Carro desligou sozinho e travou todo

O consultor disse que a fabrica estava acessando o carro remotamente.
Não sei dizer até que ponto isso é verdade…talvez seja por OBD

Alguém desse tópico já descobriu o motivo que gera esse problema ?
@jdqlima, não teve mais problema ?
@Saionara…seu carro foi resolvido ?

O acesso remoto com certeza deve ser feito por um team viewer ou algo semelhante acessando através do computador da CCS.

Quanto à falha e a forma como ela se apresenta e some, tem mesmo cara de ser problema com o carregamento da bateria de 12v. O carro fica parado sem funcionar por algumas horas e voltar sozinho soa muito como uma bateria arriada que estava recebendo carga da bateria de tração.
Mas vamos combinar que é um erro até bobo da engenharia isso. Se o carro tem literalmente uma bateria gigante com um inversor com capacidade de transformar a tensão em 12v para carregar a bateria simples, esse mesmo sistema poderia muito bem fornecer energia para o sistema de baixa tensão diretamente, de forma que mesmo com a bateria de 12v com defeito, o carro ainda funcionasse normalmente.

O medo que fica agora nem é pelo defeito que apresentou nas unidades do pessoal aqui, mas pelo fato que a bateria de 12v tem uma vida útil de 2 a 4 anos. Então esse problema vai acontecer com todo mundo em algum momento num futuro não muito distante. Afinal o carro não dá alertas de manutenção disso até ser tarde demais.

2 curtidas

Andar com uma bateria de nobreak no carro pra quando der problema fazer o carro ligar :rofl:

No combustão quando a bateria de 12V pifa, a menos que alguém tenha outro carro e um cabo de chupeta ou dê um tranco, o carro também não anda sem trocar a bateria. Só a manutenção(troca da bateria) acho que é mais fácil. A bateria do plus fica num lugar bem ruim na minha opinião.

@Driver…a sensação é que a BYD (CCS e Fábrica) não sabem o que é…pq na primeira vez que deu problema e eu levei o carro na CCS eu dei um toque para olhar a bateria 12v se estava com a carga baixa, pois tinha visto nesse fórum que poderia ser o possível problema. A CCS retornou e disse que olharam a bateria e não tinha nenhum problema, que estava normal e carregada. Botaram a culpa numa falha que apresentava no carro “falha no sensor Hall”. Fizeram um acesso remoto e corrigiram essa falha e liberam o carro…no dia seguinte o carro deu problema novamente e tive que retornar o carro para a CSS e aqui estou desde sexta passada até hoje sem o carro e sem resposta da CCS e Fábrica da BYD.

O problema é que os laudos que as CCS passaram até agora nos diversos casos não coincidem.
Isso nos gera 2 possibilidades.

• Cada caso pode ter de fato uma origem diferente apesar dos mesmos sintomas.
    ou
  • A causa raiz é ainda desconhecida e CCS e time da BYD Brasil não sabem como corrigir.
    A única “certeza” que temos até agora é que está relacionado ao sistema de 12v e possivelmente à bateria.

@Risacuma o meu nao apresentou mais nenhum problema, depois que a CSS informou que deram uma carga na bateria por orientação da BYD na ultima ocorrência, mas ontem eu fiz a primeira revisão nele e pedi que verificassem a bateria, me informaram que a bateria do Dolphi GS não é de chumbo acido, e que é uma bateria inteligente diferente do Dolphi mini e do Yuan que são baterias comuns de 12v, por isso não conseguiriam fazer um teste de carga nela, so mediram a corrente pelo scanner no OBD indicou 13.8v indicando que estava tudo ok nela, acredito que esse nao seja a melhor maneira de testar, mas era o que me ofereceram fora que a posicao da bateria no carro é de dificil acesso. Eu ate antecipei a revisao em um mes (fiz por tempo) antes que vencesse a garantia dessa bateria na esperança que pegassem algo e nada, acompanhei o servico ao lado do tecnico.

1 curtida

Sensor Hall fica no motor e identifica a posição do rotor.

Talvez para evitar desmontar ou trocar esse sensor tenham tentado uma correção mais simples via software, que claramente não funcionou.

O pior desses problemas é que trata-se de alguma verificação que está falhando e não deixa o carro andar. Então não adianta ter um motor confiável e uma bateria de última geração que durará décadas se o carro não anda por uma falha que pode ser boba, mas que ninguém sabe o que é. Tomara que resolvam rápido.

Procurando sobre essa mensagem de erro na internet, achei esse site russo que o autor da postagem descreve um problema similar. Basicamente seria entrada de umidade na porta de carga do veículo, ou defeito no sensor/processo que detecta a umidade/obstrução na porta de carga. A pessoa relata que entrou neve na porta e o carro apresentou o mesmo erro. O interessante é o carro não andar, então imagino que o sistema está achando que existe algo conectado na porta de recarga e ativa a imobilização por segurança.

Não sei se seria seu caso, mas talvez valha a pena verificar se não há nada de irregular na porta de carga do seu Dolphin. Talvez um jato de ar, aspirador… Não sei.

O relato traduzido está abaixo e as fotos mostram a porta cheia de neve:
“With the first snowstorms, our colleague from the car owners club OrelSokolov shared the problem of the lack of sealing of the charging port hatch, as a result of which snow was blown in. Similar problems were described in detail by another BYD owner VadimV. The owner of BYD Dolphin vladneya, having shared his experience, wrote in the comments “I also caught such a joke, the car became a stake and wrote “Please check connector” - I cleared the snow - everything worked”.”
https://www.drive2.ru/l/695973544147815820/

Lembrando que a maioria dos carros elétricos da Europa (talvez do mundo?) não possuem capinha na porta de carregamento AC, só na DC.

