Como prolongar a vida útil da bateria de tração?

Me mudei esse dias para uma casa nova, ainda não instalei meu wallbox, e tenho usado rotineiramente o carregador portátil com 13a, e ficou parecendo que o carro está fazendo mais km/% de bateria… sei que não faz sentido

Mas depois, caso queiram e tenham tempo, façam um teste, carregue de meia bateria tipo… de 50 a 70%, até 100% usando sei carregador portátil, a uns 13a e vejam de faz diferença mesmo…bom feriado a todos

O futuro não existe (assim como o passado, também), pensar nele em excesso é ansiedade (pensar demais no passado pode ser depressão). Mas é no presente que se age para moldar o futuro. Eu gosto de cuidar das minhas coisas. Mas entendo que pode não fazer muito sentido pra quem troca logo de carro. Faz sentido pra mim, que ainda tenho um Honda Fit fabricado há 20 anos…

Eu acho que faz todo o sentido sim… Sei que não tem comparação, mas percebo este mesmo tipo de diferença de “carregador rápido” para “carregador normal” carregando meu celular… talvez a lógica seja parecida… Ainda não tive oportunidade de testar no carro

Concordo com várias pontos. Também tenho a intenção de preservar o máximo possível e ter a menor degradação para a bateria pq não troco de carro com muita frequência, então estou tentando encontrar o equilíbrio no uso e recarga, sem sacrificar a “liberdade”. Contudo, sobre a carga até 100% nas LFPs, acho que a discussão pode ir mais além. Vi um vídeo, onde um senhor fez algumas medições e analises em baterias LFP utilizadas em sistema off grid, (sim, diferente aplicacao) e o que ele concluiu é que as baterias LFP, são mais estáveis,
e não apresentam uma alteração na voltagem após os 90% que poderia causar significativa degradação, como ocorre nas NMC, que, após 80% a voltarem varia muito. O vídeo é em inglês, mas vou deixar o link, caso alguém se interesse.
Quebrando o mito de estado de carga entre 20 e 80% para baterias LFP

2 curtidas

Esse vídeo foi excelente para mim!

Muito informativo

Eeu tinha feito umas medidas aqui e tinha observado que até 90%, a voltagem segue razoavelmente linear. Acho até que 95% vai bem. Minhas células começam a apresentar diferenças maiores de voltagem mínima e máxima a partir de uns 95%. Mas como não fiz umas medidas precisas, como se deve, anotando valores, com várias repetições, tabelando bonitinho como fazia nos laboratórios da universidade e, em vez disso, só olhava curiosamente os valores de vez em quando usando a interface OBD II, não comentei nada. Outra coisa, os valores de voltagem variam para um mesmo estado de carga (SoC). Assim que termino de carregar, o valor é mais alto. No dia seguinte, vai ter caído um pouco. Se eu meço para um mesmo SoC ao chegar em casa depois de dirigir, a voltagem pode ser mais baixa. É por isso que a BMS precisa estimar a carga integrando a corrente que entra e sai, o que, com o tempo leva a imprecisões. É como o cara do vídeo falou, não dá pra medir voltagem e estimar o estado da carga. Vale notar, ainda, que todo mundo assume que estar na faixa linear quer dizer que estamos fora da faixa em que estamos “forçando” íons para um eletrodo ou outro. Será que é assim mesmo? Estou só tentando ser realmente científico. Precisaria ter tido um estudo nesse sentido para correlacionar a região exponencial com a faixa de degradação das baterias. Vamos assumir que sim, por enquanto. Mas, de todo modo, 20% e 80% estão bem dentro das minhas necessidades no dia-a-dia. Na verdade, tenho deixado abaixo de 70%, até e já recarrego sempre com 50%, vai que preciso ir para alguma outra cidade da região. Só quando vou viajar para longe, ou quando o carro reclama (sim, ele reclama…), eu carrego até 100%. 20 a 80% é uma simplificação razoável para se falar pras pessoas e está mais para a segurança do que 10% a 95%. É uma coisa muito pessoal, depende de como cada um quer (ou pode) usar e depende de quanto cada um quer a bateria preservada com o passar dos anos.

