Carregador de 7kW ou 11kW?

Boas notícias, esta vindo por valinhos, deve chegar essa semana ainda, no maximo semana que vem.

Acredito que não vá da certo… Para ele carregar nos 11Kw, a trifásica tem que ser em 380… parece que o dolphin não reconhece a trifásica nos 220

Informação a partir dos 40:30. No decorrer do vídeo, ele vai informando o porque disso… E a montadora entrou em contato com eles pra confirmar essa informação

Eita, por essa eu não esperava… parece pouco provável, mas tomara que seja alguma frescura de comunicação do carregador da weg e não do carro :smiling_face_with_tear:

Para quem não quiser assistir o vídeo, moradores de estados com fases de 127V como São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas tem que instalar um transformador para usar carregadores trifásicos. O Dolphin Plus só reconhece carregadores trifásicos 380V.

Com relação aos carregadores portáteis de 22Kw 380V trifásicos 32A fiz contato com 06 fabricantes e informei que precisava de uma resposta do departamento de engenharia pois iria compartilhar em um fórum.

Lista dos fabricantes:

GreenV
Feyree
NeoCharge
Khons
Piwin
Penoda

Perguntei a todos se o modelo portátil de 22Kw trifásico 380V 32A funcionaria em rede de 220V trifásica ( cada fase de somente 127V ) tomada industrial 32A. Todos responderam que funcionaria.

Também questionei se carregaria a 7Kw ou 11Kw por não ser rede trifásica de 380V. Respostas:

GreenV: 11Kw
Feyree: 11Kw
NeoCharge: 11Kw
Penoda: 11Kw
Khons: 7,4Kw
Piwin: 7Kw

Em alguns manuais dos modelos dos fabricantes acima informa que funciona em rede de 01 fase, inclusive a Khons informou que se a rede não for trifásica de 380V, automaticamente o carregador passaria a funcionar como 01 fase 32A.

Não tenho conhecimento técnico da área, mas na prática cheguei a 02 conclusões:

1- a dúvida se funciona o portátil de 22Kw carregando no mínimo a 7Kw considero respondida: funciona.

2- a dúvida sobre carregar a 7Kw ou a 11Kw continua sem uma resposta que tenha unanimidade. Não dá para afirmar sem fazer um teste.

Nas tratativas informei que o carro aceitava AC 11Kw, que não queria utilizar transformador e que a rede era de 220V trifásica com cada fase de somente 127V.

2 curtidas

Pelo vídeo enviado pelo @Alessandro_JP o problema não é somente o carregador trifásico, mas também o carro. Tanto o Dolphin Plus quanto o Ora GT não carregam em carregadores trifásicos com fases de 127v

1 curtida

3 coisas me chamaram a atenção nesse vídeo:

  1. Tenho pena de quem cedeu os carros para o teste, o que ele fez no início com eles pode ter causado danos permanentes. E essa conversa de que o Dolphin é baixo, se passar uma Pajero Paris-Dakar a 30kmh numa lombada vai quicar e raspar também. Como dono de Dolphin com quase 3.000km posso dizer que ele está redondamente enganado, e que esse teste dele, além de patético per se, é danoso ao carro. Não gostei mesmo.

  2. Chamou a atenção que, após Ora e Dolphin terem cumprido o mesmo trajeto com a mesma velocidade, o percurso medido foi 74.8 e 75.9 km, com vel. média de 51 e 56km/h. Me lembrou aquele tópico em que achei que a vel. e odômetro marcam bem mais que o real no Dolphin. Naquele tópico vários me sugeriram fazer um teste, não fiz por preguiça, mas o teste desse vídeo ajuda a suportar um pouco meu ponto.

  3. Quer dizer que se eu tivesse resolvido fazer instalação trifásica de 11kW (dúvida que aliás gerou este tópico) aqui em casa em SP, teria jogado dinheiro fora???

Ele faz este mesmo teste com todos os carros que ele testa, muito bom o canal dele sem mimimi

Entendi: se ele comete a mesma atrocidade repetidamente, a atrocidade se legitimiza. :laughing:

Chegou o carregador da feyree 22kw(32A) hje… ja fiz uns testes e o resultado não foi positivo. O carregador só liga se tiver o neutro ligado.

Ele não reconhece as fases como 220V pelo ddp entre elas, mas sim pelo referencial com o neutro, entao ele reconhece as 3 fases como 127V cada…

As 3 fases(127V)+ neutro + terra, o carregador liga porem o carro não reconhece.

2 fases + neutro + terra o carregador liga, porem ele só manda 1 fase de 127V, pq ele reconhece pelo neutro. Entao a potencia fica em 3.5KW (127V 32A).

Conclusão, a menos que se tenha 220V monofasico ou 3 fases de 220V, esse carregador trifasico de 22kw 32A não vale a pena.


Melhor opção é continuar com o de 7kw bifasico mesmo.

Puxa, que pena. Tem a alternativa, com um custo mais alto, de comprar um transformador trifásico para usar esse carregador.

Sim, estava vendo no ML. ~R$2mil

Então isso corrobora o video acima que mostrou que nem o Dolphin nem o Ora carregaram em trifásico a 127V. Ainda bem que não instalei trifásico…

Será que os carregadores de outros fabricantes funcionam da mesma maneira ( referencial pelo neutro )? Vou relatar para os fabricantes que conversei o que aconteceu e questionar.

Seria excelente se tivesse funcionado carregando a 11Kw. Estava torcendo para dar certo. Como o custo de um transformador é alto, a melhor opção é vender para usuários de estados onde a rede seja de 380V. Ter um carro que aceita AC 11Kw é só conseguir carregar a 7Kw é frustrante

para quem mora em cidades com 110V a melhor pedida é fazer uma ligação fase-fase e carregar a 7kw mesmo. Transformador só iria gerar mais perdas com sua ineficiência e perdas.

Sem falar no impacto visual desse trambolho, do zumbido e do aquecimento do ambiente em volta…

@Regadas como anda sua vida com o carregador de 7kW? Vc realmente sentiu / sente falta dos 11kw? Eu tenho o wallbox da BYD que me carrega de 20 a 100% sempre a 5.9 - 6.1kW, e sempre encontrei o carro carregado pela manhã, para mim 6kW foi suficiente.

o de 11kwh carrega a 9.6 na prática comigo. É uma comodidade por praticamente o mesmo preço, a instalação não mudou muita coisa e estou vendendo meu wallbox original pelo preço que paguei no de 11kwh.
Se você tem dois carros então, pode precisar carregar os dois no mesmo dia, então acho que vale o investimento, se é que posso chamar assim pois gastei a mesma coisa