Consumo e Autonomia Dolphin Plus

Acho q meu pé é pesado! rs
Meu carro está com pouco mais de 3000km, mas o consumo sempre fica na cada dos 12,5 a 13

Show!

Uma coisa que não descobri ainda, é se existe uma velocidade mais econômica para estrada?.

Gostaria de saber, porque, em viagens longas, a gente também tem que considerar o tempo da recarga. Entre Curitiba e Porto Alegre tenho que fazer pelo menos duas paradas. Rodando de forma mais econômica, o tempo das paradas pode ser menor.

1 curtida

@GersonHaus Já fiz vários testes de consumo na estrada com meu GS, rodei quase 20mil km com ele. Não tenho o Plus, mas a física provavemente é mesma :slight_smile:

Basicamente, o arrasto aerodinâmico é em função do quadrado da velocidade. Por exemplo, se vc aumenta a velocidade de 70 para 90km/h, a diferença é de apenas 20 km/h. Mas a força de arrasto contra o carro aumenta 400 vezes! (20 ao quadrado).

Por isso, uma mudança na velocidade que não faz muita diferença no seu tempo de chegada, aumenta bem a autonomia. Não tenho dados do Plus, mas no meu GS se mantiver ao máximo em 80 km/h e usando o Neutro nas descidas, faço a 9kWh/100km de consumo, consigo andar mais de 420 km com o carro. Já se andar a 110km/h e ainda usar o Neutro nas descidas, faço a cerca de 14 kWh/100km ou cerca de 280 km de autonomia, já que evito deixar abaixo de 10% de carga. Depende muito da estrada, mas nas vias com velocidade máxima de 100 ou 120 km/h, procuro manter a máxima a 90km/h, acaba sendo um bom compromisso entre consumo e os carros e caminhões na pista. Mas se precisar esticar mais vou um pouco mais lento. O impressionante é que o tempo de chegada ao destino na prática se altera muito pouco, aumenta poucos minutos no percurso.

Ah, mais um detalhe. O ar condicionado consome entre 1 a 1,6 kWh. Parece pouco, mas em uma viagem prolongada consigo reduzir para 8kWh/100km mantendo a 80km/h com o ar desligado. Se precisar usar o ar, dê preferência por uma temperatura mais baixa (18°C ou “Lo”) e uma velocidade mais baixa do ventilador. É mais econômico do que manter o ar a uma temperatura mais alta e o ventilador mais forte. O conforto térmico é praticamente o mesmo.

4 curtidas

@julio me explica ai como você usa o Neutro com o carro em movimento. Como que coloca no Neutro e outra pergunta é, se nao é arriscado mudar para a Ré sem querer e danificar o sistema de tração…Ele tem proteção para nao entrar a Ré, não he?

@Rleone No carro a combustão o neutro desacopla mecanicamente o motor da caixa de câmbio/rodas. Nos carros manuais tem o risco de engatar uma marcha errada e travar o cambio, quebrar engrenagem etc.

O Neutro no carro elétrico é completamente diferente do carro a combustão. O motor elétrico está sempre ligado na caixa de redução e nas rodas, já que não há embreagem. Portanto, mesmo com o carro em Neutro o motor continua girando normalmente, não tem o risco que “engatar” uma marcha errada. O que o Neutro faz no carro elétrico é só desligar o circuito elétrico do motor, como se vc desligasse uma lâmpada. Dessa forma o carro fica muito leve nas descidas. Ah não tem risco de engatar a ré com o carro em movimento. O software do carro controla isso. O carro tem que estar completamente parado para engatar a ré. Essa foi até uma reclamação do pessoal da Quatro Rodas quando avaliaram o Dolphin.

Então colocar ou tirar do neutro é como ligar e desligar uma lâmpada, é feito em milésimos de segundo. Sempre que preciso frear, coloco em Drive antes, para não desperdiçar a energia da freada.

Para colocar em Neutro tem que subir levemente o botão, deixando ele entre D e R.

1 curtida

E nas descidas não deixa carregando? Coloca em N?

