Como fiz a instalação elétrica do Wallbox

Sei que não é assunto do tópico, mas ainda falando de Wallbox, e para descontrair, como não gostei daquele “adesivinho” BYD colado no Wallbox, achei meio fajuto, comprei um mais bonitinho, tentando ter o capricho que a BYD não teve , olha aí! :crazy_face:

2 curtidas

Já eu pensei em inverter o D do Build Your Dreams na traseira em 180 graus, de forma que virasse um C. Ia ficar mais simpático ainda, pena que as letrinhas estão sob uma camada de plástico e não dá pra fazer. :stuck_out_tongue_winking_eye:

Roluber. Achei interessante este wattímetro digital pelo fato de ser pequeno e ter o wifi.
Após a instalação do meu carregador, foi medida a corrente elétrica (amperímetro tipo alicate) enquanto o veiculo carregava. Chegava a 32A em cada uma das fases. Me preocupa a especificação de corrente máxima de 63A do wattímetro pois ficaria no limite se for considerar a corrente elétrica em cada fase. Não sei se esta especificação de corrente dele considera 63A para cada uma das fases ou se é para a soma da corrente nas duas fases. Além disso, será que a fiação interna dele está preparada para suportar esses 32A em cada fase, ou seja, os fios internos têm pelo menos 6mm ?

Fala cesar.
Então, funciona assim… a corrente total é 32A. A corrente que você mediu em cada fase é a mesma corrente, elas não somam. É “somado” apenas a tensão de cada fase. É meio complicado de explicar por texto, mas vamo lá. Na corrente alternada a tensão “oscila” entre 110V e -110V(é um pouco mais do que isso, mas to usando esse valor só pra ficar mais facil de entender). Na frequência de 60Hz(60 vezes por segundo). E o sinal é meio que a inversão do sentido da corrente. imagina um fio, quando a tensão está 110, é como se a corrente estivesse indo pra um lado do fio, e quando está em -110 a corrente está voltando no sentido contrario… e ela fica indo e voltando 60 vezes por segundo. Quando vc usa 1 Fase e 1 Neutro. O que o aparelho enxerga é a diferença de “tensão” entre os dois fios, no neutro está em 0V, entao entre fase e neutro vai ter sempre 110V… uma hora indo pra um lado e outra voltando(60 vezes por segundo).
No 220 bifasico, as duas fases ficam sincronizadas pra quando uma estiver em 110 a outra estar em -110, então a diferença entre elas é de 220V(isso que o aparelho enxerga), então elas também ficando indo e voltando do mesmo jeito… o que “saiu” de uma fase, entra na outra, por isso que a corrente é a mesma na duas fases, e por isso que não “existe” corrente negativa em corrente alternada, porque ela fica oscilando.

Obs:No 220V monofasico, voce usa o neutro e uma fase que oscila entre 220V e -220V… ai vai ter sempre 220V entre a fase e o neutro, então tanto faz pro aparelho se usa duas fases de 110(220 bifasico) ou uma fase 220V e um neutro(220V monofasico) porque o aparelho só sabe que a diferença de potencial(tensão) entre os dois fios é 220V nas duas situações.

Esse é meu entendimento do assunto, se falei alguma coisa errada, fiquem a vontade pra corrigir algo.

Top Roluber. Esclareceu bastante. Valeu !

galera, no meu caso, como posso saber se meu DR é classe A, B… Se estaria dentro da norma?

Entendo que no manual eles pedem um DR antes do wallbox (mesmo já tendo um) para ter a proteção da proteção… rsrsr

Redundância talvez?

Fiz minha instalação com fiação de 10mm HEPR 1kV, disjuntor de 40A, DPS de 45kA e DR do tipo A de 40 amperes. Foram 20 metros de eletroduto e joguei tudo pro topo pra não ter chateação futura. Segui a orientação do manual do Wallbox Duosida, já que o do Dolphin não tem maiores detalhes. Segue:

Ontem fiz uma carga de 70% direto e os cabos ficaram apenas “mornos”, com o disjuntor esquentando um pouco mais, mas ainda longe de ficar quente.

