Chave digital no celular é a melhor coisa do mundo. Só fala que é ruim e não faz sentido quem nunca usou. Ponto!
Essa era uma dúvida que eu tinha, se dava pra instalar chave digital de mais de um carro… Que bom que dá, se um dia vier pro Plus (sem NFC interno ) vou poder usar junto com a do Song…
Eu nunca usei e tenho certeza de que se um dia tiver, vai ser outro “nice to have” pra mim, como foi o cartão NFC. Ando sempre de calça com bolso e nunca senti problema em usar chave nesses quase 40 anos, inclusive carrego a chave do outro carro mesmo sem planejar andar nele. Pro meu perfil, o wallet acrescentaria tempo e complexidade no processo de abrir e ligar o carro, fora a insegurança de expor o celular para quem vive em grandes capitais.
Nada como a diversidade de gostos e propósitos, o mundo seria chato sem ela. Respeito quem acha que o wallet é o último biscoito da caixa e torço para que consigam o wallet o mais cedo possível.
Melhor que ter no celular é ter no Apple Watch.
Só uma esticada de braço em cima do retrovisor, o carro está aberto e pronto pra decolar.
Pra quem usa relógio, com certeza!
@osobrecarregado
BYD soltou versão com autorização de chave digital VIA BLUETOOTH pro Seal na China!
Essas são as chaves UWB. Usam bluetooth de forma similar às AirTags e outros dispositivos com localização precisa.
Nos veículos que usam esse tipo de chave, o pareamento ainda é feito via NFC interno. Não sei dizer se é algo obrigatório, ou se é uma preferência do fabricante.
Pelo que entendi a parte da autorização (cadastro) da chave é feita por bluetooth.
Depois disso é possível abrir o carro pelo NFC do retrovisor, que os GS/PLUS tem.
MAS se tiver um hardware BT específico pra essa ativação aí fu…
Então, não vou afirmar com 100% de certeza porque as documentações desse tipo de coisa são privadas e acessíveis apenas para fabricantes de carros.
Na keynote onde a Apple apresenta a chave digital, ela deixa muito claro que o cadastro (owner pairing) deve ser feito por um leitor de NFC posicionado na parte interna do carro, o leitor externo permite a abertura.
No ano que ela lançou a chave por UWB, ela não retira nem atualiza o formato do cadastro (owner pairing). A chave UWB permite interagir com o carro sem precisar aproximar o dispositivo do leitor externo, conforme o proprietário se aproxima o carro pode acender as luzes, por exemplo, ou até ligar o AC. Na BMW IX5 funciona assim.
Olhando no tweet original não dá nem pra saber se é algo relacionado à chave digital como conhecemos, aquela que vai na wallet do celular. Pode muito bem ser um controle do app via bluetooth, sem necessidade de rede celular, como é possível nos Tesla há muito tempo, por exemplo.
Authorization for Bluetooth key and remote driving functions
Geralmente a chave digital é tratada pelo termo “Digital Key”, literalmente “Chave Digital”.
Se vier uma chave digital via bluetooth, que permita destravar o carro sem conexão com a internet, já seria um avanço tremendo. Mas seria muito melhor se viesse a “chave digital” dado que essa, além de mais prática, funciona até com o celular descarregado…
Edit: a parte boa dessa abordagem de app + bluetooth é que isso é algo que a BYD pode controlar sozinha, sem interferência do fabricante do celular ou sistema operacional dele. Nesse caso a BYD não teria desculpa pra não disponibilizar pra todo mundo.
E provavelmente os GS/PLUS não tem o hardware pra chave UWB.
Então se vai mais uma esperança…
Nesse cenário, a chave via Bluetooth do aplicativo seria uma alternativa mais inclusiva.
Não acho que nenhum dos BYD vendido no Brasil tenham hardware para UWB. Pelo que andei vendo, no Mini tu tem um tempo pra dar partida depois de destravar o carro, não precisa nem levar o celular pra dentro do carro. Inicialmente eu achei que seria UWB porque não precisa colocar o celular no leitor interno para dar a partida, mas vi um outro vídeo mostrando que não precisa, então provavelmente ele funcione da mesma forma que o app.
Eu ficaria extremamente feliz em estar errado, na real eu torço pra isso, e a BYD achar uma forma de fazer o owner pairing sem o leitor interno e disponibilizar a chave digital para todos, mas prefiro não criar expectativas.
【比亚迪汉如何设置NFC钥匙】 比亚迪汉如何设置NFC钥匙_哔哩哔哩_bilibili
Segue todas as mudanças
Novos Recursos:
- Adicionado “Liderança na Cidade”, disponível em todo o país. (Compatível com a versão inteligente 650 e a versão de condução inteligente 600)
- Função de Hospedagem para Clientes. (Compatível com a versão inteligente 650 e a versão de condução inteligente 600)
- Função de Agendamento de Estacionamento. (Compatível com a versão de condução inteligente 600)
- Adicionado recurso de autorização de chave de Bluetooth para familiares.
- Assistente de Voz atualizado para responder comandos contínuos e melhorar a interação de navegação.
- Expansão de frases pré-gravadas para comandos de voz.
- Compatibilidade com múltiplos dispositivos Bluetooth para uso simultâneo.
- Reconhecimento de voz aprimorado com alta precisão.
