Como prolongar a vida útil da bateria de tração?

Como moro em condomínio e nao liberou wallbox na vaga ainda. Estou amcarregando em alguns pontos perto de casa. Tem um de 30kw e outro de 40kw.

Carreguei em 1:08 de 20% ate 100%.

O que irei comecar a fazer é parar o carregamento nos 90% . Isso é viavel, trara mais vida util para bateria?

Celso, isso foi amplamente discutido aqui e, na minha opinião e de outros vários tb, é desnecessário o recarregamento até os 90%. Deixa bater os 100% mesmo e seja feliz.

3 curtidas

Celso, só uma observação. A temperatura é disparado o que mais degrada a bateria. Então fica a sugestão pra vc colocar o Car Scanner, monitorar a temperatura e evitar carregar caso as células estejam muito quentes, mesmo sabendo que o Dolphin tem um sistema de refrigeração. Nesses dias a bateria tem chegado perto de 40ºC quando uso o carro, se fizer carga rápida nessas condições a tendência é esquentar ainda mais.

1 curtida

Irei verificar de comprar o para entrada OBD…
Até la procurar carregar em dias menos quentes e sem estar dirigindo por grande periodo, ja parar e carregar.

Obrigado

Se você conseguir não carregar no carregador DC todas as vezes isso vai ser o mais importante.
Mesmo sem wallbox a garagem não tem uma tomada 220v? Se deixar ligado na tomada com um carregador portátil vai demorar umas 20h para carregar. Ai pode deixar no fim de semana ou dividir de duas partes se precisar sair com o carro.
O problema do que está fazendo é que a carga rápida esquenta mais a bateria do que a carga lenta. E se ficar muito quente toda hora é um problema como o Julio comentou.

A página da BYD Singapura orienta a evitar manter a carga abaixo de 20% e acima de 80% por tempo prolongado:

"Having your EV battery at a high state of charge, which is considered to be a capacity of more than 80%, for long periods of time will certainly reduce the lifespan of your battery. This is because lithium-ion batteries tend to last longer when used within the 20% to 80% range.

Additionally, as it takes considerably longer for your battery to charge from 80% to 100%, having it at 100% all the time not only reduces its lifespan but it’ll be wasting your time too!

Similarly, if your battery is always under 20%, it’ll affect your battery’s lifespan as the optimal battery charge state is between 20% and 80%.

If your battery is always under 20%, you’ll constantly face the danger of your EV self-discharging to 0 and shut off. This is because your EV’s battery management system typically shuts off well before reaching 0%. So if you leave your car unplugged for a prolonged period, you might need to call a tow truck for help!"

Não tenho muita certeza, mas acho que se trata de um artigo de outro tipo de bateria. A Byd vendia carros com baterias de ions de LITIO (LITHIUM-ION) e depois, com o lançamento das baterias Blade (2020), se concentrou em baterias do tipo LFP (LIFEPO4). Acho que o uso das baterias Blade nos veículos elétricos mais simples da Byd foi intensificado no fim de 2021. E esse artigo é de setembro de 2021, quando as baterias Blade ainda não eram popularizadas. Mas outros usuários podem confirmar essa informação.

3 curtidas

Boa tarde @julio !

Depois da uma monitorada na temperatura na bateria conforme o estilo de direção…

Por exemplo, uso comum na cidade… qual a temperatura média da bateria?

Estrada mantendo a 100… qual a temperatura média?
E por aí vai… entender as temperaturas conforme o tipo de direção

Vou comprar on obd2 e para de te incomodar depois

@Murilo na prática a temperatura da bateria tá sempre mais alta que a temperatura ambiente. Quando possível evito temperatura da bateria maior que 40ºC. Nos dias que estava muito quente, eu deixava programado para recarregar de madrugada quando a temperatura era um pouco mais baixa.

Obrigado pelo feedback e pela dica!

Ontem cheguei de viagem e fui colocar para carregar, ao conectar o radiador do carro já começou a funcionar num ritmo acelerado e o carregamento foi limitado a 4kw…daí decide esperar esfriar, liguei para carregar antes de dormir

O engraçado é que no manual fala exatamente o seguinte:

“Para melhorar a experiência de condução, recomenda-se carregar o veículo imediatamente após a condução. Neste momento, a temperatura da bateria de tração é relativamente alta e o desempenho de recarga pode ser melhorado”.

Eu até tenho procurado seguir isso, dou uma voltinha com o carro antes de carregar, mas fico pensando se isso não seria voltado mais para China e Europa, que enfrentam climas muito frios, ou se a recomendação tem alguma sabedoria que não sabemos e se aplica também ao Brasil. Como na sequência o manual fala “Em regiões com temperaturas muito baixas, carregar em ambientes fechados e aquecidos”, isso significa que ele distingue entre as duas situações de clima e a primeira recomendação valeria também para cá.

Se sigo o @julio , abro mão da voltinha
Se sigo o @Marcelo.Andrade , que preconiza seguir sempre fielmente o manual, dou a voltinha antes de carregar.

O que faço? Mais uma dissonância cognitiva no mundo Dolphin.

Eu paricularmente sigo as seguinte regras:

Evito carregar o carro com bateria com 70%, 80% ou 90%
Evito deixar chegar a bateria nos 20%
Então estando maior que 20%, normalmente coloco para carregar até 100%
Para o meu caso que tenho paineis solares, priorizo sempre que possivel. carregar de dia
Não fico na neura de carregar antes de sair ou depois que tenha rodado, estando nas condições que listei acima coloco para carregar, basicamente o que prega o manual de forma simplificada e objetiva

sem stress

3 curtidas

Também sigo sem stress, mas como regra bateria é como uma pessoa, muito frio é ruim e muito calor também. Em geral carrego o carro assim que chego em casa, mas teve dias com 39 graus e a bateria estava com 41. Como aumenta mais uns dois graus ao carregar, nestes dias específicos deixei programado para carregar de madrugada.

2 curtidas

@julio esse deixou programado para carregar de noite é alguma função do carro ou do wallbox ou você faz manualmente?

No meu portátil tem essa função. Mas no carro / wallbox não vi ainda.

Essa não requer os skills avançados do Julio, vou me intrometer :grinning:. Vá na aba de Energia do multimedia e procure Carregamento Inteligente, então defina o horário que a carga deverá iniciar.

O que não entendi é por que essa feature não permite a você definir o teto de carga (%soc), já que tem um enorme ‘100%’ na tela.

4 curtidas

Existe a função na multimídia de carregamento inteligente acho que e isso olhe lá. E vera que terá uma tela específica para isso onde você determina o horário que o carro irá iniciar a carga

Imagino que não tenha, pois no manual do fabricante ele já recomenda que a carga seja realizada até os 100%

1 curtida

Vi agora que aquele enorme 100% sumiu com a atualização. Agora vc escolhe se carrega até determinada hora, ou até chegar a 100%.

Pior que nao tem. Carreguei joje no rapido e foi com 44kw ate uns 85% depois vai caindo o KW até uns 12.

Nao pesquisei a fundo tecnicamente, mais acho sem fundamento qualquer kkk que depende muito da temperatura do dia. Estou priorizando carregar de noite.

Ainda bem que eu pouco uso o Dolphin; uma média de 50km semanais. Uma ou 2 vezes por mês faço viagem de ±200km ida e volta. Daí, sempre que julgo necessário, recarrego até topar e pronto. :hugs: