Dolphin travou andando

O meu Dolphin Plus também apareceu este erro no segundo dia de uso. Levei o carro na CSS eles fizeram alguma checagem rápida e voltou ao normal. Mas o problema voltou já no mesmo dia. Então ficaram uma semana com o carro e agora não voltou mais. Espero que não seja um problema crônico.

1 curtida

Lamentável, mas tudo está sujeito a defeitos , espero que resolvam e não volte a ocorrer. Pode ser as prévias acima.

Para avaliação até agora, no meu caso, zero problema

Estou com 9k e fiz um grande teste em Dezembro.

Viagem a SP, ida e volta no mesmo dia, rodei 1250km…no mesmo dia, com recargas rápidas ida e volta…o carro se comportou muito bem (obrigado).

Trecho Uberlândia - São Paulo!

Como as paradas para elétrico são obrigatórias, no mínimo 40 min…resolvi fazer esse teste e valeu a pena.

O aprendizado que fica também é solicitarmos o guincho direto com a BYD para ter um auxílio melhor se demorar o reparo.

Abs

2 curtidas

Rapaz, o que achei mais curioso foi não ligar o alerta.

O Alerta liga direto no 12V e não tem nada que desligue ele a não ser a falta de energia no circuito 12v. Isso me trás uma teoria, que voce pode pedir para a concessionária avaliando seu caso dar uma checada:

1 - Veja se a bateria 12V (embaixo do assento do passageiro) tem tensão normal e
2 - se os conectores do 12V estão OK, com bom contato e bem presos.
3 - Se sim, testar abateria em carga (normalmente as oficinas tem um aparelho capaz de testar isso).

A minha teoria é que se voce teve um subito desaclopamento da bateria 12v do circuito (digamos um mal contato) ou uma variação de tensão grande nela, isso causaria uma enormidade de leituras erradas de diversos sensores que poderiam ser interpretados erroneamente.

O carro possui diversos processadores embarcados e a mera des-sincronização do relógio interno porque um undervoltage fez um deles responde alguns milisegundos fora do tempo, pode gerar valores considerados como “impossíveis” pelos computadores do carro. E aí esses tipos de sistema de segurança normalmente tem valores certinhos a seguir e qualquer coisa que sai fora do envelope já é o gatilho pro acionamento do desligamento de emergencia.

Se a bateria de 12V estava indisponível, na hora que os contatores de alta voltagem desligaram em emergencia, param de alimentar também o carregador da bateria 12V e o carro deve ter perdido 100% da alimentação elétrica, o que produziria esse resultado que voce teve.

Eu posso estar completamente equivocado também… mas é plausível kkk.

@Kazin não sabemos se o corte do circuito de 12V foi causa ou consequência, mas é possível alguma falha na baixa tensão como vc comentou. Mais um motivo pra ter um OBD2 plugado, quando dá um problema podemos ver como está a tensão da bateria, sua temperatura e como está a tensão dos 12V. Ajuda até para passar para a concessionária mais informações do problema.

1 curtida

Mas se tiver o 12V cortado o OBD tbem não funciona a partir do momento que a bateria de tração faz o desligamento de emergencia.

Mas se voce tiver tempo depois de parar o carro, seria bom ver se consegue conectar e se a temperatura das celulas e voltagem estão normais.

Eu tenho meu obd e uso o car scanner, acho bem util pra entender o comportamento do carro. Só não deixo plugado pq eu deixei o carro com o vidro aberto e completamente desligado. Voltei 45 minutos depois e sem abrir a porta ou estar com a chave no bolso, coloquei a mão embaixo do painel e os leds tavam acesos ainda.

Então não sei se o dolphin demora MUITO pra adormecer a rede ou não adormece… via das duvidas deixo desplugado para evitar riscos de segurança e ficar drenando o circuito 12v a toa

No caso do Luis, o carro avisou que estava com defeito e iria desligar, daria para abrir o Car Scanner.

Deixo o meu ligado direto sem problemas. E o plug funciona mesmo com o carro desligado. E não drena a bateria de 12V pois ela é constantemente carregada pela bateria de tração.

2 curtidas

Sem dúvida, a bateria é carregada. Mas é um consumo a mais sem necessidade com o carro parado.

De qualquer forma, o meu medo mesmo é deixar uma “porta de entrada” pra alguém fora do carro acessar a rede can quando ele está estacionado.

Não confio nem um pouco na segurança desses scanners. Se for um bandido um pouco mais sofisticado passeando com um celular no estacionamento procurando por vulnerabilidades dessas, ele pode abrir o carro sem maiores problemas :frowning:

Sim, eu sei que a chance é baixa. Mas né…. Pra que deixar isso exposto. O meu vai no porta-luvas.

Mas de fato, se tivéssemos esses dados da hora da pane pra analisar seria muito interessante

1 curtida

Boa.tarde amigos trocaram a bateria 12v, e os conectores, e nda resolvido

Tem alguém da BYD participando ou é só a CSS?

Ola @julio
O meu OBD é um pretinho tb deste modelo, mas ele não mostra todos estes dados.
Para ser sincero, so mostra a tensão da bateria.
Vc teve que fazer algo para aparecer todas estas informações no app?

Byd Brasil e byd china estão com os protocolos de falha…

1 curtida

@Akornow não fiz nada, só configurei para o Dolphin no Car Scanner e já disponibilizou todas as informações.

Eu tive,

Uma vez no Dashboard voce pode selecionar o que cada quadrado ali vai mostrar baseado no sensor.

Poxa, após trocarem a bateria 12V o carro deu sinal de vida? Se ele ligou, tem um reset que precisa ser feito pelo scanner, pois uma das funções desse sistema de desligamento de emergência é impedir que o sistema de alta tensão seja acionado após uma colisão severa (tipo o carro a combustão que corta o combustível).

Mas se o carro não ligou, aí o treco é mais embaixo e requer análise de engenharia mesmo.

@Kazin na verdade o carro não tem problema.

Só comentei que com o meu obd2 o único contador que tinha valor era o da bateria 12v.
Nao apareceu nenhum dos que mostra no print do @julio
Amanha vou tentar novamente…
Obrigado pela atenção.

O meu aparece como OBD Volts (a tensão do circuito 12v). Só pode ser a bateria.

Juliao, o que tu me falou me gerou uma dúvida.

Será que com todos esses sensores que o carro tem, não já teria um de gravação de “log” de todos os parâmetros que foram lidos até um determinado momento?

Digo isso como engenheiro de software, seria uma das primeiras coisas que colocaria no software do carro… Logs para validação, verificação, investigação de parâmetros lidos, independente de ser erro ou não.

1 curtida

@Valeriano pensei o mesmo… Eu sei que a Tesla não só loga tudo como envia remotamente para os servidores. Nunca achei nada da BYD sobre logs, mas imagino que tenha. O que deixa esse caso do Luis mais confuso ainda, pra mim algum engenheiro da BYD bateria o olho nos logs e já identificaria o problema rapidamente.

1 curtida

Precisa desmontar algo ou da para deixar sempre conectado?

Baixou o app no carro ou celular?

Não precisa desmontar nada. É só não ter problema na coluna para se enfiar embaixo do painel para plugar. Eu estou deixando conectado direto, consome muito pouco. Só vou tirar se deixar o carro parado por mais de um mês. O app uso no celular, não funcionou baixando no carro.

1 curtida

Ontem comprei um OBD2 tbm, deixei no carro na hora do almoço e quando ia saindo da garagem da empresa, disparou o alarme. Ai eu desconectei so pra garantir. Mas aqui tbm, baixei o car scanner e identificou um milhao de sensores no Plus.