Comparativo de pneus para o Dolphin Plus

Regra de ouro para carro pesado, calibrar os pneus sempre acima do recomendado umas 2 libras!
Fica mais duro? Sim. Aumenta desgaste? Sim. Mas evita que um buraco detone o pneu e aro. Eu tento sempre manter o carro com 38 libras. Ja acertei alguns buracos e o carro sobreviveu. O problema é conseguir manter a calibragem com as variações de temperatura aqui de SC. Já teve vez de eu sair no inverno com o carro reclamando dos 4 pneus estarem com 33 libras pq se vc calibra no calor, perde um monte de pressão no frio.
Até pensei em procurar um lugar pra fazer a calibração com nitrogênio que não sofre mudança com as variações térmicas, mas não sei o preço nem conheço nenhuma empresa na região aqui que faça.

Com 16 mil km rodados, meus pneus dianteiros já estavam no arame. Estranhamente, o lado do motorista apresentou um desgaste maior que o do passageiro, especialmente na parte interna. Acabei optando por colocar dois pneus Westlake 205/50R17 93W Z-108, pois achei o melhor custo-benefício.

Ou o seu modo de condução é bastante agressivo, ou seu carro está precisando de um alinhamento e cambagem. Meu Yuan tem 28000 kms e com certeza os pneus vão chegar aos 50000 facilmente, porém fiz esse alinhamento e cambagem num mecânico que conheço.

Tinha um Jeep Commander que não fez 18000 com o jogo de pneus originais. Fiz alinhamento e o segundo jogo já tem 40000…

2 curtidas

Grande parte do tempo ando no modo ECO, mas sempre achei os pneus Linglong mais propensos a “cantar” e com menor aderência. Acredito que os Linglong que vieram no carro tenham classificação E para eficiência e E para chuva. Fiz alinhamento e cambagem, mas acho que a cambagem foi desnecessária, já que acredito que o Dolphin nem tenha essa opção.

Agora estou sentindo o carro puxar para o lado do motorista. Vou rodar mais um pouco para verificar se não é desnível da pista, mas acredito que seja o alinhamento.

É justamente a cambagem que resolve o problema de gastar por dentro o pneu. No meu Plus, consegui fazer 20 mil com os ling long originais da frente. Porem quando cheguei em 11 mil rodados, levei o carro pra fazer o alinhamento, balanceamento e cambagem.
A empresa que realizou o serviço me disse que o carro estava um pouco desalinhado, mas a cambagem até estava boa. Os meus, troquei quando chegou no TWI, mas estavam com desgaste bem nivelado. O que aconteceu com o seu não é normal não.
Precisa levar em uma oficina boa para fazerem uma avaliação correta e evitar que os novos pneus tenham esse mesmo desgaste prematuro. Os meus duraram somente 20k pq eu realmente estavam dirigindo bastante no modo sovietico. Mas devem durar pelo menos uns 35 a 40 mil se rodar de forma normal.

1 curtida

Acredita que o Dolphin não tenha cambagem? Existe carro que não faça cambagem?

Concordo. Por mais que o pneu dure pouco, o esperado é que o desgaste seja uniforme.

Estava assim o meu quando subiu no elevador, lembrando que os pneus traseiros estão praticamente novos, sem desgaste.

Esta dentro da tolerância.

Boa noite amigo! Estou com o mesmo problema no meu Dolphin Plus. Passei na concessionária quando o carro estava com 10 mil Km e disseram que era normal e era uma característica do carro… Mentira…
Andei com o gerente de pós vendas no test Drive dele e não tinha vibração alguma. Fiquei de levar o carro lá para eles verem esse problema e também para o airbag que continua acendendo a informação no painel. Infelizmente senti que eles estão muito perdidos e não sabem o que fazer.

só por o selante e continuar tranquilo a viagem

Excelente, essa tabela comparativa. O meu Dolphin Plus, veio com o pneu Hankook ION Evo. Porque você não incluiu ele na fabela? Consegue is dados dele, pra gente ter uma noção comparativa com esses outros?

O meu Plus veio com os Hankook Ion Evo com logo de especial para EV também, até o momento eu estou gostando bastante, boa aderência, silencioso.

Por curiosidade, procurei em lojas online para reposição, pq me parece uma ótima opção para quem já está precisando substituir os pneus originais, e também não encontrei, nem as informações do Inmetro.

Então liguei no escritório da Hankook para perguntar, quem me atendeu disse que os primeiros lotes vieram para abastecer as concessionárias da marca e que estão no processo de importação para lojas terceiras, provavelmente em uns 3 meses estará abastecido no mercado.

Pedi as informações do Inmetro e ele me passou o seguinte:

Aderência: A
Eficiência: B
Ruído: 67dB

Esperemos para ver o preço.

