Como fiz a instalação elétrica do Wallbox

Então sem mimimi amigo, é só responder SIM que pesquisou correto! que estes resultados não apareceram para você e que ira escolher alguma destas empresas para fazer sua compra e seja feliz!

Fico feliz por ter conseguido ajudar obrigado!

Pelo jeito pode ser o 50hz na etiqueta mesmo.

https://www.reclameaqui.com.br/byd-do-brasil/wallbox-de-50-hz_wvpqNmtb-UiQNlSw/

De qualquer forma, vou contactar a CSS e também a BYD para ter a mesma resposta registrada.

1 curtida

Boa noite pessoal fiz a instalação do wallbox que veio com o dolphin mini , porém ele está carregando apenas com metade da capacidade . Alguém pode ajudar , qual seria o motivo . Usei cabo de 10 mm, tem uma distância de uns 60 metros desde o medidor do meu prédio .

Olha, é bem dificil te ajudar à distância, baseado só no que você disse. Mas meu palpite é que de alguma forma você esta alimentando o carro com 127V. Dependendo da sua região isso não seria possivel, mas não sei de onde voce é.

Se for isso, ou você puxou 1 fase e 1 neutro desde lá do seu medidor. Ou talvez você tenha invertido uma das fases com o terra.(o que na teoria seria bem perigoso)

Vou tentar resolver e dou o feedback .

Se não for o palpite do @Roluber (tensão), pode ser corrente. Cheque se esse wallbox tem controle de corrente e está setado para 16A. Num circuito de 220V, 16A dão esses 3kW que vc está tendo, para chegar aos 6kW vc precisa de 32A.

1 curtida

Ver se alguém vem com alguma dica.

Tenho um carregador portátil trifásico. Porém, ele também aceita carregamento monofásico, ao ser ligado em uma tomada monofásica (aqui é 220V por fase). Está todo certinho já ligado no quadro com todas as proteções necessárias para o sistema trifásico. Entra em disjuntor trifásico, passa por DPS e paralelo para IDR tipo A (o carregador tem proteção Tipo B interna) e segue para um medidor e depois uma tomada industrial (visto que a entrada do carregador é uma tomada industrial trifásica) de 5 pinos (3F+N+T).

Porém, quero poder carregar o carro a 3kW de tempos em tempos também, sendo necessária uma ligação monofásica, pois no trifásico o mínimo de carregamento sao os 7kW.

A solução correta seria construir um circuito totalmente separado, com outro disjuntor, DPS, DR e tomada em separado? Ou será que seria possível adaptar algo após o quadro trifásico de forma a permitir selecionar entre trifásico e monofásico? Conhecem algum tipo de equipamento que permita isso? Até o momento estou pensando em sair com uma segunda tomada industrial do quadro, mas somente com uma fase conectada nela, e, quando quiser usar apenas uma fase, teria que trocar a tomada do carregador de uma para outra, mas estou na dúvida se possa existir alguma solução “mais inteligente e menos manual” que essa.

Qual o modelo do seu carregador? Normalmente os portáteis permitem você reduzir a potência reduzindo a corrente que ele fornece para o carro… se for esse o caso, não precisaria mudar nada na instalação, seria só configuração no carregador.

Se realmente precisar mudar a instalação, você pode adicionar um disjuntor monofasico apenas na fase que você precisa eliminar pra funcionar como monofasico ou colocar um disjuntor bipolar e eliminar as duas fases, pq como sua região cada fase é 220, voce precisa só de uma fase e do neutro. Ai quando voce quiser carregar em 220V, voce só precisa desligar esse disjuntor bipolar e não precisa trocar de tomada.

Brigadao pelo retorno!

Também cogitei esse esquema com disjuntor em duas fases, mas fiquei receoso do carro estar carregando no modo trifásico e esse disjuntor cair, por qualquer motivo, virando monofasico no meio do carregamento. Meu receio é que não sei como o carregador e o carro se comportarão nesse caso. Até mesmo se pode gerar alguma falha no carro.

Já cogitei colocar um contator também, nessas duas fases, ligado a um botão, mas não sei…

O carregador permite carregar no mínimo em 8A, o que dá 6kw…quero chegar a 3kw, pra fazer carga bem lenta de vez em quando. Ele chega até 22kw, com 32A, mas no Dolphin carrega a 10kw, a 16A, no máximo.

Entendi… eu acho que não tem problema nenhum de cair no meio do carregamento… mas se quiser ficar seguro, usa uma contatora e um relé falta de fase. Na falta de qualquer uma das fases ele desarma a contatora e desliga tudo… ja fiz essa ligação pra motor trifasico, porque eles sim realmente tem problema se uma fase cair enquanto ta funcionando.

Viu, por acaso seu carregador é da Feyree com wifi? Eu tenho da feyree, um trifasico de 22kw e um monofasico de 7kw. O de 22kw não consigo usar por causa dos 380V que preciso de um transformador, mas no de 7kw, alem das correntes pré definidas no carregador, é possivel alterar a corrente pelo app de 1 em 1 Ampere.

Isso! É o Feyree de 22kw com Wi-Fi. Mesmo podendo configurar pelo app, o mínimo é sempre 8A, o que dá os 6kw no 380v. Não entendi o motivo também. Talvez algum componente que tenha que trabalhar com pelo menos 8A.

1 curtida

Tem razão, fazia tempo que não usava meu portátil, liguei aqui pra ver e tanto o de 7kw 220V quanto o 22Kw 380V o mínimo é 8A. Nao tinha reparado nisso

Bom dia!
O DR tem que ser Classe A, conforme NBR 17019.

Scneider, ABB, WEG, Eletromar

O DR tem que ser classe A.

O meu tb está assim, vc conseguiu ver o que é ? Não tem nada falando disso no tópico.

Vcs conseguiram comprar? compraram on-line? Ta dificil achar aqui.

Achei incrível esta topologia de instalação de carregadores para condomínios.
É bom estarmos a par do que existe lá fora…

How Can This Cable Speed Up Electrical Installations? (youtube.com)

Qual o valor para instalação do quadro elétrico?