1 curtida

Olhando esse tópico de novo…
Então mudou tudo? Até onde eu estava seria bom carregar a bateria da BYD até 100% porque até a Tesla recomendava carregar até 100%.

Agora é até 80, 90% então?
Ou é suposição ainda?

Para mim não mudou nada, sigo a recomendação do fabricante carregar em 100%

2 curtidas

eu nunca cheguei nem perto dos 400km, e o meu sempre mostra 405 quando a bateria está em 100%, eu acredito que seja algum tipo de programação, se está em tantos % mostrar tantos km, pq ele não calcula realmente baseado na informação que está no dash board da real autonomia que o carro está fazendo

Alguém mais teve essa impressão?
Precisei carregar na tomada de 10a de casa, tive a impressão que a bateria durou mais, pois fiz uma viagem que eu geralmente chegada com 15 a 20%, bem que eu fui com apenas 1 passageiro, mas cheguei com 33%.

Já tive essa mesma sensação, principalmente na primeira metade da bateria.
Depois parece que consumiu mais, e deu na mesma na autonomia final.

Em geral, sempre me parece que consome menos quando tem mais carga e consome mais rápida a metade “final” (50%-20%), mas na média tem sido constante consumo de 14kW/100km.

Engraçado, porque o indicador de todos os carros a combustão que tive foram assim, o ponteiro se mexia muito mais lentamente na metade mais cheia que na metade vazia. Será que a BYD colocou algo nessa linha no algoritmo de autonomia? Por que será que os fabricantes fazem assim?

Isso para mim é claro. No GS ele não leva em consideração a forma como vc dirige nem nada. Acho horrível esse range exibido, não serve para muita coisa.

Já o Plus possui o range dinâmico, muito melhor. Espero que venha para o GS.

1 curtida

Pessoal, devido a minha fiação ser muito ruim na minha casa só consigo carregar a 3.5KW

Pra mim é mais que o suficiente durante o dia a dia.

Mas estou com uma dúvida de como fazer o ciclo que pede pra ser feito a cada 6 meses…

Se eu descarregar ele até 10% pra carregar de novo até 100% vai demorar uma eternidade em casa. Pra fazer esses ciclos completos não posso desconectar ele no meio da carga se precisar usar o carro e depois conectar de novo pra deixar até o 100%?

Tem que dar um carga completa de 10% a 100%, cara voce vai fazer isso 1x a cada 6 meses duas vezes ao ano é só se programar kkkk, não deveria interromper, se voce colocar no final da tarde e for dormir de manha ja estara carregado

1 curtida

Estava calculando aqui e realmente não é tão demorado. Umas 16 horas carrega. Fazer numa sexta às 19 até sábado às 11 da manhã é bem possível sim. Vou fazer direto então. De 10 até 100 já está bom né? Oi precisa baixar mais?

Este é o limite, 10% já e uma descarga profunda está ótimo, eu sempre carrego meu carro quando a bateria chega em torno de 40% a 30% a cada 6 meses 10%

2 curtidas

Estou indo no shopping fazer a recarga dos 6 meses. Espero que na próxima ja tenha aqui no condomínio a instalação. So falta o ok em assembleia =)

Lá carregador faz uns 6,5kw vai demorar umas 6 horas =)

1 curtida

Vocês acham prejudicial pra bateria fazer um carregamento de 40% até uns 80% e desplugar antes de terminar a carga?

Pq meu carregador é de 3.5kw e depende do dia ele não consegue carregar mais do que isso de um dia pro outro…

De as vezes pode pegar de uns 30% até uns 70% tbm…

Não é prejudicial. A bateria LFP não tem efeito memória, pode carregar até 80% sem problemas. Só lembre fazer uma carga mais profunda e completa de vez em quando pra calibrar o BMS.

1 curtida