O C10 é praticamente do tamanho do Song Plus, acho desnecessariamente grande, não teria uso para isso e seria mais um trambolho que minha esposa teria dificuldade pra manobrar. Porte de Compass é o máximo que eu me permitiria ter sem uma necessidade muito específica de tamanho.
Equação de combustível de foguete. Aumenta a bateria à medida que aumenta também o tamanho, o que anula a capacidade extra. Acho que 67kw no B10 já seria uma forma de anular a diferença de tamanho entre ele e um Dolphin Plus, por exemplo, em termos de autonomia.
Sim, eu tenho um Dolphin plus e pelo que vi a autonomia é a mesma, mesmo com 8kw a mais.
Realmente a vontade de trocar de carro é grande mas isso é consumismo pq hj o Dolphin me satisfaz, apesar de ter uma família com 2 filhos e tal, ele ser maior pra mim é melhor.
Mas sei lá imagino que pra dar meu Plus na troca vou ter que desembolsar uns 60k né, é grana.
O que gostei dele nos videos que vi:
Memória pra posição do motorista, eu e a esposa é um stress mudar o tempo todo.
O que não gostei:
Os controles é tudo na central multimídia, não tem chave (só cartão).
Acho que tem sim hein. Tenho certeza que vi um vídeo do Auto Esporte onde o cara mostra a chave do carro, só se por algum motivo acharam que não fazia sentido trazer a chave para o Brasil, o vídeo foi gravado na China.
Nos reviews do lançamento falam que é só o cartão mesmo. E falam de chave digital, com celular, mas se estão falando do conceito certo de chave digital ou chamando a abertura pelo app de chave digital, ainda não consegui ter certeza.
A memória do banco tbm é algo que me pega, pq o D+ só eu uso, tranquilo, mas o Song fica com a minha mulher e quando saímos com bebê e carrinho vamos com ele, aí tem que ficar regulando. Na verdade a função de afastar o banco pra entrar é o mais importante pra mim, pq na posição da minha mulher, eu não consigo entrar no carro… Rs
Dos comandos multimídia, realmente mudar a direção do ar só por ela acho que é o único que realmente deve incomodar, apesar de que eu, no meu carro, nunca preciso mexer em nada… Se retrovisores e posição de saídas de ar ajustarem junto com a memória do banco, aí zero problema pra mim, mas se não estiverem, aí seria um incômodo real.
Eu não vi o carro pessoalmente, mas algumas coisas que chamam minha atenção no C10:
1- A marca Stellantis traz pontos positivos e negativos (opinião pessoal).
Negativo: Uma empresa que faz uma gambiarra como aqueles híbridos leves como o Pulse perdeu meu respeito. Mas entendo que a Leapmotor seja uma empresa diferente, então talvez não seja tão comprometedor.
Positivo: Leapmotor é pequena demais para eu apostar comprar um carro dela hoje, apesar de um forte crescimento recente. A aquisição parcial da Stellantis trouxe uma visão melhor de longevidade para mim.
2- O interior achei muito simples nos reviews. Não vi pessoalmente ainda.
3- O carro não entrega 100% da potência no modo ECO. Pode parecer uma coisa simples, mas uma questão dessa me soa como um desenvolvimento de uma equipe que não entende bem de carro. Acho que é questão de segurança entregar toda a potência do carro em modo equivalente ao “kickdown” da combustão, quando o condutor pressiona o pedal de aceleração até o fim. Pode ser corrigido por software, claro.
4- Alguns reviews detestaram o carro, pareceu mais do que usual. Mas review é subjetivo, tem que andar para tirar suas conclusões. Exemplos: https://www.youtube.com/watch?v=SGTYR7rHq9M https://www.youtube.com/watch?v=agi-iFm2q6I
Respondendo a sua pergunta: Algum compensa mais? Essa resposta é subjetiva, mas o EX5 é um concorrente de uma empresa maior e que o interior parece mais refinado. Mas é mais caro na versão de topo ára ser comparável e não tem o suporte da Stellantis.
Vou te falar que hj de manhã acordei e me empolguei com o preço, ai vem a vontadezinha, o diabinho. Mas nunca é bom se precipitar.
Com certeza vai dar uma mexida no mercado e isso é ótimo. Um amigo meu veio esses dias me falando que tava preocupando dos preços menores desvalorizarem o usado dele, e expliquei que não faz sentido. Pq se desvaloriza o teu usado tu tbm ta pagando menos no novo, então da na mesma… O que adianta como no meu caso o Dolphin+ estar valendo mais e os novos bem mais caros? A diferença ia ser a mesma.
