Fiz um breve levantamento no grupo do condomínio de como seria a taxa de aceitação em uma possível assembleia, o placar ficou 30 à favor, 7 contra, centenas não responderam a enquete. Na proposta, eu estava doando ao condomínio o meu Wallbox BYD, e a instalação de toda infra necessária. Claro, na hora da assembleia, tudo pode mudar.
Sempre tem aqueles que dizem que jamais comprarão um carro elétrico um dia, mas foi a minoria da minoria, nunca nem deve ter visto um carro desses de perto. Outros entenderam ser uma boa ideia e mencionaram a clara valorização do condomínio ao permitir mais esse tipo de comodidade aos moradores.
Ótima ideia, pensando no longo prazo eu colocaria também duas tomadas trifásicas 3p + N + T, uma de 16 amperes e outra de 32 amperes, assim seu “cliente poderia usar carregador AC de 11kw e de 22kw, o dolphin Plus, tan, seal, todos pegam 11kw, BMw, Porsche e Audi pegam 22kw
O que ajuda muito é o “sem custo” rs. Mas vale esclarecer que tudo será feito dentro das normas técnicas e por profissionais qualificados. Isso tira um peso do síndico e de você. Como é área comum, precisa sim de aprovação em assembléia. Vale a pena ter um parecer técnico e um projeto de dimensionamento das tomadas, dependendo da carga e capacidade do disponíveis. Levando esse projeto na assembleia vc tem mais segurança para responder eventuais críticas e já consegue dar uma previsibilidade do que será feito, o que ajuda na aprovação também.
Consegui instalar meu wallbox da BYD no meu condomínio, porém estou me mudando para um novo prédio que a construtora dizia ter toda a infra preparada para instalação de wallbox, fui inocente e acreditei que seria tão simples quanto apenas instalar o wallbox na minha vaga.
Ontem fui com um responsável que iria fazer a instalação para fazer uma medição e identificamos que os fios eram muito finos (talvez 2,5mm). Questionei a construtora e me enviaram o material técnico (imagem anexa)
Com isso, vou tentar com a administradora do condomínio aprovar para eu fazer a alteração da fiação para instalar corretamente o wallbox de 7KW, o fornecedor me disse que preciso desses itens:
Cabo 10 mm
Dps clamper
Disjuntor bipolar 40
DDR 40 A
Faz sentido essas especificações para uma distancia do quadro até a minha vaga em aproximadamente 35m?
Se eu decidir aceitar que o prédio foi entregue para usar a capacidade máxima de 3KW, no carregador da BYD é possível configurar para reduzir a potência?
Pelas regras que a constutora compartilhou, não é permitido instalar o carregador portátil, será que tem algum motivo para isso?
Seguem mais algumas fotos da instalação do condomínio.
Para 7kW eu usaria cabeamento de 10mm2 sim, devido a queda de tensão nessa distância. Procuraria também não compartilhar o eletroduto, mantendo apenas o circuito do carregador.
O wallbox modelo antigo (não triangular) possui chaveamento para 3.5kW, o que fica acima dessa restrição. Não tenho o triangular mas deve ser semelhante. Eu procuraria aprovar junto a administração antes de instalar.
Alguns carregadores não possuem seleção de potência, então é comum ter carregador portátil que opera a 3.5 ou 4.4kW e ficaria acima da restrição. Não imagino outro motivo…