Carregador de 7kW ou 11kW?

Por enquanto quase não rodei com o carro e nem fiz a primeira viagem. Carreguei uma única vez no Shoping a 9,7Kw. Ainda não instalei o Wallbox e nem comprei o carregador portátil. Para carregar em casa através do Wallbox não vai fazer diferença pois uma noite será suficiente para completar a carga. Para a situação de carregar durante poucas horas no meu bate e volta a Juiz de Fora, se pudesse carregar a 11Kw ia fazer muita diferença. Lá eu estou calculando que vou ter que carregar parcialmente na Audi a R$3,50 / Kw ou ficar mais de 05 horas na cidade. Quando fizer a primeira viagem compartilharei aqui.

1 curtida

Onde vcs viram essa informação? Na ficha técnica dele no site diz que vai somente até 7 em AC.
image

Teve uma confusão inicial de que o Plus seria apenas 7kw no AC. Porem ele é 11KW. Se ta no site 7Kw esta errado.

Carregando a mais de 7kw. Não sei exatamente qual a potencia desse carregador, mas parece ser BYD, esta escrito build your dreams na parte inferior do display.


Pessoal, uma dúvida

já vi em outros tópicos comentarem que não é recomendado carregar acima de 80% em carga rápida.

Aqui no trabalho tem um carregador de 22kw, não é considerado carga rápida, certo?
Apenas aqueles “super rápidos” que precisa dos 2 plugs, é isso?

Obrigado.

A recomendação de não carregar acima de 80% no carregador rapido é mais por conta de que nao vale muito a pena na questão do tempo. Tipo a carga até 80% leva uns 30 minutos no carregador rapido(potencia maxima) os ultimos 20% vai levar mais 30 minutos.
Mas respondendo sua pergunta, não, 22kw não é considerado rapido principalmente porque provavelmente esses 22kw esta no AC. Entao o dolphin gs vai aceitar somente 7kw e o dolphin plus 11kw.

2 curtidas

Opa, aí já muda de figura. Ainda não tinha colocado num de 11kWh AC prá testar, mas tenho um na cidade vizinha (cidades pequenas) prá testar… Top. Tomara que esteja errado mesmo na ficha técnica.

Da uma olhada no conector do carro… se tiver o pino L3, então aceita 11kw… o gs não tem esse pino.

Pior q só tem L1, Terra e Neutro…
:weary: :weary: :weary: :weary:

Ué mas o seu é o dolphin Plus?

Yuan Plus… Pensei que fosse igual a recarga, já que a motorização é igual…

Boa noite pessoal, depois de um tempo… gostaria de saber a experiência de quem comprou carregador de 22kw e usou no plus, chegou a quanto de carregamento?

Quase sempre fica a 9,3kw, mas com picos em 10kw… Ainda não consegui identificar os momentos em que sobe.

Estou usando um Feyree de 22kw, mas carregando com 16A.

1 curtida

Muito obrigado pela resposta! Só confirmando, é rede trifásica de 380V?

1 curtida

Sim… Brasília/DF… Trifásico 380V…

Para trazer mais informações, vou relatar abaixo a instalação que fiz e os resultados de carregamento do Dolphin Plus.

Como comentei, estou em Brasília/DF, onde cada fase é 220V, portanto Trifásico a 380V.

Comprei o carregador portátil Feyree de 22kW Wifi no Aliexpress. Paguei R$2.452,16, já com frete e imposto.

A instalação eu mesmo fiz com os seguintes materiais.

Quadro de distribuição BRUM IP65:

Disjuntor Trifásico WEG MDWP 32A:

DPS Trifásico TOMZN 30-60ka:

IDR Trifásico WEG 40A Tipo A:

Medidor Trifásico SMTONOFF Wifi (também é disjuntor e IDR, mas estou usando mais como medidor apenas):

Caixa de Passagem Olivo:

A instalação ficou desse jeito:

Acabei não tirando fotos quando o quadro de distribuição estava aberto, mas se alguém quiser ver por dentro, me avisa que tiro foto no final de semana.

Agora sobre os resultados. Como comentei em alguma postagem anterior, o medidor está apresentado consumo em kwh menor que o medido pelo carregador. Abaixo apresento o resultado quando o carregador está configurado para 8A.


No carregador, portanto, marca potência de 5,3kW.




No entanto, na soma das três fases, o medidor apresenta potência de cerca de 5,1kW. Quando comparo o consumo que o medidor apresenta depois de todo o carregamento do carro e comparo com o consumo que o carregador mediu, também fica um pouco maior no carregador, estranhamente. Nas fotos dá pra notar que o medidor marca amperagem menor do que o carregador. Para tirar a dúvida de qual está medindo errado, já estou com um medidor de amperagem trifásico, só esperando sobrar um tempo pra instalar e comparar.

Enquanto isso, o total que chega no carro fica em 4,4kW.

Abaixo agora as medições para 10A, 13A e 16A.




Colocando em ordem para visualizar melhor:

  • Configurado a 8A
    Potencia no carregador: 5,3kW
    Potencia no carro: 4,4kW
    Tempo de 81-100%: 2h 57min

  • Configurado a 10A
    Potencia no carregador: 6,4kW
    Potencia no carro: 5,5kW
    Tempo de 81-100%: 2h 20min

  • Configurado a 13A
    Potencia no carregador: 8,3kW
    Potencia no carro: 7,3kW
    Tempo de 81-100%: 1h 46min

  • Configurado a 16A
    Potencia no carregador: 10,5kW
    Potencia no carro: 9,4kW
    Tempo de 81-100%: 1h 22 min

Como o inversor do Dolphin Plus só aceita 16A, então obviamente, ao configurar em amperagens maiores que 16A ele limita e permanece igual a quando está configurado a 16A.

Agora, uma das grandes vantagens em se usar um carregador trifásico é usar correntes menores. Então ao invés de estressar uma fase com 32A, posso carregar a apenas 10A por fase para chegar nos mesmos 5,5kW de potência no carro.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só perguntar.

3 curtidas

Muito obrigado pela aula! Tirou todas as dúvidas

uso um wallbox trifásico que comprei no Ali.
Aqui em casa o máximo que vi foi 9,7kw.
Moro em Brasília também.

Boa noite! Surgiram, outras dúvidas!

Com o carregador de 22kw, consigo fazer um adaptador para funcionar em tomada de 32 amperes 6h azul? Consigo fazer adaptador para tomada comum 220V?

Acho que perguntei errado, não é nem se dá para fazer o adaptador… é se funciona!?

Imagino que você esteja se referindo a conectá-lo em um sistema monofasico ao invés de trifásico, certo?

Aqui, como comentei, 220V é monofasico.

Fiz alguns adaptadores com engate rápido, conforme foto abaixo.

Não tenho tomada industrial para testar aqui, mas já testei na tomada 220V-20A comum e os resultados que cheguei foram os seguintes.



  • Configurado a 8A
    Potencia no carregador: 1,7kW
    Potencia no carro: 1kW

  • Configurado a 16A
    Potencia no carregador: 3,4kW
    Potencia no carro: 2,6kW

Não teria porque não funcionar numa tomada industrial de 32A monofasica.

Era isso mesmo que eu estava perguntando! Rss

Bom saber que funciona, no monofásico, também dava a opção de selecionar outras amperagens? Tipo 25a e 32 a?

Tenho um carregador portátil da feyree de 7kw, e ele dá opção de ir escolhendo as amperagens, tô pensando em comprar um desse de 11kw trifásico, e a preocupação era essa… será que funciona no monofásico? Ou será que tem alguma “trava” para não funcionar ou limitar a amperagem