Marinho, essa determinação dos bombeiros é absurda, pois próximo de onde você mora deve ter vários locais em que existem carregadores instalados, como em shoppings; restaurantes e até condomínios residências e nesses locais deve ter um AVCB emitido pelos bombeiros. Recomendo você tirar fotos de alguns desses locais e questionar os bombeiros o porque essa discriminação pois a lei deve ser a mesma para todos. Estou fazendo isso para tentar obter aprovação na assembleia do meu condomínio.
Nem me fale, a situação vai de mal a pior.
Comprei o apartamento neste prédio, pois um dos “benefícios” era a estrutura entregue pela construtora, de que cada apartamento tem uma tomada já pronta para carregamento de carro elétrico, com medidor individualizado.
Apesar de ser um “golpe” pois pelo dimensionamento, é permitido o consumo de até 3KW por apartamento, com uma fiação já instalada de 6mm.
Já tenho o carregador instalado, pois o síndico disse que havia alertado os condôminos que não poderiam colocar essa proibição no regulamento, porém eles ignoraram e incluíram mesmo assim, então me deu a aprovação de seguir com a instalação.
Agora fizeram um abaixo assinado, e “removeram” o síndico, que era quem havia aprovado eu seguir com a instalação.
E tem 2 moradores em especial, que são totalmente contra o carregamento, e seguem “brigando” no grupo de whatsapp.
Terei que levar o tema para justiça, para obter uma liminar e seguir utilizando o carregador sem me preocupar com uma possível multa, que está prevista no regulamento interno.
Por aqui na região, temos shoppings e hospitais com carregador compartilhado, além de eu conseguir carregar semanalmente no meu trabalho e morar a menos de 1 km do meu sogro, onde o prédio também já tem instalado 1 carregador de 7kW para cada apartamento.
Foi feita uma assembleia com votação para inclusão dessa proibição de uso da infra que a construtora já deixou preparada?
Se sim, é se tem ata tudo certinho, como ficou esse texto da proibição? (pra tentar pensar aqui se tem algo que vc possa fazer de um jeito mais rápido)
A infra que a construtora deixou preparada foi uma tomada 220V de 20A ou somente a fiação de 6mm chegando até uma caixa de passagem?
A construtora entregou toda a intra pronta, os quadros, fiação, medidores individuais, porém a instalação do wallbox fica a critério do morador, respeitando o limite de 3KW.
Porém realizaram uma assembleia antes de eu receber as chaves, para definir o regulamento interno.
Este é o texto:
Art. 5º
- Por motivos de segurança e em decorrência das preocupações relacionadas aos
riscos de incêndio causados pelo processo de carregamento de carros elétricos,
especialmente pelo potencial de incidentes envolvendo as baterias desses veículos durante
o carregamento, fica temporariamente suspenso o uso das tomadas das vagas de garagem
para o carregamento de veículos elétricos.
§ 1º - A suspensão permanecerá vigente até que órgãos governamentais competentes
estabeleçam diretrizes claras sobre o modo de funcionamento seguro e as especificações
técnicas apropriadas para o carregamento de carros elétricos em garagens residenciais.
§ 2º - Após a publicação de normas oficiais que garantam a segurança adequada para o
carregamento de veículos elétricos, o condomínio poderá reavaliar a liberação do uso das
tomadas nas vagas, observando sempre a conformidade com as novas regulamentações e
eventuais adaptações necessárias às instalações do condomínio.
§ 3º - Qualquer condômino que descumprir essa norma estará sujeito às penalidades
previstas neste regimento.
Tem ata dessa reunião mencionando esses itens a serem adicionados no regimento junto com a votação feita para aprovação?
Mas é um texto bizarro, né? Pq as normas já existem.
exatamente.
@MarinhoRo Sugestão, chama um engenheiro que faz laudo AVCB, pede para aprovar o projeto da sua instalação no corpo de bombeiros e usa esse artigo 5 do regulamento a seu favor.
Vou primeiro tentar com o advogado, pois ele havia comentado que podemos tentar barrar essa proibição, pois o regulamento interno não deveria tomar essa decisão já que é uma vaga privada e não requer adequação do condomínio para a instalação.
