Como prolongar a vida útil da bateria de tração?

Olha uma situação que eu passei essa semana, de última hora sem planejar, precisei fazer uma viagem de 250km, trecho com muita subida, partindo as 14h, com temperatura externa de 40 graus. Já tinha feito essa mesma viagem com o golfinho, nas mesmas condições de clima, 39 graus, as 14 horas e com 2 passageiros a mais, mas tinha partido com 99%, e cheguei com 24%. Antes de almoçar, olhei a bateria e tinha apenas 74%, tenho um segundo veículo a combustão a minha disposição, mas eu pensei, vou colocar no carregador de 7kw, vou almoçar, se tiver com 80%, eu vou de golfinho e não gasto 150 reais de gasolina, foi a primeira vez que sai com o carregador portátil, tava com medo de acontecer alguma coisa e não ter bateria pra chegar em casa. A viagem deu certo, apesar de estar atrasado, fui devagar, colocando o cruzeiro a 100km/h, fiz algumas ultrapassagens seguras, cheguei no destino antes do previsto e para a minha surpresa cheguei em casa com 12%. Tô começando a entender um pouco do golfinho, mas acho que vou mudar pro yuan plus na primeira oportunidade.

2 curtidas

Também quero o Yuan, mais bateria e mais porta malas.
Nem penso em passar pelo Dolphin Plus.

@Marcelo.Andrade @julio @Truc_dp, quando vcs carregam pelo wallbox original, vocês percebem redução da velocidade/potência de carga após os 80% de carga?

Eu não.
Aqui em casa, carrego de ponta a ponta à 6,4 kW (geralmente carrego de 50-60% a 100%).

Sim este processo é normal quando passa dos 80% ele diminui para proteger a bateria, isso contece nos carregadores rapidos até 80% ele carrga em uma potencia alta depois dos 80% ele diminui

Só refornulando @G.Moraes isso acontece em carregadores de carga rápida no wall box de casa o meu vai com 6 a 6.2 até os 100%

2 curtidas

Gostaria de responder a essa pergunta, mas a verdade é que carrego sempre á noite, e não tenho ideia do que ocorre durante a carga. Verificar se o soc chegou a 100% (sempre chegou) na manhã seguinte é o maximo do que observo.

Confesso que montar uma curva de pressão dos pneus vs sua temperatura está me tomando mais atenção e interesse que monitorar a bateria esses dias.

2 curtidas

@G.Moraes no meu Wallbox mantém cerca de 6kW até os 100%

1 curtida

Nunca notei redução em casa ou em cargas lentas, mas eu notei isso na única vez que eu usei uma carga rápida.

Exatamente, @MarcelloJun !

Só reparei redução na potência de carga nas 2 breves recargas rápidas que fiz.

Né meio esquisito nao, essa parte?
Manutenção e Serviços 7
Como otimizar a autonomia:

Mantenha um baixo consumo de energia por 100 km, reduzindo ao máximo a utilização do rádio, ar-condicionado e dispositivos externos, pois um consumo maior de energia por 100 km diminui a autonomia do veículo;

pelo que entendi desses artigos, quanto mais descarregar melhor (até uns 10%) e carregar tudo até 100%. cargas de curta duração são ruins.
seria isso?

Muito bom esse tópico, me fez acelerar o conhecimento de carga e durabilidade das baterias, valeu mesmo galera! Verifiquei ser unânime nao deixar a bateria baixar se 20%, com base nos relatos e experiências adotaria 30%, evitar cargas rápidas e evitar bateria ficar a 100%. Tem uma materia interessante.

3 curtidas

Minha prática atual está assim… ando quase 90km todos os dias… o que dá uma 22 a 25% de bateria, toda noite carrego até 75%, programo a carda para terminar logo antes de sair de casa… quando chego em casa, normalmente está com 50%, carrego com portátil, bem lento, 10 amperes normalmente.

Viajo uma vez por semana, na noite anterior a viagem carrego a 100%, depois volto para casa e mantenho a rotina dos 75%, sei que a maioria vai dizer que é desnecessário, mas é assim que tenho feito

Hoje com 10.100km mais ou menos

2 curtidas

Bom… ai vai de cada um, mas esta descrito no manual do fabricante e já foi amplamente discutido aqui no forum, que para as baterias Blade da BYD é recomendado pela propria fabricante que as baterias devem ser carregadas sempre até 100%

Eu sigo a recomendação do fabricante

1 curtida

Pois é… faço assim para evitar ficar com carro com SOC elevado e evito grandes DOD, com pouco conhecimento sobre baterias que tenho, imagino que mal não faça e tem potencial de ajudar, não atrapalha na minha rotina, e acabo carregando a 100% uma vez na semana, daí só o tempo dirá como vai ser a deteriorização da minha bateria, pretendo ficar com o carro até os 200.000km

2 curtidas

Se vai ficar até 200.000km imagino que de qualquer jeito que carregar vai funcionar.
Não é melhor fazer do jeito mais fácil?

Como disse não atrapalha na minha rotina, e acredito que vou conseguir um deteriorização menor da minha bateria desse jeito

Gente, posso até estar enganado, mas posso apostar que mesmo pra bateria blade, valem as regras gerais de LFP para LONGEVIDADE. Baixa temperatura, manter entre 20% e 80%, baixa corrente de carga e descarga (ou seja, nada de meter o pé…). O manual fala pra carregar 100%, evitar cargas frequentes curtas, mas na minha humilde opinião, é porque a LFP dura o bastante (pelo menos 3.000 ciclos, possivelmente 5.000, com um pouco de cuidado 10.000) e a garantia de 8 anos é pra 60% da capacidade original. Então, pra não ficar complicando demais pro usuário padrão, eles preferem garantir que a estimativa de carga (e autonomia, principalmente) é MUITO mais importante (eles não querem tomar processo de usuário que achava que tinha 20% de carga e a BMS tava descalibrada e o cara fica na estrada). Então o que importa é que o BMS reporte autonomia com o máximo de precisão. Como a medida de carga é feita por integração de corrente na maior parte do tempo, isso pode levar a desvios consideráveis. Para recalibrar, basta carregar a 100%. E quanto mais frequentemente você fizer, melhor pra manter a precisão. É isso que importa pro fabricante pra não deixar usuário sem bateria na rua. É complicado falar: use temperatura baixa, use baixa corrente de carga, pise leve, mantenha a carga entre 20% e 80%, porque mesmo que você não fizer nada disso, após 8 anos a bateria ainda vai estar com pelo menos 60% da capacidade original. Só maníacos como eu (e alguns outros amigos deste fórum…) se preocupam em fazer com que a bateria dure o máximo possível. Se eu ainda puder estar usando meu Dolphin daqui a 30 anos, melhor! Mas a maioria já vai ter trocado de carro várias vezes nesse período. Possivelmente eu também. Mas ninguém me impede de continuar cuidando da minha bateria e não critico quem não seja maluco como eu. Só queria deixar minha opinião pra quem achar que faz sentido e quiser agir de modo semelhante.

3 curtidas

Vocês estão muito preocupados de como estará a bateria em um futuro tão distante.

Nesse futuro longínquo, temo que a minha preocupação será mais com a bateria da cadeira de rodas que do Dolphin…

Carpe Diem!

2 curtidas