Pelo IPVA não, mas pelos 40% de impostos (ICMS, PIS/COFINS e CIDE) cobrados na gasolina sim.
Quem diria que criar impostos com fins arrecadatórios não é exclusividade dos nossos governos…
A única “justificativa” seria a compensação da perda de arrecadação com a venda de combustíveis. Não que faça sentido, mas é nisso que estão pensando.
E se pensar que temos a incidência de imposto sobre imposto, a perda por aqui deve ser ainda maior.
Se pensar que com energia solar dá pra zerar esses impostos carregando durante o dia, governadores se convenceriam em 1 segundo de que precisam fazer algo semelhante…
Por isso que digo que nao faz sentido para a nossa realidade.
Pois sobre a energia já incide ICMS, o PIS e a COFINS, obviamente com bases de calculo e aliquotas distintas.
Fica de fora a CIDE, mas na energia tb tem outros tributos penduricalhos.
Acho que a questão deve ser justamente essa, não? 18% de ICMS sobre R$0,89 ou R$6,29 (kwh e gasolina na minha cidade) gera proporcionalmente a mesma receita, mas uma perda de receita em números absolutos.
Sem a menor dúvida. Assim como não faz sentido eu pagar QUATRO VEZES o valor em IPVA comparado com que eu pago de seguro. A seguradora me “dá” um carro novo em caso de sinistro. O que o governo me dá cobrando 4x a mais só de IPVA?
Mas imagino que na Inglaterra já se paga imposto sobre eletricidade também, mas mesmo assim colocaram esse novo, governo sendo governo mundialmente.
Zapeando pelo YouTube caí num vídeo mostrando o Atto 8 com, PASMEM, Google Maps e Google Assistant integrados.
Pra não ficar somente na rede social como fonte, fui caçar pela internet e encontrei esse conteúdo, da própria BYD, que faz menção ao “Ok, Google” (Google Assistant) e “Google Automotive System” que é a base do sistema de carros como os Volvo, com direito a Maps com planejamento de recargas. Agora fica a esperança de que modelos mais baratos também recebam esse sistema, mas zero esperança de que isso chegue aos modelos atualmente à venda com a DiLink3.
Ele já está entre nós!
Estive no Salão e um cara da BYD disse que ele deveria chegar no 2o semestre.
Duvido, é muito tempo, ainda mais com essa competição toda se formando, vamos ver.
Já não eram 8 anos e sem limite de quilometragem?
Qdo comprei o meu GS, assim que foi lançado, era isso. Ainda bem que guardei todas as propagandas e folheto. Assim fico garantido.
Agora com 70% da capacidade da bateria. Era 60%.
Mas subiu pra 70% e limitou em 250 kkm, enquanto antes era 60% mas sem limite de km? Não me parece melhor… Ou tem alguma informação confusa nessa reportagem.
Gostei porque deve ajudar o pessoal da BYD a se coçar pra trazer o novo Dolphin.
Me surpreendeu o Yuan Pro em quarto lugar…
Pessoal fala muito da falta de teto solar e bagageiro pequeno, além da autonomia do INMETRO em 250km. Porém, eu posso afirmar (pelo fato da minha esposa ter um Yuan Pro 2025) que o veículo se adequa bem às necessidades do dia a dia de uso urbano. Na prática, aqui em Recife, ela tem uma média de 330km percorridos por recarga, sobrando 10% de bateria (em uma viagem recente para a João Pessoa, conseguimos 403km rodados, inclusive - misto cidade e estrada). O veículo tem muito espaço nos bancos traseiros, para quem viaja atrás é muito confortável, pelo espaço e qualidade dos bancos. É muito suave na condução, já que a suspensão dele é bem calibrada, responde muito rapidamente no trânsito, temos gostado muito.
Tenho para mim que a autonomia pequena fornecida pelo INMETRO prejudicou muito a imagem do veículo, mas quem usa gosta bastante, posso testemunhar.
E como compramos na época em que estava por R$159.800,00 + emplacamento e outros mimos, o custo-benefício tem sido excelente.
Sim, nesse preço que vc pagou é um carro competitivo. Esse é o preço que ele deveria custar, na minha opinião, é aí é uma boa opção de compra.
O problema para mim é a faixa de preço normal, mais cara que o Dolphin Plus, que entrega o mesmo espaço interno, mais autonomia, mais potencia, mais equipamentos, mais porta malas, mas sem o visual SUVzado.
Você tem razão e eu acredito que a BYD irá voltar a esse patamar de preço para o Yuan Pro em breve, talvez até agora em Janeiro, porque naturalmente irá perder fatia de mercado nesse faixa específica e provavelmente no ano que vem irá trazer a versão do ATTO 2 com maior carga de bateria (que já tem no mercado externo) ou alguma outra alteração.
Ele para nós tem sido um excelente carro, mas está precificado de forma errada por 184.800. Baixando 25k, é uma excelente opção para quem não é muito exigente e não quer pagar quase 190k em algo um pouco melhor.