Também observo que o meu aquece bastante… Estou cogitando substituir os modelo utilizados, pois as tradicionais não dão conta.
Instalei um disjuntor wi-fi e a temperatura elevou muito. Fico um tanto preocupado pois viajo bastante e a esposa permanece em casa com as crianças…
A fiação principal do imóvel é 16mm2, derivação (25m) para o quadro do carregador com cabo PP 3x10mm2.
Observei que um mero disjuntor bifásico de 40A/220V tem valores de R$ 40 até mais R$ 400 possivelmente a estrutura e materiais devam ser diferenciados. Exemplo da própria ABB
O colega acima já indicou o IDR da Greenv (produzido pela ABB). Sugestões de modelos de qualidade são bem vindos. Refiro-me modelo por que uma marca de “qualidade” produz itens de variados níveis.
O que é “elevou muito”? Até uns 40 graus (que é quente ao toque) ainda é bem aceitável. Se tiver dúvidas, compre um termômetro com mira laser ou, se der, uma câmera térmica para tirar qualquer dúvida e achar o locar exato do aquecimento. Muitas vezes o problema está na conexão dos cabos e não nos disjuntores/drs etc.
Cara com o disjuntor wi-fi observei temperatura de 63C… Fiquei pasmo! Pensei logo… Está marcando errado. Porém no dia seguinte na temperatura ambiente ele marcou certo! Aproximadamente 31C.
Como estou viajando, já deixei informado a notificação ao carregar para acompanhar.
Minha experiência com esses disjunores wifi chineses não foi boa. O que coloquei chegava a quase 70 graus durante o carregamento. Resolvi o problema substituindo por um outro medidor wifi que utiliza um clamp para a medição da corrente. Perdi a possibilidade de desligar o sistema remotamente, mas agora não tenho mais o aquecimento excessivo.
Estes disjuntores wifi utilizam um relé interno que deveria suportar até 63A de corrente, mas na prática não suportam metade disso por muitas horas sem aquecer demasiadamente.
No semana meu wattimetro (comum, sem ser wi-fi) derreteu e estufou. Acredito que tinha uma folga no barramento bifasico e o centelhamento fez a temperatura disparar.
Ou o equipamento está medindo fuga que não existe ou seu IDR não está protegendo corretamente. Com fuga maior que 0,030 A ou 30mA o IDR deveria desarmar.
Se o IDR desarma quando vc aperta o botão de teste dele então ele esta funcionando corretamente.
A tela no app nao mostra a unidade da corrente de fuga, mas presumo que seja mA. Se for esse o caso, os 6 mA de fuga ficam abaixo dos 30 mA que acionariam o IDR.
Mesmo que seja somente falta de unidade, a ligação de um único equipamento com 6mA de fuga constante já me parece um problema de instalação ou do equipamento.
Não podem ser usados cabos PP com isolação de 500V em instalações fixas. Esses são cabos mais flexíveis e usados para ligar equipamentos como geladeira ou aspirador de pó na tomada.
Mas geralmente compramos cabos multipolares com isolação de 0.6/1kV nas lojas de eletrica, e esses cabos podem ser usados sem problemas. Na dúvida, verifique a especificação do seu cabo.
Pessoal, tô fazendo uma instalação para carregador portátil de 22kw, para abastecer a 9,5kw, para m terá um grande ganho de tempo…
Tava com muita dúvida sobre o idr, li nesta sessão que como o dolphin tem idr interno, nem precisaria, outro disse que não poderia ser ac, mas vi que também tem o tipo a, tipo c e tipo si…
Enfim… alguem me orienta o melhor a fazer? Coloca? Não coloca? Compra qual tipo?
Dependendo do seu risco até da pra usar sem enquanto não chega da china, mas eu não recomendaria, por exemplo se você tiver criança em casa.
Eu coloquei esse.
Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada!
R$126,65 | O interruptor atual residual do GEYA-RCD, GYL9, tipo A, ELCB, 4 Pólo, 40A, 63A, RCD, ELCB detecta, corrente residual da C.C.
Você vai precisar de 5 fios. 3 fases, 1 neutro e 1 terra. E se não engano o terra tem que ser independente do neutro.
o OBC do Dolphin é monofasico. Não vai conseguir mais que 7kW com ele. Além disso mesmo que vá utilizar um carro que suporte precisa ver se a sua região é 220-380V, pois se não for só com transformador o que acaba gerando perdas adicionais.
Sobre o IDR confiar na ponta para a proteção não faz muito sentido já que se nada garante que amanhã você vá utilizar mesmo carregador/carro. Por isso as normas indicam a utilização dos equipamentos de proteção.