Espero que a BYD se mexa e venha um Yuan Plus com uma bateria maior por um preço mais competitivo pq 250 num Yuan plus ta ficando caro agora.
capaz! comprei um mini-compressor a bateria e calibro em casa!!! aliás, fica a dica, tenham um compressor portátil ou daqueles que liga na tomada 12v ou à bateria, nesses carros que não tem estepe, não precisa usar aquele do carro que precisa colocar o selante de pneu… nos pneus de hoje, sem câmara, os furos de prego que são os mais comuns, demoram para murchar o pneu. se tiver um compressorzinho, é só ir enchendo conforme for vazando, e é facil verificar, pois a pressão é mostrada no painel, daí para na borracharia mais próxima e faz o reparo com macarrão…
Da pra usar ele sem o selante também, funciona como um compressor normal. Eu não uso ele porque não gosto do manômetro dele, é bem impreciso, e também porque bateria dispensa fios. Haha
não sabia que dava pra usar sem o selante… mas o compressor à bateria é bem mais prático mesmo. Eu já usava essa técnica de ir rodando até a borracharia há muito tempo. só troco pneu se for aquela porrada que entorta a roda… furo de prego, normalmente a gente percebe em casa, de um dia para o outro… demora para baixar a pressão. Se encher chega fácil na borracharia…
olha, a ultima vez que peguei um buraco que precisei usar o estepe foi em 2008, na Regis, antes da concessão e dos pedágios… quem é mais velho deve lembrar da buraqueira que era na época que ficou sem licitação e sem pedágio.
Dependendo do caso o prego fica lá tanto tempo que leva dias pra perceber. Andei tanto tempo com um prego no pneu do Nivus que quando o TPMS (indireto) acusou a cabeça do prego já tava praticamente acabando, o próprio prego muitas vezes sela o furo.
Verdade! Isso mesmo… essa semana peguei um, mas nem murchou, só percebi porque tem a pressão no painel do carro e um pneu tava muito mais baixo que os demais, mas no olho era imperceptivel, eu uso 36, um pneu tava 27
Eu sou o cético. Me parece algo complexo demais para ser facilmente instalado/removido. Mesmo que a parafernalha do gerador fosse extremamente pequena e auto contida, ainda teria que ter um reservatório de combustível. Imagino que seria praticamente um “kit gás” que toma espaço do porta malas, ou algo assim, assumindo que exista também alguma área reservada para esse gerador.
Nesse sentido, seria mais simples e pratico ter uma tomada DC no porta-malas e ter uma bateria “portatil” de uns 10 a 15 Kw. Ficou na estrada sem carga, chama o resgate e eles colocariam essa bateria no porta malas para o carro conseguir chegar no ponto de recarga, ou mesmo para uso como extensor de viagem.
Mais simples sem dúvida, mas não resolve muito em viagens mais longas que não tem carregador no trajeto. A minha ideia é uma alternativa para “carregar” com gasolina, sem depender de nova infraestrutura.
Kit gás (já instalei inclusive no passado) é uma adaptação pós venda. Na minha sugestão o carro já teria que sair de fábrica com os locais para encaixe, preferencialmente no frunk para justamente não usar espaço no porta malas.Tem geradores bem pequenos e essa ideia da Changan é nessa mesma linha.
Um exemplo prático, pretendo fazer um passeio até o Paraguai de carro. Vou de Toro. Se tivesse como colocar um gerador no frunk do Seal iria com ele.
Obviamente é uma solução temporária. Com aumento tanto de infra quanto da autonomia, a tendência é com o tempo precisar cada vez menos de uma solução desse tipo.
Meu comentário foi mais em relação à turbina a combustão. Mas acho que acaba sendo meio que a mesma coisa no final das contas.
Acho que, pra esse uso, o frunk deixaria de existir. Digo isso porque ele precisaria, por exemplo, de caminhos para entrada/saída de gases. Mas ainda teria que ter o espaço para o reservatório de combustível pra alimentar esse gerador.
Esse é o principal argumento a favor do gerador contra a extensão da bateria em si. Essa ampliação da capacidade da bateria seria útil em trajetos onde a distância entre carregadores seja maior. Mas eu concordo que, nesse cenário, extender com combustível faz mais sentido.
Pro Dolphin Acho que faria sentido como é comum regiões com limitada opções de carregador DC, um projeto oficial poderia ser comprado esse kit ER Extended Range, até para ter modalidade de locação mensal.
Quem precisa de uso quase mensal vai comprar, mas quem vai tirar semanas em viagem ou destino com menos infra paga uma pequena modificação deixando pronto pra conectar…, um gerador com 5L de gasolina precisa de pouca admissão/exaustão, para alugar esse kit na CCS nas próximas vezes já estaria pronto.
Devido problemas com garantia, em oficinas paralelas não aconteceria um fluxo como houve com KitGas, mais um serviço para renda em CCS, visto que esse gerador precisa de revisão e manutenção sendo ou não usado.
Na china a versão de entrada custa o preço de um Song Plus, ou seja por 250mil num carro desses… mas pelo que to vendo eles querem trazer pro brasil como marca premium e trazer as versões mais caras, acho que pode vir pra ca mas as versões mais topo lá perto de 400k.
Ponto interessante… podemos numa viagem gastar algumas horas numa recarga em eletroposto, mas no dia-a-dia não apenas economizamos combustível, mas também o tempo de deslocamento até o posto e de abastecimento. Considerando as tantas vezes que não tivemos de ir ao posto, isto dá mais tempo que o que eventualmente gastamos numa viagem.