Como esclarecido adicional, o Hall é um sensor magnético que identifica os imãs permanentes de um motor síncrono. São colocados 3 sensores defasados em 120º. Com isso a controladora identifica a posição do rotor e quais fases do estator devem ser alimentadas para girar o motor. Se tiver falha neste sensor o carro não anda.

Esse problema não tem nada a ver com a porta de recarga. Esse link do site russo é para a mensagem “please check the conector”, são problemas diferentes.

Existem várias possibilidades para o carro “travar tudo”, com mensagens diferentes e a tendência é que esse tópico vire uma salada.

Dia 28/2 o colega @Risacuma postou a mensagem com uma foto que apresenta o erro “Please check the connector”. Pelo que entendi essa é a mensagem que aparece sempre para ele. O problema no sensor hall foi reportado pela concessionária, mas não parece ser o erro que ele recebe no painel quando o carro para. Então tomei a iniciativa de pesquisar sobre a mensagem de erro e tentar ajudar o colega.
Dito isso, acho que não temos como ter certeza da real causa e afirmar categoricamente que esse problema não tem a ver com a porta de recarga. Não acho provável que seja, mas achei interessante gastar um tempo para ajudar com uma sugestão.
Assim, achei desrespeitoso de sua parte dizer que minha contribuição não tem nada a ver e que estaria tornando o tópico uma salada, principalmente porque tem uma foto do painel do colega exatamente com a mensagem que citei no site russo.

@rsarres Sinto se interpretou como pessoal, não foi minha intenção.

O que quis dizer é que podem ser vários problemas que podem fazer o carro travar e vai caindo tudo nesse tópico.

Talvez valha a pena criar um tópico para cada caso mais grave, assim podemos ir acompanhando o andamento sem misturar pessoas, carros e problemas diferentes como neste tópico.

Pode ser bobagem, mas quando o carro trava, ja tentou ressuscitar ele como esse cara ensina no vídeo?

Todo BYD tem um modo de hibernação, e pode ser que isso esteja ocorrendo no seu. Ele “acorda” o carro basicamente segurando a chave perto da porta, e apertando o botão na porta por 5x. Parece que segurando o botão por 20s também tem o mesmo efeito.

Pessoal, acabei de tirar o carro da concessionária e o carro desligou na volta pra casa.
Dolphin Plus, estava na pista à 80km/h com ADAS todo ligado
Do nada as telas apagaram e acenderam de novo, ai o carro não respondia a aceleração e eu não conseguia colocar no D pois tinha que pisar no freio e o carro estava em movimento. Freio e direção funcionavam
Liguei o pisca alerta e fiquei na faixa da direita até conseguir uma brecha de parar o carro e colocar novamente no D para voltar a dirigir
Pior que eu tava na subida e o carro a 30 por hora e diminuindo a velocidade, foi meio tenso hehehe

Quando peguei o carro fizeram a atualização da multimídia pra mim com o pen drive. Além disso, o carro tava no modo de serviço (ou algo assim), que desligava sozinho de tempos em tempos, mas foi desligado antes de eu sair.
Falei na css e acham que pode ter sido por causa da atualização, ai pediram para eu verificar se vai acontecer de novo e entrar em contato
Pelo que vi ele atualizou minha central para a 2407, porém o OTA acusou mais uma atualização, deixei fazendo agora pra ver se não tem mais problema também
Alguém teve situação parecida e sabe o que pode ter sido?

Esse modelo de travamento é novidade

Atualizando sobre “Please check the connector” !!!
A CCS, liberou o carro e disse que resolveu o problema …disse que a Fábrica orientou a CCS a revisar o conector do chicote que pega na controladora e vai até as baterias de alta tensão.
A CSS trocou esse conector que fica na controladora do chicote que vai para as baterias de alta tensão e o carro voltou a funcionar…o carro ficou mais um dia para realização de testes em ruas de paralelepípedo, colocaram o scaner e segundo eles não teve mais sinal de problema.
Diante a isso liberaram o carro e eu fui buscar agora a tarde…
A Fábrica informou a CSS se o problema persistir terá que trocar a controladora.
Vamos aguardar e tomara que tenham resolvido o problema de uma vez por todas.
Após alguns dias volto a informar

5 curtidas

Realmente, acredito em seu descontentamento, porém não é só a BYD. Já vi diversos carros zeros com problemas. Eu mesmo tive um Fiat punto zero km com 1200km precisou trocar o câmbio completo. E no laudo veio que usei muito a embreagem porém o carro era manual kkk

Oi pra todos!!! Atualizando… depois da última troca de peça em Outubro, que foram 4 ao todo; o carro segue funcionando normalmente desde então. Já fiz a revisão de um ano e tudo seguindo sem nenhuma intercorrência. Processo na mesa do juiz esperando a decisão, no mês passado ele solicitou que eu me manisfestasse a respeito da atual situação do veículo e informei que seguia sem apresentar novos episódios. Consegui contato com o Sr. Alexandre Baldy, representante da BYD no Brasil que me deu total atenção e me garantiu que se eu fosse revender o carro para pegar outro da marca que ele faria uma recompra justa. Sigo aguardando a decisão judicial…

3 curtidas