Instalação em Condominios - experiêncas, pontos de atenção, etc

Fiz um breve levantamento no grupo do condomínio de como seria a taxa de aceitação em uma possível assembleia, o placar ficou 30 à favor, 7 contra, centenas não responderam a enquete. Na proposta, eu estava doando ao condomínio o meu Wallbox BYD, e a instalação de toda infra necessária. Claro, na hora da assembleia, tudo pode mudar.

Sempre tem aqueles que dizem que jamais comprarão um carro elétrico um dia, mas foi a minoria da minoria, nunca nem deve ter visto um carro desses de perto. Outros entenderam ser uma boa ideia e mencionaram a clara valorização do condomínio ao permitir mais esse tipo de comodidade aos moradores.

Ótima ideia, pensando no longo prazo eu colocaria também duas tomadas trifásicas 3p + N + T, uma de 16 amperes e outra de 32 amperes, assim seu “cliente poderia usar carregador AC de 11kw e de 22kw, o dolphin Plus, tan, seal, todos pegam 11kw, BMw, Porsche e Audi pegam 22kw

Me parece que tu tem uma amostra boa e um resultado bem favorável. Tende a dar bom.

Acho que é nesses que tu tem que focar. Pra essa galera, um investimento de longo prazo fará ainda mais sentido.

O que ajuda muito é o “sem custo” rs. Mas vale esclarecer que tudo será feito dentro das normas técnicas e por profissionais qualificados. Isso tira um peso do síndico e de você. Como é área comum, precisa sim de aprovação em assembléia. Vale a pena ter um parecer técnico e um projeto de dimensionamento das tomadas, dependendo da carga e capacidade do disponíveis. Levando esse projeto na assembleia vc tem mais segurança para responder eventuais críticas e já consegue dar uma previsibilidade do que será feito, o que ajuda na aprovação também.

Pessoal, bom dia.

Consegui instalar meu wallbox da BYD no meu condomínio, porém estou me mudando para um novo prédio que a construtora dizia ter toda a infra preparada para instalação de wallbox, fui inocente e acreditei que seria tão simples quanto apenas instalar o wallbox na minha vaga.

Ontem fui com um responsável que iria fazer a instalação para fazer uma medição e identificamos que os fios eram muito finos (talvez 2,5mm). Questionei a construtora e me enviaram o material técnico (imagem anexa)

Com isso, vou tentar com a administradora do condomínio aprovar para eu fazer a alteração da fiação para instalar corretamente o wallbox de 7KW, o fornecedor me disse que preciso desses itens:
Cabo 10 mm
Dps clamper
Disjuntor bipolar 40
DDR 40 A

1. Faz sentido essas especificações para uma distancia do quadro até a minha vaga em aproximadamente 35m?
  2. Se eu decidir aceitar que o prédio foi entregue para usar a capacidade máxima de 3KW, no carregador da BYD é possível configurar para reduzir a potência?
  3. Pelas regras que a constutora compartilhou, não é permitido instalar o carregador portátil, será que tem algum motivo para isso?

Seguem mais algumas fotos da instalação do condomínio.

Desde já, obrigado!

Para 7kW eu usaria cabeamento de 10mm2 sim, devido a queda de tensão nessa distância. Procuraria também não compartilhar o eletroduto, mantendo apenas o circuito do carregador.

O wallbox modelo antigo (não triangular) possui chaveamento para 3.5kW, o que fica acima dessa restrição. Não tenho o triangular mas deve ser semelhante. Eu procuraria aprovar junto a administração antes de instalar.

Alguns carregadores não possuem seleção de potência, então é comum ter carregador portátil que opera a 3.5 ou 4.4kW e ficaria acima da restrição. Não imagino outro motivo…

1 curtida

Muitíssimo obrigado (carácteres mínimos)

Voltei para atualizar vocês sobre a assembleia que aconteceu ontem à noite.

O sindico do meu condomínio havia solicitado que eu criasse um projeto para que fosse apresentado na assembleia, então eu contratei uma empresa especializada em instalação de wallbox em condomínios, que fez a confecção do documento, e eu paguei R$700 para isso.

Feito isso, agendamos a assembleia para ontem à noite. Na noite anterior à de ontem, eu mandei uma mensagem no grupo do condomínio adiantando aos moradores como seria a proposta e convidando que participassem da votação, mas vou resumir ela aqui para vocês entenderem: Eu estava doando para o condomínio o Wallbox com toda a infraestrutura necessária + instalação feita por empresa especializada, com documentação, ART, tudo dentro dos conformes, todos os custos por minha conta. Na proposta, de forma que incentivasse a aceitação dos mais leigos, eu sugeri que seria cobrada uma taxa de uso de R$100/mês por morador que desejasse fazer uso do carregador, que estaria ocupando uma vaga fixa do estacionamento, chamando de “taxa de uso”, de forma que aumentasse a receita do condomínio, favorecendo todos os moradores, considerando que, até o momento, só eu possuo carro elétrico aqui.

