Mais uma atualização. Desisti. Aproveitei que os pneus já estavam muito gastos nas bordas e troquei os 4 pneus por Michelin Primacy 4 +.
Também ja aproveitei pra desamassar 2 rodas. Foi levantado anteriormente aqui que poderia ser os amassados, mas descartei pq 2 rodas estavam sem amassados e tbm faziam barulho. Uma coisa que me deixou incomodado é que os pneus gastaram muito mais nas bordas, próximo ao ombro do pneu enquanto o centro da banda de rodagem ainda estavam bons. Rodei 30mil km com os Ling Long originais. Meus pneus são calibrados frequentemente e com alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km, então me causou estranheza o desgaste desigual. Daí fiquei pensando que minha cidade tem bastante rotatórias… Penso que o peso elevado do carro força mais as bordas em curvas mais rápidas, já que por inércia o carro tende a seguir em linha reta, causando maior esforço nos ombros do pneu ao esterçar e fazer curvas em maiores velocidades… Isso poderia ser uma possível explicação para o desgaste maior nas bordas do que no centro da banda de rodagem. Até pq ainda com os ling long, era evidente que o barulho era mais intenso nas curvas.
Bom… por hr, problema resolvido.
E como ficou o consumo com os novos pneus? Um dos meus pneus linglong rasgou por dentro, tenho 99% de certeza que rasgou por conta desse problema com as bordas… pois externamente o pneu não tem nada, tanto é que eu sigo rodando com esse pneu, mas ele está rasgado em uma das bordas, mas só é possível ver isso desmontando todo o pneu.
Isso parece ser só com esses ling long ne?
Meu dolphin plus usa os Hannok (acho q escreve assim) e até agora com 5k km tenho zero problemas
Eu tô pra trocar também. A graxa que eu passei só durou até ontem porque andei na chuva. Hoje ja voltou o barulho de carroça de novo.
Eu ja to abstraindo o barulho. Me conformei hehe. Também devo trocar os pneus que faltam dentro de 1 a 2 meses. Cheguei nos 38K e vou trocar por volta dos 40k.
Mas não to muito animado em colocar os Michelin. Queria muito ver a Hankook trazendo a linha para elétricos pra vender aqui, mas até agora estamos bem órfãos de pneus próprios para melhorar o consumo.
pq nao usar esse aqui: PNEU 205/50R17 93V XL INGENS EV ANTARES | Pneufree.com
C em eficiência e E em chuva?
Eu fui de Nexen, B em ambos.
Mandei o link errado…
Era esse aqui Pneu Pirelli Aro 17 Powergy 205/50R17 89V | PneuStore
Na falta de um modelo próprio para EV, acredito que vou colocar mais 2 Michelin mesmo.
Como o Plus não tem estepe, fico um pouco desconfortável de colocar pneus baratos (mesmo sabendo que tem alguns muito bons).
Já pneu Pirelli tive uma péssima experiencia com eles no passado.
Nexen eu gostava, eram os originais que vinham no Cerato, mas novamente, sem modelo próprio para eletricos, estou tentando achar algo que fique abaixo dos 70dB e que tenha pelo menos no B no inmetro para consumo e rolagem.
Comprou na internet? Se sim tem link? Foram os Nexen Npriz GX? Obrigado!
Comprei aqui na cidade mesmo, mas foram os Nexen Nfera SU4, esse modelo aí é C em ambos também, só tem o ruído 2db mais baixo.
Acho que o “problema” desse pneu é fugir ligeiramente das especificações originais do Plus por ter índice de velocidade/carga 89V contra os 93W originais.
O índice de velocidade é praticamente irrelevante aqui, mas o de peso nem tanto. 89V é 560kg, x4 = 2240kg. O carro (em ordem de marcha) pesa 1658kg, mas com 5 ocupantes e bagagens é possível que chegue muito próximo desse índice de carga total (já viajei pra um evento onde o peso dos 5 ocupantes beirou os 500kg, não recomendo). Com o 93W, 650*4=2600, o que dá uma folga boa.
Isso sem contar o torque equivalente a modelos esportivos.
Bem lembrado, não sei se o índice de velocidade impacta nisso. Meus Hankook originais tinham sinais de esfarelamento quando troquei… parecia até aqueles pneus macios de F1 quando esticam pra 20 voltas…
Pessoal, estou com o mesmo problema de barulho do pneu, com 21k km. Levei na concessionária pra ver o que é, o mecânico me falou que já estão cientes desse problema e que já teve uns 5 casos. Segundo ele é um problema crônico dos ling long e que a Byd estava, inclusive, em uma “briga” com a ling long pra que eles assumissem o problema. Eu deixei o carro lá, ele desmontou os 4 pneus e tirou umas fotos. Me mostrou na hora que fui buscar o carro, mas não me apeguei aos detalhes. Só vi que tinha umas marcas nas rodas causadas pelos pneus. Não lembro ao certo o que ele disse, mas era algo que o pneu criava uma descamação, porosidade, algo assim, e ficava raspando na roda. Confesso que não entendi direito.
O fato é que a solução, proposta por ele, é a troca das 4 rodas e 4 pneus, em garantia. Ele fez um laudo e disse que ia enviar à BYD e abrir os pedidos de troca e que demorava um pouco (em torno de 30 dias), pq eles tem que aguardar a aprovação dos 8 pedidos (4 pneus e 4 rodas) e a chegada das peças.
Isso faz uma semana. Amanhã vou dar um toque lá pra saber se ao menos já foi enviado ou aprovado o pedido.
Retorno aqui com atualizações quando tiver.
Ainda não consegui fazer média com os Michelin. No pouco que andei eu senti o consumo ligeiramente maior, mas ainda sem dados suficiente pra cravar.
Eu consegui comprar aqui na minha cidade mesmo, sob encomenda, por R$865 cada, no pix + R$80 de alinhamento e balanceamento. Ficou melhor que o preço da Internet, que ainda teria que pagar frete e a troca. Assim que tiver uma média de consumo eu atualizo aqui.
Combinado, fico no aguardo.. Em todo caso, meu carro foi semana passada pela sexta vez para a concessionária. Abriram chamado na fábrica, e a fábrica simplesmente respondeu: Envia para a garantia. Aí a consultora da concessionária também abriu um chamado com o setor de garantia, e agora estou no aguardo pra ver o que vai virar… Quando tiver novidades eu posto aqui também.
Rapaz, se os meus não tivesse beliscando o TWI, um garantiazinha agora poderia gerar 4 bolachudos novos heim
Kkkk pensei nisso tbm. Os meus ainda falta um pouco pra chegar no twi, mas como ja to no lucro por estar trocando de pneu(que eu paguei) só agora com 76mil km. Não tenho justificativa moral pra reclamar. Com 44mil km colocaram rodas e pneus de outro dolphin+ por engano que estava com 10mil rodado em uma visita a css. Avisei a css e deixaram eu continuar com os mais novos.
Como esta o twi dos ling long que tão fazendo barulho.
Aqui tem pneu ainda pra mais de meia vida… por isso acho injusto não conseguir trocar isso em garantia, ainda mais que o problema ocorre nos 4 pneus. Se estivessem em fim de vida, eu trocava isso logo e pronto, resolver essa novela… Mas tem muito pneu ali ainda pra mim, gastar aprox 4k agora não faz sentido.
Calma que sua vez vai chegar. Os meus são Hankook também e começaram os mesmos barulhos por volta dos 15mil km