Além do que eu já havia conseguido uma nova assembleia, pois expliquei e divulguei um monte de conteúdo que as pessoas não sabiam, e votaram desta forma pois na época não havia nenhum condômino que possuía carro elétrico.
A assembleia estava marcada para o dia 20/01, porém os moradores fizeram um abaixo assinado e tiraram o síndico, um dos motivos foi ele ter aprovado minha instalação, contrariando o regulamento.
Obrigado @julio , essa pode ser uma boa estratégia.
Porém é algo que vai me gerar mais custos também, por algo tão absurdo, que os demais moradores decidiram anteriormente.
Tenho mais uma pergunta, além da ata da assembleia com os votantes. Vc já checou na convenção do condomínio se há alguma menção aos pontos de carregamento? Como a construtora já entregou a infra pronta, pode ser que os critérios de uso estejam na convenção, não só no RI.
Se estiver na convenção tbm, para essa alteração, seria necessário um quórum de 2/3 de todos os condôminos, não somente dos presentes, o que me parece bem difícil de se conseguir numa votação de regimento no início de um condomínio.
Boa @Br_Robot. Se a convenção autorizar, o regulamento nao pode impedir.
De qualquer forma, se na reunião baterem o pé avisa que o condomínio e os votantes estão mantendo um artigo inválido, pois já existem regras para instalação e o prédio tem infra prevista pela construtora, e que voce já está entrando com um advogado pedindo perdas e danos e ressarcimento das despesas que tiver, o que infelizmente implicará em custos para o condomínio. Quando envolve gastos e responsabilização, a coisa costuma mudar de figura nas reuniões.
Leva impresso esse ou outros artigos sobre o assunto e mostra a todos:
Destacando esses trechos:
O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo (CBPMESP) anunciou que a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para edificações com equipamentos de recarga de veículos elétricos seguirá ativa, desde que essas instalações estejam de acordo com as normas técnicas vigentes.
Atualmente, o mercado deve atender às normas já estabelecidas, como a NBR 5410, NBR 17019 e ABNT NBR IEC 61851-1, que regulam os padrões de segurança para instalações elétricas e recarga de veículos. A instalação deve ser realizada exclusivamente por profissionais capacitados e registrados nos órgãos de classe, que emitem a documentação de responsabilidade técnica exigida pelo CBPMESP.
Essa frase do texto é baseado em puro achismo: “Por motivos de segurança e em decorrência das preocupações relacionadas aos riscos de incêndio causados pelo processo de carregamento de carros elétricos, especialmente pelo potencial de incidentes envolvendo as baterias desses veículos durante o carregamento,”
No ano de 2024 foram vendidos mais de 160 mil carros eletrificados (que possuem baterias), desses, 61 mil 100% elétricos! quantos pegaram fogo carregando?? 0(zero)!!! se tivesse 01 apenas, seria a maior polemica levantada pelos haters na mídia tradicional e nas rede sociais !! E quantos aos carros movidos a GNV ou gasolina/etanol que pegaram fogo ano passado? aposto que tiveram vários… mas não, o elétrico é o perigoso…a ignorância é a mãe dos burros.
Obrigado pelas dicas!
Ainda não temos uma nova assembleia agendada, pois estamos sem síndico no momento.
Mas já havia compartilhado todos os documentos e histórico com o advogado, vamos entrar com o processo na próxima semana para ter uma liminar e usar o carregador até tentar remover isso do regulamento.
Só espero que a norma do corpo de bombeiros não volte com nada absurdo ou que exija adaptação para garagens.
Assisti o painel inteiro que postaram nessa matéria da ABVE, me deixou um pouco mais seguro de que vai ser bem diferente do parecer que haviam publicado na consulta pública.
Quer uma dica? Se candidate a síndico, e como primeira medida desative o grupinho de WhatsApp. Isso vai resolver 90% dos problemas e confusões no seu condomínio. Vai por mim, sou síndico a mais de 10 anos.
Pessoal, agora depois de 1 mês irei fazer a instalação elétrica adequada para o Dolphin Mini. Como moro em um condominio, levei um tempo para conseguir a autorização em assembleia, tudo certo em relação a isso.
