Consumo e Autonomia Dolphin Plus

Essa autonomia impressiona. O meu está com 1900km rodados e fazendo ~320km na rodovia, 360 na cidade. Confesso que estou decepcionado, pois para suprir minha necessidade preciso de 330km na rodovia. Comprei contando com isso. Vi vários comentários dizendo que melhora após algumas cargas. Veremos.

Mais de 50% desse trajeto foi de rodovia, fui e voltei no trajeto campinas-sao paulo(200km). E fui do shop d. Pedro até viracopos(aeroporto) 31km depois fui do aeroporto pra Sumaré, mas 39km… depois fui até decatlhon na rodovia d. Pedro tbm, mais uns 30km… então pelo menos uns 300km dos 400km foram em rodovia.

O meu esta com 21mil km já :sweat_smile:

1 curtida

O meu tá com 11.000km, estrada, se for entre 95 e 100km/h, faz mais de 400km de autonomia

3 curtidas

Boa noite
Alguém já fez o teste de consumo no mesmo trajeto com modo de regeneração standard/high?

Qual tem melhor autonomia?
Qual situação é recomendado usar uma ou outra opção?

Nunca fiz um teste porque meus trajetos não são fixos(uso pra uber). E eu tenho agonia de como a regeneração high segura o carro…

Pelas experiências do pessoal aqui do fórum e pela lógica de que “se você não gastar nada o o desconto é maior”, a autonomia é maior na regeneração standard.

explicação sem referências e mais tecnica: toda conversão de energia tem percas… quando você acelera, você está transformando a energia elétrica da bateria em movimento(energia cinética) quando a regeneração é ativada acontece o processo inverso. Porque a autonomia é maior na standard se você esta regenerando menos? Porque normalmente a regeneração no high faz você perder mais velocidade do que o necessário, fazendo com que você precisar acelerar novamente, o que vai causar um gasto energético maior nas percas de conversão entre energia cinética e energia eletrica(simplificando um pouco pq ainda tem mais um passo que seria a conversão pra energia quimica). Então se o carro deslizar o máximo possível sem perder velocidade, mais você evita esse vai e vem de energia.

O uso da regeneração high é mais recomendada em longos declives, pois fica mais conveniente diminuir o número de vezes que precisa pisar no freio.

Lembrando que não é bom você chegar por exemplo no começo de um longo declive com a bateria próximo de 100%… porque com a bateria cheia, o “freio motor” simplesmente para de funcionar e vai deixar a frenagem das 2 toneladas de pbt do dolphin exclusivamente pros discos, que provavelmente vão super aquecer dependendo da serra.(nunca vi isso em nenhum outro lugar, se eu estiver enganado, fiquem a vontade pra me corrigir)

9 curtidas

Assino em baixo @Roluber!
Ando no standard e deixo rolar, o que faço também é em declives que o carro acelera um pouco, piso no frio de leve para segurar e aumentar a regeneração

Não sei no GS, mas no Plus é bem como o @Roluber disse. High só uso em descida de serras. No dia-a-dia, chega a ser irritante tentar usar o high pq deixa o carro muito amarrado e pelo menos no painel, a diferença de regeneração é minima. Parece até que o modo está bugado ou pelo menos fica muito parecido com dirigir carros que tem o one pedal mode.

No GS o Large {High para os pluseiros) é irritante igual… Nem precisaria desse modo, pois qdo pisamos no freio o carro regenera.

1 curtida

essa semana estou fazendo mais um teste no modo Eco, regeneração normal, sem frescura para dirigir e vou conseguir 400km na cidade.
Para quem está preocupado com o consumo, eu tenho a impressão bem embasada que a bateria do meu carro só está equalizando agora. Eu já tinha feito o mesmo teste com o carro com 1000km e tinha conseguido 350km de autonomia.
Agora o carro está com quase 4000km. Alguns ciclos para bateria chegar no seu potencial.

1 curtida

Colega, na atual realidade, que espero que melhore rapidamente, a autonomia é fundamental para os proprietários, um Dolphin Plus custa 180 mil reais, quem o compra leva em conta a maior autonomia em relação ao Dolphin de entrada, pois ninguém vai investir tal quantia para uso somente urbano. Se o veículo, novo, vem com autonomia 20% menor do que deveria isso é um grande problema. Acho que o colega que abriu o tópico deve dirigir-se à concessionária para verificar se o veículo tem algum defeito.