Me parece perigoso andar em Neutro. A roda fica sem tração e o carro fica meio que na banguela não?

Eu ainda estou com o carro zera, ta com 1000km, a média tem mostrado 14,5kw/100km

Tem me agradado bastante a autonomia dele, andando em modo normal sem aquela regeneração chata que freia sozinho.

1 curtida

@Murilo a recarga na descida não é de graça, o carro perde velocidade. Vai gastar mais energia para reacelerar e atigir a mesma velocidade que vc teria no final da descida em neutro. A inércia (Neutro) não tem perda (só atrito), já regeneração / reaceleracao tem uma perda de mais de 30%.

@Maicon usar o neutro nos elétricos é uma técnica antiga, chamada coasting, não tem nada demais, é bem tranquilo. Nos carros a combustão é outra história.

É permitido em varios lugares no mundo e o curioso é que a lei brasileira proibe dirigir o carro desengrenado na descida, mas o elétrico está sempre engrenado… enfim apenas coloquei que tecnicamente é mais econômico usar esse recurso.

Entendi, sou novo no elétrico meu Dolphin tem uma semana só…

Então se eu por no N no elétrico ele não fica solto como no a combustão né?

Vou testar qualquer dia desses, vou pra curitiba e lá tem uma serra boa pra testar.

Fica solto sim… fisicamente fica acoplado, mas fica bem solto o carro… parece que roda até mais solto que o carro a combustão na “banguela”.
O coasting vc coloca no neutro pra ganhar velocidade aproveitando os declives e logo apos “engata” pra usar o freio motor e regenerar um pouco de bateria.

2 curtidas

Perdoem o jacu aqui, mas como coloco o neutro no Yuan Plus?

Empurra a alavanca de cambio somente ate meia posição, se empurrar ate o final ele muda de D pra R ou vice versa

@Maicon na serra não é uma boa não, você vai chegar mais rápido lá baixo do que imagina rs… O coasting é interessante em estradas que tem leves subidas e descidas, o carro ganha muita velocidade em Neutro nas descidas acentuadas. Nessa situação é melhor deixar o Standard ou High para segurar o carro.

Sou muito medroso vou acabar e fazendo isso nunca, kkkk.

1 curtida

Alguém já reparou que a primeira viagem com a bateria totalmente carregada as informações são “imprecisas”?

Por exemplo, fiz uma viagem que ao desligar o carro marca 6.7kW porém o carro ainda está com 95% de bateria.

Tenho o Dolphin plus, como tem capacidade de 60,5kW esses 6.7 consumidos deveria representar mais de 10%

Imagino que isso que interfere em “achar” que o carro consome mais na metade final da bateria.

E porque apesar de ter consumido isso tudo, você provavelmente te teve alguma regeneração, por isso que está em 95%

1 curtida

Entendi

Como se ele considerasse o total gasto, mas não o que regenerou, seria isso?

Hje passei um aperto numa viagem pro aeroporto de guarulhos, cheguei la com 15% de bateria, procurei um carregador e o defeito intermitente de não conseguir carregar atacou de vez, fui na concessionária Byd de SP(jardins) que la tem um carregador DC, cheguei la com 9% e não consegui carregar, ai fui pra concessionária do ceasa pq la tem oficina e na do jardins era só venda… chegando la, tentei colocar no carregador AC da weg de 7kw. Depois de tentar algumas vezes carregar da mesma forma que faço no meu wallbox quando dá problema, consegui iniciar a carga, só que só tinha mais 2hrs de concessionária aberta pra eu carregar… resumindo, saí de la com 27% de bateria… normalmente eu gasto uns 25% de bateria pra fazer os 100km entre campinas e sp… vim com o ar desligado, vidros fechado e andando no max a 90km/h e fazendo “coasting” sempre que possivel. cheguei em casa com 14%. Conclusão, sacrificando o comforto, é possível fazer uma média bastante boa. No geral a media foi 10kw/100km. Nessa media a autonomia seria de 600km.



2 curtidas

E esse defeito aí? Já levou na BYd? O que disseram?