Porém, tenho uma dúvida: como recebi da BYD o modelo triangular do wallbox de potência máxima 7kwh (sei que na real deve ser por volta de 6kwh), existe alguma diferença significativa (falando de custo beneficio de instalação x utilização) entre esse modelo de wallbox e uma tomada de 20a com caixa de proteção e disjuntor exclusivo?
Como rodo em media 400km/semana, meu plano é de recarregar 1 vez por semana durante a madrugada, então usaria a função de programação do próprio DolphinMini para programar o carregamento entre 23:00 e 05:00, por exemplo.
Vale mais a pena instalar o wallbox ou uma tomada, já que o meu perfil de uso me permite carregar apenas 1 ou 2 vezes na semana, de madrugada?
Caso esteja fazendo essa reflexão para não investir desnecessariamente na infra… acho que tem algumas ponderações que seriam importantes…
Se o apartamento for seu, ou mesmo alugado e pretenda ficar muito tempo nesse local, eu já faria a infra para carregar a 6kw, que na maioria das vezes vai ficar em 5.7kw, acredite, não é tão rápido, no meu plus, carrega 9% por hora somente
Da sim para viver com um portátil e uma tomada de 20 amperes, você vai utilizar 16 amperes nessa tomada, maioria das vezes vai carregar a 2.7kw (quando mudei fiquei assim por uns 45 dias até organizar o carregador) foi tranquilo, mas as vezes a noite inteira não carregava 30% da minha bateria, saía cedo sem carregar, o que é ruim, porque por mais que Ande pouco, você quer ter um carro que te sirva, e as vezes vai precisar da autonomia completa, hoje tenho carregar de 11kw em casa, incialmente achei que não precisaria, hoje preciso com certa frequência
Entendi, @Murilo . Eu pensei que poderia fazer como um vizinho aqui do condomínio. Ele tem um Volvo e instalou apenas uma caixa com um disjuntor e um DR e um conector trifásico, aquela de tampa azul, e carrega diretamente no carro, ele não utiliza wallbox.
Então, no meu caso, seria mais aconselhável instalar mesmo o wallbox que veio junto com o veículo?
Sim, o apto é próprio.
Agora entendi seu questionamento, mas você tá misturando as coisas….
Uma coisa é a infra necessária, eletrodutos, cabos dimensionados, DR, DPS e Disjuntor, uma caixa para colocar tudo isso protegido, isso você vai precisar fazer de qualquer jeito!
A outra coisa é o que você vai conectar nessa caixa, se seu wallbox, ( que fica fixo lá!) ou uma tomada trifásica para conectar um carregador portátil, ou uma tomada de 20 amperes
Talvez você tá achando que o Wallbox é um dispositivo “diferenciado” …. Não é… é como se fosse um carregador portátil bonitinho de por na parede
cerca de 1 ano, vi um cara que usava o wallbox como um carregador portátil,
Entao, tanto faz o wallbox quanto a tomada, o resultado e a complexidade/custo são semelhantes?
Talvez o que mudaria na infra de 3kw vs 6kw que muda de custo seria só a bitola do fio, que seria pouca coisa, tem gente que quer economizar no Dr porque tem um preço maior, mas não vale a pena
Acredito que o portatil já te atenderia… o que o murilo falou do tempo faz sentido… mas a bateria do dolphin plus é quase 60% maior que a do dolphin mini… então a recarga do mini é mais rápida do que a do plus. Em uma noite da pra encher a bateria do mini.
A diferença mais relevante na questão de preço na instalação vai ser a fiação… quanto mais longe for do seu quadro de energia, mais essa diferença aumenta.
Independente da escolha que você faça, eu tentaria vender esse wallbox triangular pq ele é uma bomba relógio, já teve vários relatos de ele simplesmente parar de funcionar do nada aqui no forum… e se possível colocaria uma tomada industrial de 32A pra um portatil de 7kw.
Obs: não é uma tomada trifasica. A que vc vai precisar é tomada industria de 2P + T. Ela tem 3 pinos, um de aterramento e dois de fase(ou fase e neutro, depende se seu 220V é monofasico ou bifasico). Se vc for usar de 7kw tem que ser a tomada de 32A. Se for um portatil menor de 3.5kw pode ser a tomada de 16A.
Aliás da pra você ligar o wallbox com essa tomada também, assim da pra você usar ele como um portátil meio desajeitado.