3 curtidas

Compartilhar uma experiência desagradável que estou tendo, sobre pneus….

depois de 44 mil km precisei trocar os linglong, tive um episódio de aquaplanagem e não quis protelar mais

Tenho um grande amigo que trabalha com pneus há 30 anos, ele entrou na minha cabeça dizendo que esses pneus de marca desconhecida (itaro, speedmax, etc) tem qualidade muito semelhante aos de marca tradicional, e que não compensava gastar tanto com pneu

Daí caí na ideia e comprei um jogo de Itaro, aquela ficha do imetro falava consumo “E”…

Resultado, o grip do pneu é excelente, nem no Sport o carro destraciona acelerando porém… e esse é um grande porém

O carro agora ficou gastador… parece que tenho que acelerar mais para andar… o trexo de 200km que fazia com 48%, agora gasta uns 55% ou mais

Moral da história, se estão preocupados com autonomia, comprem pneus com “consumo” do imetro melhor, não faça como Eu

2 curtidas

Acho que o segredo é equilíbrio. Se focar em aderência, consumo vai lá em cima mesmo, dado que vai ter mais atrito com o solo. Se o próprio Inmetro já classificou como E pra consumo, não era de se esperar outra coisa mesmo. (Não estou sugerindo que você estava esperando outra coisa).

Honestamente não imaginava que faria tanta diferença, que seria algo pouco perceptivo, só que não foi… fez muita diferença no consumo

E como autonomia para mim é o principal, próxima vez vou comprar um que “gasta menos”

3 curtidas

Olha o que o chat GPT fala sobre o assunto

Para carros elétricos, a resistência ao rolamento dos pneus tem um impacto ainda mais significativo na autonomia, porque:

•	Eficiência energética: Veículos elétricos são mais eficientes do que carros a combustão, o que significa que qualquer perda de energia (como a causada pela resistência ao rolamento) representa uma fração maior da energia total consumida.
•	Foco em autonomia: A autonomia é um dos principais fatores de desempenho para carros elétricos, e reduzir a resistência ao rolamento pode aumentar a distância percorrida por carga.

Impacto da resistência ao rolamento em carros elétricos:

1.	Redução de resistência ao rolamento em 10%:
•	Pode aumentar a autonomia do veículo elétrico em 3% a 4%, dependendo das condições de condução.

2.	Comparação entre pneus de classe A e B:
•	Pneus de classe A (menor resistência ao rolamento) podem aumentar a autonomia de um carro elétrico em até 5% em comparação com pneus de classe B.

3.	Exemplo prático:
•	Se um carro elétrico tem uma autonomia de 400 km por carga:
•	Pneus de classe A podem adicionar até 20 km de autonomia em comparação com pneus de classe B.
•	Pneus de classe C ou inferiores podem reduzir a autonomia em até 40 km.

Por que a resistência ao rolamento é crítica para EVs?

•	Eficiência na frenagem regenerativa: Pneus mais eficientes ajudam a maximizar a recuperação de energia.
•	Torque instantâneo: Carros elétricos têm torque imediato, o que aumenta a demanda dos pneus. Pneus de baixa resistência ao rolamento ajudam a otimizar o uso dessa energia.

Conclusão:

Para carros elétricos, investir em pneus com menor resistência ao rolamento (classe A ou B) pode ter um impacto direto e significativo na autonomia, especialmente em conduções urbanas e em velocidades moderadas. Isso se traduz em maior eficiência energética e menor frequência de recarga, o que é crucial para maximizar a praticidade de um EV.

1 curtida

Minha namorada estava a 60km pr hora. O problema todo foi o buraco mesmo.

Outros carros furaram o pneu da mesma forma poucos minutos depois dela.

Tinha uma fila chamando reboque… reboque tava indo, buscava, levava e voltava pro mesmo lugar…

Como os motores elétricos tem uma eficiência muito alta, qualquer alteração impacta muito no consumo.
O maior exemplo disso é a velocidade, passando dos 110km por hora, a autonomia derrete.
Por isso existem modelos de pneus específicos para elétricos, com foco na menor resistência a rolagem possível.

1 curtida

eu usei Itaro nos dois carros que a gente tinha antes, um civic e uma forester e meu amigo colocou na CRV dele. Nós gostamos muito, mas realmente no carro a gasolina a variação de consumo passou batido. Mas todos os carros ficaram bons de andar. A diferença no preço do pneu será que não compensa o consumo extra por uns 60 mil km? Para a forester e a CRV deu quase 1000 reais a menos para o jogo de 4 pneus

É a questão de uso diário que manda, mesmo aumentando o consumo, o carro ainda é extremamente econômico, mas as recargas vão ser mais frequentes e para quem tem percursos que ficam próximo do limite de carga realmente pode ser um problema.
Mas existem opções no mercado de pneus mais baratos que vão conseguir entregar um ótimo custo x beneficio sem comprometer o alcance do carro, independente da marca, para mim as 2 medidas mais importantes são nível de ruído e justamente a resistência a rolagem que é basicamente medida pelo item economia de combustível da etiqueta do Inmetro.