Consumo e Autonomia Dolphin Plus

Consumo médio tem o problema dos eventos extremos que puxam a média pra cima ou pra baixo. Precisou fazer uma série de ultrapassagens, ou subir uma serra longa? Consumo vai lá em cima. Desceu a serra longa, ou andou 20km de congestionamento? Consumo vai lá embaixo.

O negócio é sempre ficar de olho no consumo instantâneo e evitar subir esse desnecessariamente.

1 curtida

meu trajeto é misto, entre relevo e plano, tem 2 subidas que fica difícil não chegar nos 35-40kW

Já fez o teste do pezinho?
Não passa de 80km/h, esquece ultrapassagem e arrancada forte. A marca dos +300km costuma vir depois do “choque” de realidade no pé.

A autonomia mostrada no painel só funciona abaixo dos 70km/h e sem arrancadas. Qualquer coisa acima disso, ela vai sumindo.

O meu palpite é que problema na bateria vem acompanhado de alerta e pane, o que não parece ser o seu caso…

Eu já desisti de olhar a autonomia do painel a muito tempo. Olho a porcentagem de carga que tem a bateria e multiplico por 3. Nunca errou heheh

1 curtida

No meu caso é um Yuan Plus.

Gostei da dica! Bem
Prático, acho que pode ser aplicado no GS também. Bateria 100% = 300km.

Também uso essa tática no Dolphin GS, sem problema, até agora bateu certo e com margem de erro

Cara… pela média que ando . Fiz exatamente isso, pq o GS não tem opção de colocar a autonomia real baseada nos ultimos Km, como qq carro convencional faz.
Esse truque , simplificado, é muito , muito próximo da realidade pra mim.
Espero que eles atualizem o software do GS com a autonomia real em breve.
Pode ser algo do marketing não querer mostrar autonomia baixa por causa das vendas, mas pior é dizer que faz 405 KM, e pegar gente de surpresa parando na estrada por falta de carga.

Como cada um tem um modo de dirigir, creio que uma solução bacana seria você poder setar qual a autonomia do seu carro com a bateria cheia para que ele calcule gradativamente a autonomia partindo daquela valor. Eu colocaria 320km de autonomia com a bateria carregada, o que seria muito próximo da minha realidade de condução.

Sim! E o atrito viscoso da água entre pneus e asfalto, também deve ser relevante.

23kw - 100km subida de serra com chuva leve 3 pessoas e bagagem plena.

3 curtidas

Tenho aproveitado muitas dicas que leio neste fórum. De fato, observar o consumo imediato e procurar mantê-lo o mais baixo possivel, sem perder demais a velocidade é o que contribuiu para aumentar a autonomia. Tem que segurar o pé e evitar arrancadas e ultrapassagens às vezes desnecessarias. Nem sempre é possivel no trânsito intenso das estradas e cidades grandes, mas com isso em vista, a autonomia aumenta sem esforço.

Bom relato, eu tenho no carro o um kit para viagens, com um carregador portátil que opera em 8,10,13 ou 16A, um medidor de consumo (apesar do carregador também informar o consumo instantâneo em kwh), esse medidor me mostra o custo, eu configuro o valor do kwh e ele vai contabilizando em real, tenho isso pq apesar da maioria dos lugares dispor de tomadas, pode ter algum lugar que tenha receio pelo consumo e eu me prontifico a pagar pelo uso. Ainda tenho uma extensão de 5 metros com tomadas de 20A, e por fim, um termômetro digital por infravermelho, para ficar medindo a temperatura de cabos e plugues quando nao conheço a instalação e assim evitar riscos…