O Dolphin Surf está para o Dolphin Mini assim como o Dolphin Mini está para o Seagull. Mesmo carro, nome diferente. A diferença lá são as versões.
Interessante análise, que termina com essa frase: “a onda dos EVs não acabou - ela está apenas entrando em sua fase de acessibilidade”.
Mais um tsunami chinês atingirá a costa brasileira em breve.
Mais uma matéria com mesmo texto em vários portais… Imagino que nessa potencia só alguns locais, pelo menos espero que carregadores de rodovia e concessionarias BYD que são 30˜50kW por questão da infra que atende o local podem permacer com a a mesma infra de energia e com um uso de carregador com bateria para dar o boost permita mais potencia e “bicos”…
Será uma nova rede separada da Tupi?
Segundo a reportagem, o novo Dolphin virá somente no 4T26.
Eu truco essa, acho que devem trazer mais cedo, muito risco de perderem participação de mercado.
Espero que tragam mais cedo. Mas quem está concorrendo com o Dolphin hoje? Por questões de valor, talvez o B10 concorra com o Plus, o Ex2 concorra com o GS. Mas em termos de categoria, não vejo um concorrente direto.
Tem um navio da BYD chegando dia 16 agora. Vamos ver o que vai sair da caixinha. To apostando justamente em D+ 2026 e Seal 2026 que até agora não apareceram nas lojas.
Acho que o maior concorrente do Dolphin é ele mesmo: à medida que às pessoas ficam sabendo que já há uma nova versão rodando em outros países, vão se sentir menos impelidas a comprar a atual, podem acabar migrando para outras categorias e mesmo outros preços.
Considerando que o VE é um celular sobre rodas (repararam que todo lançamento de VE agora menciona o chip da multimedia?), que automóveis são renovados a cada 3 anos e celulares a cada ano, podemos esperar algo no meio, para renovação de EVs , tipo 2 anos, né? Então está na hora de vir o novo Dolphin, c.q.d., ou q.e.d. para os amantes de latim.
Vamos ver o que o “love boat” do @Driver nos trará. ![]()
Quanto à concorrência, em teoria, o Ora é competidor oficial, mas não tá fazendo 1/3 do sucesso.
Agora a Geely veio com o EX2 que fica no meio termo entre GS e mini, mas que vai roubar as vendas do Mini principalmente e alguma coisa do GS.
A GM tbm tbm lançou um hot wheels de jipe (4 metros) mas como não tem publicidade, está bem apagado. Enfim, alguns ensaios de competição sem muito resultado até o momento.
A minha maior bronca tem sido mesmo o “upgrade” par quem vem de D+ principalmente, já que estamos meio que órfãos de escolha.
Essa semana tive a maior desilusão do ano. O Seal por ter um entre eixos muito longo não vai acontecer na minha garagem que tem uma rampa complicada, raspou a frente e a bateria com gosto
. o Yuan que seria o movimento natural, é so mais caro, não traz nada que justifique a diferença de preço. E é isso. A BYD não tem mais nada 100% elétrico a oferecer pra quem quer subir uma categoria. A GWM também não tem nada 100% elétrico acima do Ora. Restando GAC e Geely apenas para o cliente que pensa subir 1 degrau do Plus.
Já vi os GAC e não me agrada estilo minivan deles. Assim que tiver uma oportunidade, vou a Floripa conhecer o Ex5 da Geely. Volvo está fora de questão. O Ex30 é do mesmo tamanho do D+ com uma cara muito mais simples e custando uma fortuna pelo que entrega.
Deveria existir um SUV Sealion 100% elétrico (de preferencia com bastante bateria).
É exatamente o mesmo problema entre o Seal e eu. O D+ não pega embaixo por 1 dedo, se tiver 4 pessoas no carro já pega, o Seal viraria uma gangorra ali.
Concordo contigo que existem poucas opções de upgrade para o D+, mas pra quem quer um novo, sem fazer um upgrade, ou mesmo o primeiro nessa categoria, não tem opção. Ora GT não concorre por ser um carro praticamente de nicho.
Eu gostei demais do Ex5, embora não seja lá muito fã de SUV, o que me quebra é que o preço dele é o mesmo ou até maior do que um Seal seminovo.
Parece que está surgindo um grande competidor pro Dolphin Plus, o MG4.
Ele já chega re-estilizado (o Brasil é o primeiro país a receber essa nova versão), com 435 cv, torque de 61,2 kgfm e bateria de 64 kWh, por menos de R$225.000!
Definitivamente chamou minha atenção. Só não gostei da multimedia meio pequena.
E para os amantes de SUV, tem o belo S5, mais um Yuan-killer.
Rapaz, fui ler e reler a matéria pra ter certeza de que não estava misturando as coisas.
Se vier nessa configuração e valor, vai ser o hot hatch que faltava pra gente. Porte de D+, aceleração de Seal, preço de Geely.
@Truc_dp o problema é isso aqui:
“A bateria de 64 kWh de capacidade entrega 279 km de autonomia”.
O carro é bonitão. Colocaram um super motor nele e ai ferra a autonomia.
Ficou com Autonomia de Dolphin Mini.
Chinês ainda não entendeu que Brasileiro vai valorizar mais o carro elétrico com mais autonomia do que com mais potência.
Tipo: tira esses 2 motores, deixa só um que vai gastar menos para fazer o carro e se ele bater 450km de autonomia vai ter muito mais venda.
Provavelmente essa será a função da versão básica de 204 cavalos. Se vier com tração traseira a eficiência e autonomia devem ficar bem melhores.
É isso mesmo. Até por isso as rodas do básico são mais eficientes. Lembrando que ninguém olha consumo de combustível quando compra um esportivo. E se for colocar mais bateria para aumentar a autonomia do VE esportivo, diminui o 0-100 e a graça. ![]()
Alguém vai? Já ouviram falar dessa Denza da BYD?
Serão nada menos que nove fabricantes chinesas: BYD, GWM, Chery, Geely, Leapmotor, Omoda Jaecoo e MG Motor, além das estreantes Avatr (do Grupo Chery, mas que será representada pela Caoa) e a Denza (mais uma submarca da BYD).
Denza é uma linha de luxo deles. Todas as marcas chinesas tem essas linhas. O ora por exemplo, que aqui no Brasil é o nome do carro, lá é uma submarca da GWM e 03 é que é o nome mesmo do carro. Haval, mesma coisa, é uma “marca” de SUVs da GWM.
A Geely tem isso tbm com a Zeekr e outras marcas.
A maioria das chinesas não está trazendo essas marcas todas como marca, mas sim como linhas pra cá.
4T 2026 mas com os Zóios! Se vier mesmo, a demora compensa, não?! E justifica, também.