Como fiz a instalação elétrica do Wallbox

Instalei um song plus com 45 metros de distancia num prédio, usei cabo 10 mm 1kv não apresentou problema

Problema solucionado! Comprei um disjuntor novo para substituir e eliminar a possibilidade de defeito do disjuntor. Durante a substituição, percebi que o fio de entrada de uma das fases se soltou sozinho do conector genérico, ou seja, estava mal apertado, gerando aquecimento. Problema resolvido e wallbox funcionando perfeitamente carregando o carro de 0% a 100% sem qualquer anomalia.

1 curtida

Agora volta na loja e tenta devolver o disjuntor pra trocar por outra coisa ou se comprou na internet, manda de volta e pega o reembolso. Kkkk

Coloquei o idr que estava disponível na loja na instalação e logo percebi que estava esquentando muito. Recebi o novo da internet e já troquei. Com certeza irá carregar melhor. Segue a imagem do dito cujo.


Ainda bem que eu percebi onde estava esquentando e tratei de trocar. Acho que mais um pouco teria dado um curto.

Muitas vezes o aquecimento é causado pela má conexão do cabo no disjuntor/dr, ainda mais no uso prolongado com alta corrente do Wallbox. Uma sugestão, coloque terminal tubular na ponta dos cabos e aperte bem o parafuso.

1 curtida

Isso aí Júlio. Obrigado pela dica!

1 curtida

Boa tarde. Estou com uma duvida, cptei um carregador portatil da Green, vou sair ahora na virada para o sitio de amigos, como nao sei se existe aterramento no.local.onde vou ficar, queria saber se posso carregar mesmo assim

Já carreguei várias vezes sem aterramento, mesmo as que tem aterramento não dá para confiar que o aterramento está bem feito, em resumo o meu é da Feyree e funciona normal com aterramento e sem aterramento , teste na sua casa agora antes de viajar antes coloque um adaptador daqueles que não pega o plug de aterramento só para ver se o desta marca tem algum bloqueio, dica tenha adaptadores para ligar nesta de 32a azul para 20a e 10a faça 4 adaptadores com e sem aterramento assim você na mão na hora do aperto eu ando com meus adaptadores todos no carro

Tenho um da GreenV também. Perguntei para o fabricante se funciona sem aterramento a resposta foi positiva. Já usei sem o terra normalmente.

Obrigado Julio, tirou uma duvida grande .

Obtigado tbem pela dica Julio, ja estou preparando

Olá amigo… estou com o mesmo problema. Meu carro carrega uns 10% 15 % e o led vermelho começa a piscar, eu desligo o disjuntor e ligo ele volta a carregar, mas as vezes o led vermelho
Volta a piscar. Vc solucionou seu problema? Estou desesperado, se sim,
Me mande uma msg por favor 028999138535 obrigado

Eu li todos os comentários, pelo
Visto, verificar o aperto dos parafusos, usar cabos 10mm…. Estou com o mesmo problema, coloco o carro para carregar e do nada ele
Liga a proteção, o led vermelho fica piscando direto… o carro carrega por volta de 50min a 1hr e o led começa a piscar
!

Descobri (acho) o problema.

Meu wattimetro sempre desarma quando ele identifica alguma entrada/saída de tensão de energia, fazendo um reset. Não sei por qual razão ele está se comportando assim, mas como coloquei internet lá na garagem, o problema parou.

Quando a ele desarmar, também descobri. Eu já havia configurado todos os parâmetros de sub tensão, sub amperagem e etc. Mas o problema mesmo, foi que estavam fazendo uma evolução na rede elétrica daqui do bairro, fazendo com que uma fase caísse constantemente, ocasionando as proteções por baixa tensão, ocasionando o desarme. Tanto que liguei na concessionária de energia questionando o motivo de a tensão sempre estar abaixo de 200V, chegando a ficar entre 160 e 170, ou seja, tinha tudo pra não funcionar.

Agora que pelo wattimetro consigo monitorar e vejo tensão sempre perto de 220V, não tive mais nenhum problema de carregamento.

Acho que o problema está resolvido.

O meu problema, ao que tudo indica, era a rede externa que não estava alimentando corretamente meu wallbox. Em resumo, uma fase estava caindo constantemente, fazendo com que as proteções por baixa tensão fossem acionadas.

A concessionária, segundo informou, realizou reparos na rede e não tive mais nenhum problema.

Utilizei os fios PP de 6mm, conforme normas de regulamentação. Por precaução, solicitei que o engenheiro elétrico que tive que contratar pra fazer a instalação (por conta de eu morar em prédio e ser necessário o ART), desse uma revisada geral no cabeamento e conexões. Estava tudo OK.

Senhores, tenho visto muitas instalações de proteções de Wallbox com a utilização de DR proibidos pela norma. Esse utilizado aqui, do tipo AC, para proteção de Corrente Alternada não é permitido. Como o Wallbox da BYD já vem com proteção interna para corrente contínua de até 6mA, nem precisaria inserir esse DR no quadro de proteção. Mas, caso queira utilizar, este pode ser do tipo A.
A NBR que versa sobre a instalação de carregadores veiculares é a 17019. O item que proíbe esse dispositivo é o 6.3.3.2.101. Espero ter ajudado! Abraço.

3 curtidas

Marcos, não precisa colocar esse DR no seu sistema. Até porque esse em específico é proibido por norma para carregadores veiculares. Espero ter ajudado!

Roluber, DRs no quadro de proteção podem ser retirados se a proteção de corrente contínua estiver presente na Wallbox. Mas, caso vc mesmo assim opte em colocar, como no quadro acima, é proibido por norma usar os DR do tipo AC, que vc usou. Vc pode utilizar os do tipo A. Espero ter ajudado!

Falei com meu instalador sobre isso, ele inclusive ouviu de um outro cliente que colocar AC permitiria à BYD cancelar a garantia. Será verdade?

Um DR tipo A custa 3x o valor de um AC (R$450 vs R$150)

Se bem entendi, as alternat8vas seriam:

  1. Trocar o AC pelo A e arcar com a diferença ou o preco de um novo.
  2. Simplesmente retirar o DR A existente, já que o wallbox da BYD podsui um internamentr.

É isso? A alternativa 2 tem alguma contraindicação? Me parece a melhor…

Obrigado!!

Pessoal bacana a opnião de todos, uma coisa que não contesto é a documentação OFICIAL do FABRICANTE depois testes, estudos, homologação, aprovação engenheiros eletricos da fabrica que construiu o produto coloca por escrito no manual que acompanha o produto que a utilização de DR É OBRIGATORIA

1 curtida