Se você usasse os EUA de exemplo, até vai, mas pra atravessar a Alemanha de Norte a Sul não dá 1000km…
Alem disso, olha essa foto que tirei em um posto no meio do nada na Suíça no ano passado:
Não há problema de infra estrutura nenhum…
Se você usasse os EUA de exemplo, até vai, mas pra atravessar a Alemanha de Norte a Sul não dá 1000km…
Alem disso, olha essa foto que tirei em um posto no meio do nada na Suíça no ano passado:
Não há problema de infra estrutura nenhum…
Esse é o mundo ideal para um EV. Distâncias não continentais dentro do país e grande quantidade de carregadores.
Viajo com frequência com meu DP. Tento calibrar o pé em 12 kw (reconheço que é difícil) para alcançar a melhor autonomia possível. Usando essa potência (ar ligado, 3, 4 pessoas no carro mais as tralhas que nos acompanham), consigo no mínimo uns 410, 420 km de autonomia projetada e velocidade entre 90 a 95km/h.
Minhas viagens são majoritariamente pelo litoral de SC até SP Capital. Infraestrutura? Em SC (litoral), há de sobra. Tem carregador por todo canto. Na Régis, um pouco menos, mas ninguém passa dificuldade, acredito, para vencer os 400km entre CWB e SP.
O que pega hoje, a meu ver, é o preço da energia fora de casa. Na casa dos R$ 2,00/kWh, o DP praticamente iguala o gasto de gasolina de outros carros médios (T-Cross, por exemplo) e aí o carro elétrico deixa de ser vantajoso.
Espero (torço, na verdade), que os eletropostos não sigam a tática usada pela indústria do álcool combustível, que sobe o preço por litro assim que a gasolina sobe de preço. É essa razão, aliás, que me faz pensar que o melhor elétrico é o carro com a maior bateria, para rodar o máximo sem precisar de recargas externas, claro, se o foco for economia.
A minha economia é do uso urbano que, no meu caso, é prevalente. Ando à 100km/h na BR101 SC e faço média de 16,5kw/h. Nunca baixou de 15kw/h. Sou extremamente cauteloso da direção, mas o consumo não baixa.
Se seu consumo for de 15kWh/100km, ao custo de R$2,00, um carro a combustão, com o preço de combustíveis atuais, precisaria fazer acima de 20km/l pra pensar em igualar o gasto com gasolina.
Sim, a diferença reduz significativamente, porém ainda é vantajoso.
Como mencionado pelo @ricardonbr, 90% do tempo a gente roda no alcance da autonomia a partir de casa, onde o valor do kWh é metade ou menos do valor do carregamento rápido público. Dos 32k que eu rodei com meu carro, uns 3k me exigiram algum carregamento rápido, então eu “diluo” essa diferença de valor nos outros 29k, o que ainda é vantajoso demais.
Esse é o raciocínio correto, ainda mais para quem tem geração solar ou outra fonte de energia que não seja a distribuidora de energia convencional. Eu também nunca consegui médias abaixo de 15kw/h.
No meu caso sempre foi Energia solar que eu já tinha sobrando em casa. Já foram praticamente 35mil km rodados ao custo zero, só não é totalmente isso pra devo ter feito umas 3 viagens de uns 700km que precisei parar no meio do caminho pra carregar. Mas o legal é que os primeiros 350km é de graça tbm, e se se programar bem no destino consegue carga ou grátis ou bem mais barato em hotel com infra (sempre procuro hotel com infra ou se for airbnb levo meu carregador que tem seletor e carrego a 10A de boas na tomada comum).
Até hoje eu não consegui me hospedar em um lugar que tivesse recarga.
Eu fiz umas 3 viagens mais longas onde precisei de 2-3 recargas cada, no mais é tudo no alcance da autonomia do D+ à partir da minha casa, geralmente nem preciso me preocupar com recarga em geral. Quando vou à São Paulo eu faço uma recarga pra voltar, mas nunca até 100%, só pra não chegar na bacia das almas em casa, mas esse final de semana eu vou pra lá e to pretendendo ir no modo YOLO e ver no que dá na volta. ![]()
Muita das vezes os hoteis não divulgam que possuem opção para recarga do carro elétrico. Sempre que viajei eu entrei em contato com o hotel e perguntei, e por incrível que pareça, em uns 70% das vezes o hotel tinha como disponibilizar a recarga (grande maioria usando meu carregador portátil). Alguns com custo fixo, outros de graça… Vale a pena perguntar.
