. Não basta ser inteligente, tem que ficar esperto. :joy:

4 curtidas

“Mas não é como se eles tivessem desenvolvido isso do zero né? Os caras fizeram isso aproveitando muito conhecimento acumulado ao longo de décadas por engenheiros da NASA e outras agências espaciais. Fora a quantidade de dinheiro público que recebe de lobby e tal.”

Se você ler a história da SpaceX verá que não teve engenheiros da Nasa ou outra agência, o cara recrutou o pessoal que ficava no deserto americano lançando foguetes amadores. Claro que posteriormente deve ter contratado vários engenheiros, mas pergunto: porque nenhuma outra empresa americana não conseguiu repetir o feito? a Blue Origin do Bezos ate consegue pousar, mas subindo e descendo em linha reta, agora, vindo a 8000km/h em um percurso suborbital e pousando com margem de erro de 1 metro, isso só a SpaceX. Mais uma vez, não sou fã do cara, mas não da para dizer que as coisas dele sao todas fakes ou ensaiadas.. nem chamar de nazista por conta de um gesto…

Então quer dizer que não teve contrato com a NASA em 2008? Que, nos anos seguintes, acabou levando engenheiros da NASA pra dentro da spacex?

É inocente acreditar que qualquer avanço em uma área a parte do zero. Sempre se usa conhecimento prévio no processo. Da mesma forma que as IAs baseadas em LLM tem uma base de diversos modelos prévios, a engenharia aeroespacial atual se baseia em décadas de pesquisa e desenvolvimento.

O fato de eles terem conseguido algo é uma demonstração do foco da companhia. Não é como se houvesse uma corrida espacial da marcha ré.

Pensa como nazista, fala como nazista, saúda como nazista, mas não é nazista não. Confia.

4 curtidas