1 curtida

O meu Plus quando peguei eu já sai da CSS fazendo uma viagem.
Consegui 400 km na estrada mas com ar desligado (fim de tarde).

Mas na cidade (no meu caso BH) tem muito morro e máximo que fiz foi 390. Geralmente é 360.
Vou testar andando no Standard. Eu particularmente gosto do modo High. Gosto da freiadinha no motor… quando eu tinha carro com borboleta eu costumava reduzir uma ou duas marchas para freiar no motor antes de pisar no freio. Então no meu modo de andar tá bom.
Mas vou testar se o Standard aumenta a autonomia…

Compartilhando o consumo nas últimas cargas que fiz:
18-90% : 299km
14-100% : 374km
23-100% : 325km
16-100% : 326km

Na região que moro a temperatura oscila muito, semanas de 20° e semanas de 40° no mesmo mês.
Por enquanto, é o fator que observei que mais faz o consumo oscilar.

Em estrada, fiz 2 viagens de aproximadamente 300km. Nas duas terminei com autonomia de 120km ainda. Andando a 110km/h sempre que o transito estava livre.

Infelizmente aqui no Noroeste paulista a temperatura está quase sempre acima dos 30º… muitas vezes próxima ou até acima dos 40º. Embora tenha notado uma melhora recente na última carga, ainda estou decepcionado com a autonomia do meu. Aguardo para analisar após mais algumas recargas, já que ainda estou pouco acima de 2500km rodados.

Pessoal,

Aproveitar este tópico para uma pergunta correlacionada e que não encontrei ninguém comentando ao pesquisar no fórum.

Vocês usam/indicam algum app de controle de consumo/abastecimento? Quando usava carro a gasolina, utilizava o Drivvo. Toda vez que abastecia o carro, registrava as informações no app. Com isso conseguia ter um histórico completo de consumo e gasto. Depois eu repassava a quem comprava o carro, quando vendia particular, o que servia até como uma “prova” de que o odômetro não foi mexido e tal.

Mas agora no elétrico, estou procurando algum app de controle de consumo voltado especificamente a carros elétricos e não encontrei nada de interessante, por enquanto. O próprio Drivvo permite o registro, mas não achei tão bom. Ele é mais especializado em não-elétricos.

No manual tem um procedimento para equalização das baterias quando o veículo alcançar 70 mil Km ou 6 meses de uso.
No seu lugar eu faria este procedimento, mas não é garantido que funcione.
Tem um vídeo no youtube de um dono de dolphin e entusiasta, onde ele apresenta um dispositivo que você pode usar para avaliar a saúde do carro.
O dispositivo é um OBD II.
Caso queira assistir o vídeo, busque pelo canal AUTO E OUTROS ARTIFÍCIOS e pelo vídeo OBD II.
Lá você poderá tirar mais dúvidas.
O dono do canal tem 2 elétricos e apesar de não ter uma grande produção nos vídeos, o conteúdo do canal é muito interessante.

Que bacana. Também moro em BH.
Então tendemos a enfrentar relevos com características mais aproximadas, como relevo, temperatura, trânsito, etc.
Bom saber.

Uma sugestão para a BYD seria personalizar a opção de autonomia máxima que aparece no painel quando a bateria está em 100%. No caso do Yuan ele mostra 480 kms, mas na realidade dificilmente passaria dos 400. Se pudesse setar para 400 com a bateria em 100%, a autonomia seria mais próxima do real para meu estilo de pilotagem e também pelo fato de rodar mais em estrada do que na cidade…

Minha primeira viagem. Até que os 100km rodados foi bem econômico

Para adicionar referencia em consumo: tenho um Dolphin GS e em BH pegando transito somente infernal pois basicamente levo e busco os meninos no colégio (em BH: São Lucas/Santo Agostinho) a media é 12,5 kw/h.
Para comparação temos também um MOBI e com gasolina e faz 7,2 km/l no mesmo trajeto.

Fiz duas viagens, de Campinas para Guarujá, uma não usando o controle de cruzeiro. E outra usando o controle de cruzeiro. E usando o consumo foi bem menor. Realmente usar o controle de cruzeiro na estrada ajuda bastante na economia. Mas um aviso, se pegar uma ladeira muito íngreme ou passar ou um buraco, o controle de cruzeiro pode sair. Daí é só apertar o botão RES e ele volta. Aqui um video explicando como usar o controle de cruzeiro. https://youtu.be/-eXWKDm36r4?si=qDRw8_g-iG49Br2e

1 curtida