Seu primeiro estudo do ScienceDirect trata de temperatura ambiente, que é diferente da temperatura interna da bateria em operação. @Murilo e eu estavamos nos referindo a temperatura interna, medida pela interface OBD2.
“the capacity fade is strongly dependent upon the ambient temperature”
O achado desse estudo é bem condizente com o que eu esperaria, afinal, é razoável que a temperatura interna de uma bateria LFP seja bem mais elevada do que 45C quando a temperatura ambiente é 45C.
Sua segunda fonte colabora com meu argumento:
“As baterias LiFePO4 são geralmente projetadas para funcionar dentro de uma faixa de temperatura de -20 ° C a 60 ° C (-4°F a 140°F). Dentro desta faixa, a bateria será capaz de fornecer sua capacidade nominal, manter uma tensão constante e sofrer uma degradação insignificante de desempenho ao longo do tempo.”
Essa fonte cita que operar a bateria acima da faixa é bastante prejudicial:
“Estudos demonstraram que para cada aumento de 10°C (18°F) na temperatura acima da faixa ideal, a vida útil das baterias LiFePO4 pode ser reduzida em 30-50%.”
Mais à frente há uma tabela mostrando a faixa ideal:
Faixa ideal de temperatura operacional: LiFePO4 -20 ° C a 60 ° C (° F a -4 140 ° F)
Por isso ainda defendo que 42C de temperatura interna de uma bateria LFP não é fonte de preocupação e não causará desgaste prematuro relevante, não exigindo que o motorista reduza ou pare o veículo nesse caso. Certamente não seria o mesmo caso de uma bateria a 60C de temperatura interna.