O e-Kwid é o mesmo carro que o Dacia Spring e o Euro NCAP da versão sem facelift foi de 1 estrela.
O Euro NCAP do Dolphin Surf foi de 5 estrelas, mas não é igual ao vendido no Brasil, além do ADAS, que conta bastante ponto, tbm tem os parachoques maiores do que o vendido aqui, assim como acontece com Dolphin Plus em relação ao GS.
Zoi de Deus vai estar em todos os carros da BYD.
O que comentei é que pode ter feature que não funciona em todos os lugares, mas a base vai estar lá. E a base é melhor que nosso ADAS de hoje provavelmente.
Pensei da mesma forma. Basta ver como são os tesla no Brasil, não tem o full self drive, mas o Adas reconhece semáforo vermelho.
E com uma fabrica no Brasil, esperamos que uma equipe de software tbm inicie o trabalho de “tropicalização” do zoi, afinal “Deus é brasileiro”
A pergunta é, se viessem de forma oficial esse reconhecimento continuaria ativado? Ou será que fariam o mesmo com o lane keeping assist do Golf? Por importação independente eles tem um total de 0 responsabilidade sobre o que acontece aqui, então soltam um belo e lindo fod*-se.
A questão do software é muito mais importante do que hardware nesses casos. O Dolphin Plus, provavelmente, já tem hardware suficiente pra ter um sistema de centralização de faixas decente, talvez até um auto steering como os Tesla já têm há anos.
Um ponto relevante na comparação de performance de assistentes entre Tesla e BYD operando no Brasil é a similaridade e diferença. Por aqui temos uma sinalização muito mais parecida com a dos EUA do que com a Chinesa, nunca fui pra China mas observando conteúdos criados lá, parece bem diferente. O software da Tesla funciona muito bem, em certos pontos, porque ele trabalha muito por inferência. Se ele consegue ler uma faixa de divisão de fluxos à esquerda, ele segue essa faixa mesmo sem a faixa do outro lado com base em uma distância da faixa central. O sistema faz isso porque em muitos lugares nos EUA acontece de não ter as duas faixas bem pintadas. Outros softwares de assistência trabalham menos por inferência, se não tem as duas faixas o carro não segue nenhuma, uma abordagem mais segura.
Enfim, eu quero muito que venham novos recursos do tipo para cá. Mas temos que lembrar que o sistema tem níveis de equipamentos e software. No final, acaba que a montadora prefere desativar um recurso do que correr o risco de um processo, e quanto mais o recurso promete maior o risco de problemas.
Para acalmar um pouco os ânimos dos condôminos que já estavam querendo expulsar o meu golfinho da garagem do prédio:
O Corpo de Bombeiros de São Paulo confirmou que divulgará nos próximos dias uma norma própria para instalação de pontos de recarga de veículos elétricos em garagens de prédios residenciais e comerciais.
A medida surge em meio ao debate sobre a diretriz nacional publicada recentemente pelo Ligabom (Conselho Nacional dos Comandantes de Bombeiros), que sugere requisitos para instalação de carregadores em garagens fechadas. No entanto, segundo o capitão Renato Adashi, do Corpo de Bombeiros paulista, esse documento é apenas “recomendativo e orientativo” e não será seguido de forma automática no Estado.
Não sei se dá para considerar os BYD recharge e Shell recharge nessa transação ou se são desmembrado do sistema… Só espero que com essa aquisição seja melhor restruturação e facilitado o processo de recarga sem app como padrão em novos carregadores…
Creio que esses apps entram na categoria de white label, nesse caso Shell e BYD são clientes da Tupi.
Em aquisições, geralmente, não se vê mudanças drásticas em curto prazo. Mas é possível que a empresa decida descontinuar a modalidade white label. Eu acho pouco provável porque além de gerar receita também aumenta a rede em si, uma vez que as empresas deixam de incluir seus pontos em outra rede, ou mesmo desenvolver a própria.
Pra gente fica melhor concorrência do que redes compartilhadas para ter mais opções para escolha em caso de carregador inoperante, ou no sentido contrário que estamos na rodovia ou por escolha de preços mais interessante ou por ter maior potência ou mais conectores.
Como qquer fusão sempre tem cortes de pessoal, unidades de atendimento ou redução de promoções, espero que isso esteja mais próximo de uma participação mais importante para garantir prioridade e equipamentos WEG em novos pontos de recarga.
Parece que esses carregadores mais comuns são DC30~50kW, principalmente onde não temos muita opção, talvez não seja por falta infra, mas para permanecer mais tempo próximo a um madero/frango assado. Se for pra isso o preço deveria ser até R$2 [metade de um Volvo]
Finalmente. Bom que já vai ter chegado o Geely EX2 e espero que o da GAC também pra botar pressão na BYD e ela não subir os preços como acho que faria. Se brincar ainda botam o ADAS no Dolphin normal e mantém os 149k
TL;DR; cita registro do carro por aqui e todo o resto é informação especulativa com base nos recursos das versões Chinesas.
Consegui abrir aqui. Tirando a parte do registro, tudo que a matéria fala são as mudanças do modelo na China. Seletor de “marcha” na coluna de direção, geladeira no console central, cluster central maior, volante do Seal e as mudanças visuais.
A matéria também cita o God’s Eye mas, mais uma vez, se refere à existência do recurso na China e o registro não dá indícios de que viria pra cá.
Também faz menção à uma versão intermediária, com 177cv (motor do Yuan Pro). Bateria do GS ganha 5kwh e a capacidade de carga sobre pra 80kw na bateria de 45kwh e pra 110kw na bateria de 60kwh.
Aqui está sem bloqueio.. quando falaram do YUAN pro que é baseado no YUAN up! Chinês eu esperava que chegaria com esse motor intermediário, tomada convencional na cabine para ligar laptop e bateria de 60 kW pra ter uma autonomia bem melhor que dolphin plus.
Mas tendo concorrentes do JAC e eKwid não precisava se preocupar com isso, acredito que a Geely e GAC atuante aqui (se melhorar condição de garantia) fará a BYD buscar oferecer melhorias.
Estão basicamente reproduzindo tudo da Quatro Rodas, ou seja, muita especulação baseada nos modelos vendidos na China.
Não sei a qual Jac se refere quando fala em competição com o Dolphin, mas o Kwid, quando muito, compete com o Dolphin Mijj apenas, e exclusivamente em preço.
Acho q todos elétricos JAC 0km competem somente com BYD usados. eKwid novo só vence no título de mais barato, mas quem considera outros fatores não escolhe esses.
Acredito que a BYD só melhore custoxBenefícios, adicionando recursos, bateria ou baixando preço com parcelamento melhor ou preço final se sentir ameaça significativa de outros concorrentes, e até Geely GAC MG efetivamente estarem produzindo no Brasil tem um GAP significante além da taxação de importação reduzir muito a margem durante esse momento..