Acho que eu não dei sorte mesmo. Eu sempre pergunto, o único que “tinha” estrutura de recarga, na hora, não estava funcionando.
Putz, aí é complicado mesmo… Um dia essa galera ainda vai perceber que uma coisa simples dessa é um baita diferencial…
Já usei, tanto em hotéis quanto em pousadas, perguntando antes de reservar. No Booking tem a opção de filtrar as hospedagens com pontos de recarga.
Eu faço o inverso, escolho com a condição de ter carregador. A maioria das vezes consigo hotel bom com carga, mas realmente se for um hotel muito mais caro só pq tem isso ai não compensa, vale mais pagar menos em outro hotel e pagar a recarga.
O único que “tinha” em questão, foi reservado pelo Booking. Filtrei por isso, entrei em contato antes da reserva, mandei mensagem 1 dia antes do check in, todos confirmaram que estava funcionando, chegando lá…
Enfim, esse foi o único caso onde a falta do carregador no hotel me afetou, isso porque eu me programei pra carregar lá, se não tivesse eu teria me programado pra carregar em outro lugar, sem crise. Geralmente eu não me importo de fazer uma parada rápida pra esticar as pernas, comer algo e carregar…
Fiz uma simulação, usando inteligência artificial, Gemini, de uma viagem longa, 2800 km, incluindo carregadores pagos das estradas e carregadores de hotéis.
O próprio robô fez as sugestões dos pontos nas estradas e as ipvoes dos hotéis, estimando custos e considerando as avaliações dos carregadores gratuitos.
fiquei 2h só com o ar condicionado dentro do carro. temperatura externa 33° (fiquei na sombra. Deixei na velocidade 1 e 24 graus (mais confortável para mim) . Segue o Gemini:
Tempo total: 2,2 horas
Energia consumida: 1,4 kWh
Média de consumo por hora: 1,4 ÷ 2,2 = ~0,64 kWh por hora
Para você ter uma ideia do quanto isso é eficiente, com a bateria de 60,48 kWh do seu Dolphin Plus, se você estivesse com 100% de carga, você poderia ficar parado com o ar-condicionado ligado por aproximadamente 94 horas (quase 4 dias seguidos) antes de a bateria esgotar.
Comparando com o custo:
Usando aquele valor médio de R$ 0,95 por kWh que calculamos antes:
É muito mais barato do que deixar um carro a combustão ligado no ponto morto, que gastaria cerca de 1 a 2 litros de combustível por hora (o que custaria entre R$ 6,00 e R$ 12,00 por hora).
Nem precisa de IA pra isso, ABRP faz bem melhor, sem inventar pontos de paradas nem nada do tipo.
Já estou perto dos 40.000km, e a minha autonomia tb é muito baixa, e dificilmente, passa dos 300km. Minha média de consumo é alta, na casa dos 17,7kw/100km. Aqui no nordeste o calor é muito alto e exijo muito do ar-condicionado, e tb tenho pé pesado. Vou mudar meu modo de condução e fazer esse teste da carga lenta para ver se melhora a autonomia.
Mais uma vez fud…. na estrada. Vários carregadores estragados, todos ocupados. Encontrei um de 40kw e vou ficar 1 hora parado aqui. Agonia porque estava só com 15% e tive que esperar 20min o outro carro sair da conexão. Minha mulher com raiva pedindo para vender o carro. Viajar com DP não dá certo e ponto final. Não é questão de planejamento quando o sistema de carregamento está sobrecarregado. Só vai piorar. Agora vou ter que pegar outro carro ou trocar esse por um híbrido.
isso que estou na maior concentração de carregamentos do Brasil (acho). Br101 sul indo em direção a Curitiba.