Ando com meu dolphin plus 90% em rodovias (acredito q por isso un desgaste mais rápido) ando apenas no eco. Comprei o primacy plus da michelin, os pneus são otimos, na chuva, conforto e etc.
Rodei cerca de 16000 km com eles chegaram no TWI, ainda vou rodar mais com eles.
VIsto que eles ja esta chegando no fim, fui ver o preço dos mesmos pneu hoje, e esta R$ 4100 pra trocar os 4, um bocado caro.
Agora que o grupo ja tem mais tempo, voces ja tem uma recomendação nova de pneus ?
Rodou apenas 16 mil? caramba… achei muito pouco pra esse pneu…
Deveria ser justamente o contrário. Em rodovias as velocidades são mais constantes, o anda e para do trânsito urbano gera mais desgaste do que uma rodagem constante. A menos que ande muito rápido, com retomadas frequentes em trechos sinuosos, por exemplo.
Se já chegaram no TWI, troque o mais rápido possível, mesmo que ainda seja “seguro” o uso, esse indicador é justamente o utilizado em fiscalizações. Se pegar um guarda que dormiu de calça jeans, vai dar zebra…
Eu fui no Nexen Nfera SU4, mas ainda é recente, então não posso falar em durabilidade nem consumo.
Né? Eu rodei 20k com os Hankook originais, sendo que abusei dos primeiros 10k…
Eu estou com meus ling long (fazendo barulho absurdamente rsrs) com 25k e ainda estão mais de meia vida… Rodar 16k nos michelin primacy tem algo errado, ainda mais com uso mais em rodovia..
16k com os Michelin?? Eita! Até os ling long duram geralmente mais do que isso.
Eu comprei 2 Michelin primacy+ 4 justamente pq vi muitos usuários de modelos a gasolina ressaltando a alta durabilidade.
Como eles estão no eixo traseiro desde os 18k, estão praticamente novos agora com o carro tendo 38K
fisicamente, justamente por ser rodovias, o carro tem que estar o tempo todo vencendo o arrasto do vento, essa força para vencer o arrasto vem do atrito do pneu.
Fiz alinhamento 3 vezes nesse periodo, ando entre 90-110 km/h
Vencer o arrasto é infinitamente mais fácil do que vencer a inércia e a energia cinética acumulada…
O arrasto aerodinâmico e o atrito dos pneus tem comportamentos bem diferentes em relação à velocidade. A curva de atrito dos pneus X velocidade tem um comportamento quase linear, enquanto a curva do arrasto aerodinâmico X velocidade tem comportamento exponencial.
Andando a 80km/h, o arrasto aerodinâmico consome aproximadamente 4,6 Kwh/100km, já a 112km/h, o consumo só para vencer o arrasto é 9,4Kwh/100km.
Já o atrito dos pneus consome uns 3Kwh/100km de forma bem linear com a velocidade.
Fonte:
https://www.pistonheads.com/gassing/topic.asp?h=0&f=23&t=1977881&i=60
PS: Dados para o Tesla Roadster, cada carro deve ter suas curvas. Mas já dá para ter uma ideia.
A curva de força para vencer o ar é exponencial, então a inercia não resolve muita coisa
acredito que a linha para pneus nesse grafico está incorreto, como eu disse, se é necessario mais potencia para vencer a resistencia do ar, logo é os pneus que fazem essa força no solo. Como por exemplo podemos pegar o bugatti que em velocidade maxima, os pneus duram 15 min, e os carros de formula 1, que trocam de pneus varias vezes ao longo da corrida
Tu tá confundindo a força gasta pelo motor com o atrito/stress do pneu em contato com a pista. O carro fica mais leve em ordem de marcha devido ao acúmulo de energia cinética, o que reduz o esforço do pneu.
Uma vez em movimento, o pneu vai sofrer menos stress enquanto o carro se mantém em movimento.
Se seja condução em estrada for progressiva, sem muitas retomadas fortes, o desgaste do pneu é sim menor em estrada. Agora, se tu dirigir sempre colando no carro da frente, o que te força a frear é reduzir com frequência, aí pode até ser que o pneu desgaste mais em estrada.
Quando viajava todo final de semana de SP pro interior cheguei a ter pneus meia vida com mais de 40k rodados. Andando majoritariamente em cidade pra chegar nos 40k já é difícil.
Não existe nada que desgaste mais com esforço constante do que com variações de esforço.
Cara, que comparação descabida.
Sabe o que os carros de fórmula 1 mais fazem? Ganhar velocidades de forma absurdamente rápida assim como perder velocidade de forma absurdamente rápida.
De fato em corridas o uso se parece mais com cidade do que estrada. Nas corridas vc acelera e freia o tempo todo como se tivesse numa avenida cheia de semáforos. Em viagem geralmente a gente freia muito pouco. No máximo tira o pé do acelerador para se ajustar ao trânsito.
Além disso, na fórmula 1 a composição do pneu é feita propositadamente para durar metade da corrida para forçar a troca, adicionando mais elementos na corrida. Se quisessem, fariam pneus que duram a corrida toda, mas é norma da FIA. Tanto que todos correm com pneus sempre da mesma fabricante cada temporada.
É isso. Tem tanta coisa nessa comparação que se for listar tudo aqui vira a noite nisso, e olha que são 7:25 ainda.
Além da questão das trocas obrigatórias, ainda tem o fato que quanto mais aderência, menos durabilidade, e na corrida aderência é mais importante do que durabilidade.
Carros de corrida tem metros de velocidades constantes, não quilômetros o como em estradas a 100km/h.
A “condução” em corrida se parece mais com aqueles motoristas da Vivo que aceleram seus uninhos até o limite a cada quadra, e sentam o pé no freio a cada semáforo…
Se o assunto virou F1, já gostei. Mas, falando sério, precisei trocar dois pneus do meu dolphin plus aos 3 mil km. Num primeiro momento, o consumo aumentou muito. Agora, com 6 mil rodados, o consumo normalizou. O que acho que aconteceu foi que os pneus não fizeram muita diferença. O que pesa enormemente é a temperatura ambiente e a forma de dirigir. Nem mesmo o peso do carro fez diferença. Ando com estepe, macaco, chave de roda, 3 adultos e a média geral está em 15,7 kwh. Quando comprei, ficava acima de 17 kwh. Mas é a minha impressão.
@dawtaylor o que tem achado dos Nexen? Conseguiu avaliar o consumo? Obrigado!
Não notei diferença até o momento. Amanhã vou fazer um trecho de estrada que é onde deveria dar mais diferença.
Se possível nos conte sobre. Obrigado!
Completei agora o trecho ida e volta, não é um caminho que eu faço com muita frequência, mas as condições de estrada são muito semelhantes. Média ficou entre 14.5-15.5kw/100km. Praticamente o mesmo de antes.
Possivelmente eu faça um trecho comum, até Campinas, nas próximas semanas. Vou compartilhando por aqui.
São os 2 trechos na data de hoje no meu controle.