Pois bem, ontem na assembleia, observei que varias pessoas foram para poder votar nessa pauta, deu para perceber que as pessoas se interessaram na proposta, de fato ficaram interessadas, pois era uma renda extra grátis para o condomínio. A assembleia durou mais de 2 horas, e minha pauta ficou por ultimo, e toda hora alguém perguntava quando seria a votação do carregador de carro elétrico. 2 horas se passaram, e chegou o momento de discutirmos o assunto do wallbox. Quando o sindico começou a explicar a proposta, levantou um morador que ficou lá as duas horas quietinho no canto só esperando o momento chegar, e começou a gritar falando que não aceitaria que o sindico desse prosseguimento com a explicação, e que se fosse votada a proposta, ele solicitaria a anulação de toda a assembleia, dizendo que o sindico não podia colocar esse tipo de assunto em pauta em assembleia extraordinária, sem a participação de todos os moradores. Os moradores falaram que queriam votar mesmo assim, e que gostariam de continuar ouvindo a proposta, mas ele não permitiu que a assembleia continuasse, nem que o sindico falasse, ficava gritando e xingando o sindico, então os moradores foram se levantando e começaram a ir para suas casas, inclusive eu também me levantei e sai. Houve vias de fato, pois os dois começaram a se empurrar, e foi constado em ata.

Estou tão frustrado que estou procurando aluguel em uma casa neste momento, não quero mais saber de apartamento. Ficou evidente ali que o cara saiu de casa mal intencionado. Só participou da reunião para impedir que o carregador veicular fosse instalado, mesmo sabendo que isso valorizaria o apartamento dele e geraria renda para o condomínio. Os vizinhos falaram que o cara é um invejoso e pode até querer danificar meu carro.

Então fica aqui o relato para quem está querendo ter um carro elétrico e mora num condomínio.

percebi algumas pessoas do meu condomínio agindo da mesma forma, com uma assembleia que se eu estivesse presente teria dado merda (minha esposa que foi no meu lugar). No final das contas foi permitido que o morador instale na sua vaga, pagando todos os custos, com projeto e execução assinado por eng. eletricista. Mesmo assim apareceu depois o filho de um vizinho para dizer que estávamos tentando “dar um golpe no condomínio”.
Quanto menos encontrarmos esse tipo de pessoa, melhor.

Aqui não foi igual, mais parecido. Um proprietário que nem mora no condomínio tumultuou a assembleia e a pauta perdeu por 2% de diferença mais ou menos. Hoje ja tem mais gente com carro eletrico, mais eu nem entro e discuto a questao de carregador.

Aqui tem alguns eletro postos que uso a cada 10 dias quando preciso e uma dica é tentar instalar em algum parente próximo do seu ap. Mae, vo, sogra etc… que more em casa…

É muito triste esse povo, que chamo de encrenqueiro e invejoso, viu?

Aqui no condomínio temos carregadores individuais nas vagas :pray:, mas tem um vizinho ou outro que são desse tipo que comentei acima, para várias coisas.

Felizmente estamos nos mudando para outro condomínio, que já tem toda infra para carregadores individuais, inclusive carregadores em cada andar, do próprio condomínio!

1 curtida

Chato de mais.
Eu também alugaria o apto e mudaria para outro lugar, não só por causa do carregador, mas pq é bom ficar longe desse tipo de pessoa.

Mas para quem não tem a opção de mudar / alugar (contrato, disponibilidade ou algo), será se não tem nada o que fazer? Um pessoa não pode passar por cima da maioria.

Talvez marcar outra assembleia só para esse item e votar anyway, se ele quiser, ele que reclame na justiça.

Olá rtbuhler e demais do grupo
Onde moro a assembleia para decidir sobre a autorização pata instalação de carregamento de carro elétrico será no início do ano e acho que vou passar pelo mesmo show de horrores que você. Curioso é que estou me preparando para escutar exatamente o que você escutou “ou faz ponto para todas as vagas, ou não faz para ninguém”. Lamentável essa postura das pessoas, mas é muito comum em condomínios.
Aproveitando, recomendo que todos façam o serviço com uma empresa especializada, que forneça um projeto e com um engenheiro assinando a ART junto ao CREA. Eu fiz um orçamento para a minha vaga e pendo em mostrar no dia da assembléia.

1 curtida

Ótima inciativa, parabéns.
Acho que esse assunto é um dos maiores entraves para quem tem ou quer adquirir um carro elétrico. As experiências contadas aqui serão muito úteis.

Pessoal, boa tarde.

Estou me mudando para um novo condomínio, onde a construtora já deixou a infra pronta para que cada apartamento tenha um ponto de carregador na sua vaga (porém limitado a 3KW).

Por conta da polêmica dos bombeiros os condôminos decidiram e colocaram no regulamente que não seria permitido utilizar os carregadores, porém falei com o síndico e me disse que não existe nenhuma lei que proíba a instalação e uso das tomadas.

Portanto poderia realizar minha instalação, mesmo que o regulamento do condomínio proíba.
Com isso, tenho duas perguntas/consultas:

1. alguém já passou por situação similar? Será que corro o risco de ter que tirar meu carregador? Ou desativarem minha tomada?

