Sem entrar na questão dos mau-tratos, cabe perguntar: por que trabalhadores estrangeiros, em posições aparentemente não especializadas ?!?! Por acaso o desemprego no Brasil é zero?? É assim que o Brasil vai crescer? Será que trazem eles para burlar a lei brasileira, para poderem abusar moral e financeiramente dos trabalhadores que não sabem a quem recorrer?
Me lembrou daquelas mega-obras do Oriente Médio, em que dezenas de milhares de paquistaneses e indianos perdem a vida.
Seria bom a BYD explicar não só a questão dos maus-tratos, mas essa escolha de trazer estrangeiros para construir a fábrica. A imagem que fica depois de uma reportagem dessa é muito ruim.
Ai entra um adendo bem grande. O problema todo ocorreu não na fabrica, mas na obra da fabrica. Tem uma grande diferença, apesar da BYD ser corresponsável.
São as empreiteiras que estão realizando a obra que tiveram esses casos registrados.
Mas com certeza isso acontece em decorrência da pressão da própria BYD em querer que a obra seja entregue o quanto antes.
A notícia não menciona, mas me parece ser o caso de a empreiteira também ser estrangeira, possivelmente chinesa, nesse caso ela pode ter trazido os próprios trabalhadores? O que é estranho, porque mão de obra não especializada, geralmente, costuma custar mais barato localmente do que deslocar uma galera do outro lado do mundo pra isso.
Burlar a lei propriamente, não. Acredito eu que mesmo sendo estrangeiros, as leis que valem são as locais. Agora, concordo contigo sobre desconhecimento dos direitos e afins.
De fato, embora não mude o fato de que aconteceu na futura fábrica e que a BYD é responsável, ainda que indiretamente, faz parecer que aconteceu na operação da fábrica, que ainda nem começou e deve estar longe de começar.
Segundo li um tempo atrás, a explicação de trazer pessoas da China é que a empreiteira é parceria da BYD na construção e é mais rapido e eficiente trazer uma equipe já conhecida. Disseram que é só para subir a fábrica e que os trabalhadores efetivos serão em sua maioria brasileiros. E é um trabalho especializado e complexo construir uma fábrica, com o complicador do cronograma curto que tem a BYD.
Mas tem que investigar mesmo, os trabalhadores devem seguir as leis brasileiras.
Mas qual a diferença de preço do MG4 pro Dolphin na Europa pra ser o principal rivel e ter mais que o dobro da Potência, não faz mto sentido, não seria maior rival do Seal?
É exatamente isso, aproveitaram o Dolphin europeu, que tem ADAS, suspensão multilink, etc. (para passar com 5* no EuroNCap) e mandaram ao Brasil como Plus. O meu, quando peguei, tinha alguma coisa na documentação em holandês, deve ter sido do mesmo batch produzido para a Holanda.
Eu tinha muita expectativa nesse carro e marca. Infelizmente, a tecnologia da bateria da versão de entrada mata o carro. Não deixaria de levar um Dolphin Plus no lugar desse, mas a concorrência é muito bem vinda. O acabamento também é bem inferior ao da BYD.
Moro na Irlanda e tenho um Dolphin (aqui na verdade só existe 2 modelos, e os dois são de 60 khw e 200 cvs. Eles são o Confort e o Design, sendo o Design o mais caro. A diferença entre eles são 3, o teto, carregador sem fio e a cor externa, um é mono color e outro seria o plus do Brasil). Eu fui ver o MG4 pois estava em dúvida entre ele e o Dolphin. Mas o MG4 com os mesmos equipamentos do Dolphin, era 3 mil euros a mais. E essa versão de 400 e poucos cavalos é uma versão de 2 motores que custa 8 mil euros a mais. O acabamento do MG4 é bem mais simples internamente e ele tem o espaço interno menor que o Dolphin.
Como o pessoal mencionou, não tem a versão GS na europa. Somente na China, Brasil e alguns outros países asiáticos. Na europa vendem somente versões baseadas no nosso Plus, sendo o Plus aqui equivalente ao topo de linha europeu.
Quanto ao MG4, a principal diferença dele que ninguém mencionou é a tração traseira. O que faria desse carro um grande queridinho pra um certo nicho de publico.
Ainda assim, nos comparativos de canais especializados, é quase unânime a superioridade do Dolphin na comparação do todo.
Espero que estar errado, mas tendência é a BYD ficar como as outras montadoras.
Vai produzir alguns modelos defasados para o mercado brasileiro em Camaçari e a gente só vai acompanhar a distância os lançamentos na China. Motivo? O alto imposto de importação (que vai subir mais) inviabiliza a entrada desse modelos feitos na China e é muito caro produzir de tudo localmente, sem escala.
Não sei o custo-benefício de manter produção local. Montamos carros a mais de 70 anos e até hoje não temos nenhuma marca nacional para proteger. A Austrália acabou com as fábricas estrangeiras por lá, importa tudo e os consumidores tem acesso a modelos de última geração de qualquer fabricante. As pessoas que trabalhavam nas fábricas arrumaram outras atividades e vida que segue.
O mundo mudou. Sou do ABC paulista, minha primeira casa foi perto da Ford do Taboão. Minha mulher morava perto da fábrica da Black & Decker.
Nenhuma dessas fábricas existem mais. Viraram prédios, comércios, shoppings e empregam mais gente na área de serviços do que operários na época de fábrica.
E pra piorar, as fábricas atuais são altamente automatizadas, quase não tem mais mão de obra humana.
Mas enfim, vamos continuar com nossas jabuticabas.