Acho que ficou uma configuração segura e, tirando o gasto com o DR Tipo A (300 reais mais caro), o resto ficou como esperado.

EDIT: Comprei o DR Tipo A na loja www.greenv.com.br. Preço mais em conta e envio por Sedex no mesmo dia.

Pessoal Boa noite!
Podem colocar aqui a lista de itens, para instalação do wallbox, exemplo, tipo de disjuntor, fios e etc… por favor.

Obrigado, Deus abençoe

Quadro de Distribuição 8 disj Sobrepor Weg
Medidor Consumo de Energia Monofásico 80A 110-220
Protetor Surto DPS Clamper Anti Raio Vcl 275v 45kA
Disjuntor Bipolar Din 40 Amperes Curva C 3kA
Dr interruptor Diferencial Residual Bipolar 40A ldr 240v

Boa tarde!
Foram esses itens ou faltam outros?
Muito obrigado por compartilhar.
Forte abraço

Estava na descrição do vídeo:

“Quadro de Distribuição 8 disj Sobrepor Weg
Medidor Consumo de Energia Monofásico 80A 110-220
Protetor Surto DPS Clamper Anti Raio Vcl 275v 45kA
Disjuntor Bipolar Din 40 Amperes Curva C 3kA
Dr interruptor Diferencial Residual Bipolar 40A ldr 240v”

Você tem como postar a foto dessas opções, por favor? Muito obrigado!

IDR tipo A é o recomendado. 99% dos vendidos em loja são do tipo AC. Custam até 3x mais, infelizmente.

1 curtida

Comprei IDR Tipo A no Aliexpress, paguei cerca de 100,00 DR Classe A já com o imposto do S2. Aliás, comprei tudo lá, exceto os fios (Caixa IP65, Disjuntor, DPS, DR e Medidor de Energia)

2 curtidas

Vc conseguiu resolver o seu problema? Estou com um caso parecido ao seu.

1 curtida

Olá pessoal, comprei um Yuan Plus.
Instalei o wallbox e vou deixar o esquema que eu usei.
Porém mesmo usando cabos (fios) 16mm desde o disjuntor geral até o quadro de distribuição, o mesmo esquentou muito.
finalmente acho que descobri que o causador do esquente é um disjunto bifásico da Sibratec de 40A. (ele começa a esquentar e conduz o calor até chegar nos outros dispositivos do quadro).
Esquema que montei o quadro (fiz isso e o eletricista executou)

Quadro montado ficou assim:

Esquentou tanto em 2:30h de carga que o isolante do barramento bifásico entortou

então troquei tudo por cabo 16mm (no lugar do barramento), achando que o problema era o barramento.

Nada resolvido…

Coloquei o carro para carregar, e fui tocando nos dispositivos… o que começa a esquentar é o disjuntor… parece que não aguenta a carga… depois acho que o cobre vai conduzindo o calor até os outros dispositivos…

mais vai aí… qual marca de disjuntor vocês estão usando?

1 curtida

Na etiqueta do meu diz 50hz mesmo. Devo me preocupar?

Sim, deve.

Lembro que vi 50Hz no folheto que acompanhava o meu wallbox quando o peguei, mas sosseguei quando vi 60Hz na etiqueta do aparelho. No seu caso a etiqueta também mostra 50Hz!

Pode até ser que funcione assim, mas eu iria na CSS e trocaria por um com 60Hz na etiqueta.

Pessoal, onde vocês estão comprando os cabos? Não estou achando cabo HEPR de 0,6mm nem de 10mm na minha cidade, nem na Net… Se alguém tiver os links, agradeço demais… Se for o caso, se tiver como mandar dos outros equipamentos também… Citaram que valia a pena comprar os conectores e eu (leigo), não entendi ainda como usar, nem de que se trata direito…

Certeza que você pesquisou direito?

Absoluta. Seu resultado de pesquisa depende de seu histórico de pesquisa, entre outras questões que influenciam no algoritmo… No meu caso não apresenta nenhum resultado da Santil, por exemplo… Também não tenho nenhum conhecimento sobre elétrica… Não imaginei que logo você responderia dessa forma, pelo que acompanho no fórum