2. imagino que a limitação de 3KW seja pelo dimensionamento de carga, são 76 unidades.
    Estou solicitando e tentando aprovar a alteração da minha infra para fios de 10mm que permita o consumo dos 7KW do wallbox, pois é quase impossível que todos os moradores utilizem os carregadores simultaneamente. Alguém tem algum outro palpite do motivo desta limitação de carga individual?

Eu estou aqui lendo os comentários desse tópico e me perguntando em que tipo de condomínio vocês moram.

Vou dar meu relato como síndico a mais de 10 anos de um condomínio de 27 apartamentos. Além de síndico eu conheço pessoalmente cada morador ou proprietário no condomínio. Eu fiz amizade com praticamente todos e algumas famílias são também grandes amigos.

No começo confesso que foi difícil, o síndico anterior permitia bate boca nas reuniões e tentava convencer e enfrentar os demais moradores, criando briguinhas internas. Em duas reuniões eu acabei com isso, nossas reuniões viraram confraternizações e abri oportunidade para todos ouvirem e conhecerem a realidade dos demais. Não tem grupinho de WhatsApp, isso só gera confusão e mais problema. Se tem algo pra resolver, vem conversar pessoalmente cara a cara. Não entro em discussão com nenhum morador, engulo muito sapo, escuto muita bobagem, mas a maioria nem dou corda e logo acaba em nada.

Eu fui o primeiro morador com carro elétrico, quando propus a instalação de pontos de carregamento praticamente todos foram a favor, até proprietários que nem moram lá (alugam o apto) foram a favor, pois isto valorizaria mais o imóvel e facilitaria a locação. Os que não pensam em comprar elétrico foram indiferentes, pois não onerariam seu custo. A ideia do carregador compartilhado também foi muito bem recebida, inclusive um morador até se propôs a ceder uma das suas vagas não utilizadas para servir como ponto de carregamento, porém iremos utilizar uma 2 vagas de visitantes pra isso. Já temos placas solares , portanto terá custo de energia zero pro condomínio, porém iremos tarifar 1,20 o kW/h pra repor o custo de manutenção.

Se você quer que aconteça, ser síndico ajuda muito, mas principalmente saber negociar e principalmente vender a ideia são essenciais. Quanto mais moradores pior e pra administrar e pior ainda pra aprovar, você precisa convencer muita gente e se houver atritos entre moradores ou com o síndico, esquece.

Para minha surpresa, a dor de cabeça veio mais rápido do que eu imaginava.

Contexto:

Comprei um apartamento em um condomínio onde a construtora já fez toda a infra para carregamento de carro elétrico em cada vaga (76 unidades), entrei em contato com a administradora do condomínio e o síndico e me permitiram a instalação do wallbox.

No regulamento interno do condomínio está suspenso o uso de carregadores veiculares.

Como não existe nenhuma lei ou norma que proíba a instalação de carregadores no subsolo e a consulta do corpo de bombeiros ainda não avançou, pergunto, existe algum respaldo legal que me permita seguir utilizando o carregador?

Além disso, que outros argumentos são válidos para convencer a maioria dos condôminos sobre os riscos dos carregadores?

Até onde pesquisei:

• já existem proteções na instalação elétrica
  • o carregador também conta com suas proteções para evitar qualquer surto elétrico
  • o carro tem seus mecanismos de controle da bateria
  • a bateria blade tem a mesma complexidade de se apagar um eventual incêndio do que um carro a combustão
  • um carro elétrico tem 60x menos chance de pegar fogo que um carro a combustão
  • por último, eu não deixaria de ter um carro elétrico com bateria estacionado todos os dias no subsolo (que é um argumento dos outros condôminos sobre o risco para o condomínio)

Vou relatar o meu condomínio. Daí vc vai entender a dificuldade. Moro em um condomínio de edifícios em Jundiaí-SP. São somente, apenas, 13 torres, cada uma com 18 pavimentos e 4 apartamentos por andar. Ou seja, estamos falando em 936 unidades.

O negócio é tão complicado que a cada dois edifícios temos um síndico que cuida da aérea interna das torres. Na área externa quem administra é uma associação composta pelos condomínios. Ou seja, a área externa possui um administrador profissional contratado pra gerir essa confusão toda.

Estou a seis meses conversando com o administrador, ele vai tentar colocar um carregador no lado de fora nas vagas dos visitantes. Mas precisa da aprovação de todos os síndicos.

Resumindo: Já desencanei com esse lance de carregador no prédio, ainda bem que tem 3 Eletropostos nas rodovias perto de onde eu moro. Então de 5 em 5 dias vou lá e carrego. Já estou ciente que se eu quiser carregador particular terei que me mudar.

3 curtidas

Pessoal, boa tarde.

Por favor, alguém sabe como ficou a questão da consulta pública do corpo de bombeiros?

Quais os próximos passos e datas?

Veja neste link:

1 curtida