- Novas interações de voz para cenários específicos (ex.: “soltar um foguete de fumaça”).
- Adição de novas configurações predefinidas, incluindo apoio para posições específicas e funções personalizadas.
- Sugestão de funções com base nos hábitos do usuário, acessível com um toque.
- Aplicativo de Nuvem atualizado para ajustar configurações pessoais exclusivas. (Compatível com a versão de condução inteligente 600)
- Nova exibição de simulação ambiental completa no painel. (Compatível com as versões inteligentes 650 e 600)
- Atualização do papel de parede padrão, trazendo uma experiência visual renovada.
- Configuração de ajuste fino do som de alerta do veículo, agora ajustável.
- Nova página detalhada sobre o clima, fornecendo informações claras e práticas.
Melhorias:
- Respostas otimizadas para comandos de voz, com mais opções e variedade.
- Organização das configurações do menu simplificada, tornando mais direto e intuitivo.
- Interface aprimorada para maior conveniência de navegação.
- Conexão Bluetooth aprimorada para maior estabilidade.
- Melhoria na central de aplicativos, aumentando a interatividade.
- Otimização de lógica no recurso “Meu veículo” para melhor funcionamento.
- Desempenho aprimorado na abertura e fechamento do carro.
- Interação de teclas do volante para chamadas refinada.
- Maior conforto na climatização do ar-condicionado.
- Precisão aprimorada no alerta de radares.
- Melhorias no sistema de auxílio à condução para avisos de rádio.
- Ajustes na lógica de redução automática de velocidade para liderança.
- Sistema aprimorado de alerta de objetos esquecidos no interior do veículo.
- Ajuste fino do brilho do painel em função do ambiente.
- Melhor integração com chave NFC para desbloqueio de celular.
- Indicações de pressão dos pneus mais precisas e confiáveis.
- Experiência otimizada de carregamento em baixas temperaturas.
- Aprimoramento da transição do fluxo de ar em movimento.
- Aquecimento de bateria otimizado em ambientes extremamente frios. (Compatível com a versão de condução inteligente 600)
- Aprimoramento na proteção lateral contra impactos.
Não entendo absolutamente nada de chinês, mas pelas imagens realmente parece que estão ativando algo que se parece com a chave digital sem uso do NFC interno. TOMARA!!
Mas uma consideração é que esse celular da Vivo, salvo engano, usa o Harmony OS e não Android. Então pode ser algo específico dele.
Gerenciando expectativas aqui.
Meu Seal não recebeu nenhuma atualização OTA desde 2023, apesar de já ter varias lançadas na Europa e Asia. A BYD tá ficando muito “brasileira” pro meu gosto.
There is fuck.
Meu Dolphin Plus também nunca recebeu nenhuma OTA, todos os updates foram feitos manualmente. Me pergunto se forçar dessa forma teve alguma influência nisso.
Melhorando a tradução:
A imagem mostra um carro prateado de perfil, acompanhado de um texto em chinês que detalha as atualizações e melhorias da versão V1.1.0 de um software, com um tempo estimado de atualização de 1 hora e 46 minutos. O texto está dividido em duas seções principais: “功能新增” (Novas Funcionalidades) e “功能优化” (Otimização de Funcionalidades). Abaixo está a transcrição do texto:
Novas Funcionalidades:
- Adição do sistema de navegação urbana completo. (Aplica-se aos modelos 650 e 600)
- Função de estacionamento automatizado adicionada. (Aplica-se aos modelos 650 e 600)
- Função de chave Bluetooth adicionada.
- Adição da função de conversação contínua por comando de voz.
- Adição de comandos de voz inteligentes para limpeza de acordo com instruções.
- Coordenação inteligente de múltiplos carros, comunicação sem interrupção, compartilhamento de navegação.
- Tarefas agendadas por comando de voz inteligente.
- Lembrete agendado por comando de voz com animações de fogos de artifício na tela.
- Função de barra de navegação customizável.
- Recomendações de funções de uso frequente com base nos hábitos do usuário.
- Aplicativo de controle inteligente do proprietário do carro. (Aplica-se ao modelo 600)
- Exibição de ambiente em tempo real no painel de instrumentos. (Aplica-se aos modelos 650 e 600)
- Controle de voz inteligente dentro do carro.
- Ajustes de volume e temperatura do ar condicionado por comando de voz, entre outras funcionalidades.
Otimização de Funcionalidades:
- Otimização da variedade de conteúdos para a função de voz “Bem-vindo de volta”.
- Reorganização dos menus e configurações para uma navegação mais intuitiva.
- Melhoria da interface de usuário (UI) do sistema do carro.
- Otimização da lógica de conexão Bluetooth.
- Simplificação da página do centro de aplicativos.
- Otimização da lógica de interação do radar.
- Melhoria do tempo de inicialização do sistema.
- Otimização da lógica de interação dos botões no volante durante a condução.
- Aumento da eficiência do ar condicionado.
- Ajustes na lógica de aviso por voz do sistema de estacionamento automático.
Se precisar de mais informações ou tiver outras perguntas, estou aqui para ajudar!
Com essa tradução fica ainda mais distante da chave digital como a esperamos.
Ter tem, pois tem o NFC no retrovisor. É exatamente esse o hardware.
E quanto ao Bluetooth, tbm não é necessário um outro modulo, já que o carro ja tem nativamente o Bluetooth na central.