Júlio, refiz as contas e para o trecho BH > JF até o local exato onde poderei utilizar o carregador portátil vou precisar rodar 277km. Antes tinha feito o cálculo só de uma parte da viagem de 255km. Quanto vai consumir da carga da bateria nesse trecho de 277km ainda não sei, pois vou receber meu carro somente amanhã e minha primeira viagem a JF será dia 24.
Com a realidade de precisar rodar 277km sem carregar, a situação piorou ainda mais. Baseado em uma autonomia total até zerar de 300km para o meu ritmo de viagem, chegaria com carga de apenas 8%.
Alterando consideravelmente a minha forma de conduzir, pode ser que eu consiga uma autonomia a mais de aproximadamente 20%. Vc e o colega Murilo conseguiram essa diferença ( 21% / 20% ). Aí eu poderia considerar uma autonomia até zerar de 360km.
Porém mesmo com essa cenário de economia eu consumiria 77% da carga da bateria ( 277km/360km ). Chegaria em JF com 23% de carga. Isso no cenário mais otimista e tomando suco de maracujá ( rss )para viajar bem calminho, no ritmo de passeio com a família
Carregando no portátil de 7Kw a 5,6Kw nas 05 horas vou carregar 28Kw. Somando com os 23% que sobrou de carga equivalente a 14Kw, eu teria 42Kw para voltar. Isso representa 70% da carga. Nessa conta não vou conseguir retornar, pois mesmo rodando “calminho” calculamos gastar 77% da carga na ida. Eu iria zerar a bateria antes de chegar em BH. Obs: na volta ainda tem o agravante do trecho ter muita subida. Vai consumir mais com certeza.
Se os cálculos que fiz estiverem certos o carregador de 7Kw infelizmente não vai me atender, mesmo viajando bem tranquilo e carregando as 5 horas em JF.
Também viajo de BH > Manhuaçu onde pretendo fazer o mesmo esquema de carregamento de JF. São 294km, topografia de muita subida e fico lá somente 03 a 04 horas. Situação ainda pior que JF. Como dizemos em MG, o trem está complicado rss
Precisaria insistir na alternativa de tentar carregar mais rápido nesses locais. Com a ajuda dos colegas do fórum primeiro preciso esgotar a possibilidade de resolver a situação utilizando o carregador portátil de 22Kw 32A sugerido pelo colega Rolumber com as especificações da minha mensagem anterior.
Ainda não tenho a certeza que o carregador portátil de 22Kw 32A vai carregar a 11Kw na rede de 220V trifásica ( cada fase com 127V ). Existem anúncios com essa configuração da marca Feyree, K.H.O.N.S. e GreenV. Todos divulgam que funcionam em 380V trifásico e que também funcionam na rede 220V com 01 fase, mas talvez aí tenha uma “pegadinha” a qual relatarei no final p/ pensarmos juntos.
Hoje fiz contato com o Alexandre do canal GreenVmobilidade sobre o modelo GV22-2Pro 22Kw 32A. Perguntei se o modelo citado na rede de 220V trifásica ( cada fase com 127V ), com tomada industrial de 32A, vai carregar a 7Kw ou 11Kw. Ele respondeu que irá funcionar a 7Kw! Achei estranho e continuei a pesquisa.
Fiz contato com o canal oficial da GreenV no Brasil com o Gustavo. Inicialmente ele respondeu que iria carregar a 11Kw. Informei que estava divergente da informação do Alexandre e ele ficou de consultar o departamento técnico para poder responder depois. Avisei que a resposta eu iria compartilhar no fórum.
Ainda buscando esclarecer o assunto contactei um profissional formado na área e acostumado a lidar com produtos importados. Mostrei a foto do carregador de 22Kw 32A que o Rolumber colocou no fórum. Observem que está escrito o seguinte:
“Input/Output Voltage: 85-264V ( L - N )
380V ± 20% ( L- L )
A informação que ele me passou e que compartilho com vcs foi a seguinte:
380V ± 20% ( L- L ) : se a rede for de 380V trifásica ( cada fase com 220V ) esse carregador funciona a 22Kw sem transformador. L - L: Fase - Fase. Ok, já havia lido sobre isso, mas não é o caso de Juiz de Fora e nem de Manhuaçu. Somente alguns estados específicos tem essa rede disponibilizada.
85-264V ( L - N ): nesse caso funcionaria em 220V 01 fase, mas possivelmente somente nas redes nas quais cada fase for de 220V. L - N: Fase - Neutro. Ele tem equipamentos ( Ex: No-Break ) com essa mesma especificação de voltagem ( 85-264V ( L - N ) que simplesmente não funcionam se a rede não for de 380V com cada fase de 220V, mesmo utilizando Fase - Neutro.
Diante dessa nova informação continua a pergunta a qual gostaria da ajuda dos colegas para tentar descobrir:
“Os carregadores de 22Kw 32A trifásicos que divulgam também funcionar com 01 fase, carregam a 11Kw se a rede for com cada fase de 127V? Ou só carregariam a a 7Kw? Ou nem funcionam?”
Essa é a dúvida principal para saber se comprar o carregador portátil de 22Kw vai ser útil para ser utilizado em uma rede de 220V onde cada fase for de somente 127V