Instalação em Condominios - experiêncas, pontos de atenção, etc

Eu faria a instalação do wall box ou da tomada industrial de 32a e o wall box ligado nela. O preço do portátil de 32a é o mesmo. Limitar o carregamento a 16a pode ser uma economia boba se você pensar que logo poderão existir mais pessoas querendo usar o ponto e ficar 16 horas carregando não é viável para compartilhar

1 curtida

Por gentileza @Marcelo.Andrade, manda mais informações sobre essa empresa. Também moro em João Pessoa, estou tendo dificuldade de instalar meu Wallbox e essa pode ser uma solução para eu apresentar pro meu condomínio.

@Humbertonet já sai daquele apartamento que era de aluguel em dezembro/2024 e comprei um aqui no parque Parayba 3, aqui foi super tranquilo a nossa sindica é super bem informada e permitu a instalação dos carregadores nas vagas, só aqui no meu prédio o Marine Home já temos 4 carregadores nas vagas, a unica premissa é que ele nao ultrapasse os 3kw, para mim foi perfeito, quando ele chega a 60% ou 50% coloco para carregar a noite e quando acordo já esta em 100%. todos aqui estão super satisfeitos, por ter seu seu ponto de recarga nas suas vagas e ZERO conflito!, sem contar que a menos de 300 metros daqui no Parayba Mall tem um carregador super rápido, em verdade nesta região estamos bem cercados de carregadores rapidos em caso de alguma emergencia entre João Pessoa e Cabedelo temos 9 carregadore super rapidos estamos muito bem servidos

1 curtida

Muito obrigado @Marcelo.Andrade pelos esclarecimentos. Moro no bairro Jardim Oceania e a estrutura elétrica do meu condomínio prédio é de mais de 30 anos. Um técnico recomendado pela concessionária BYD de João Pessoa veio aqui e disse que é impossível a instalação na estrutura do quadro elétrico atual. Ele disse que precisa refazer todo o projeto elétrico do prédio, uma estimativa de uns R$ 100.000,00 para atualizar todo o quadro elétrico.

1 curtida

Boa tarde Pessoal,

Alguém tem alguma novidade ou perspectiva de como avançará a consulta pública do corpo de bombeiros.

Estamos marcando uma assembleia para discutir novamente a liberação dos carregadores (lembrando que a construtora já entregou junto com o prédio a infraestrutura individual para cada apto).

Tem um morador que é fortemente contrário aos carregadores e mandou essa mensagem (anexo), porém não sei o quão verdadeiro é, ou apenas um blefe.

@MarinhoRo a consulta pública CCB-002/800/2024 a que você se refere foi encerrada em 03 de agosto de 2024. Já foi esclarecido, desde em novembro do ano passado, que as instalações tem que seguir as lei e normas vigentes.

Provavelmente o cara vai levar um “ouviu falar” para tentar melar a instalação. Ficar discutindo na reunião ou por whatsapp não vai levar a lugar nenhum.

Entendo que o caminho mais seguro é simplesmente fazer um projeto para instalação (ou pegar o da construtora) e aprova-lo/validá-lo junto ao corpo de bombeiros. Isso acaba com qualquer polêmica ou dúvida sobre esse assunto.

2 curtidas

Pode ser uma luz no fim do túnel…

3 curtidas

Pergunta 100 mil para refazer todo quadro eletrico, mas porque voce não instala no SEU RELOGIO, o seu relogio é de sua responsabilidade e você pode puxar diretamente dele sem interferir nos demais moradores do predio, aqui fizemos desta forma saiu, Fase, Neutro e Terra do padrao de entrada do meu relogio e estes cabos foram até a minha vaga de estacionamento, sem interferir em nada nos apartamentos de outros moradores

Acho que é um pouco mais complexo que isso e varia demais de caso a caso.

Se o prédio tiver um trafo próprio, por exemplo, pode precisar até trocar o trafo para um dimensionamento correto.

Essa é uma forma que trás problemas, tbm, Marcelo, apesar de muitas vezes ser a mais fácil de convencer o condomínio a permitir.

E o motivo do problema é o fator de demanda que a construtora usa na construção de um prédio.

Eu falei um pouco disso no tópico abaixo, ontem.

Mas em suma, se muitos apartamentos usarem próximo da sua corrente nominal de entrada, não vai cair o disjuntor de nenhum apartamento, mas o disjuntor de entrada do prédio vai cair.

Por isso o estudo tem que ser bem feito, senão em algum tempo, vai haver problemas.

Por isso, na minha visão, o jeito correto de se fazer instalação em condomínio é sempre com balanceador de carga dinâmica, com medidor no painel de entrada, e todos os carregadores conectados via protocolo OCPP para que a potência diminua conforme a demanda.

Todos estes problema foram colocados aqui inclusive a própria Energisa veio até o prédio, pois todos pensam e perseguem uma única meta, carregar em 32a, todos nós abrimos mão dos 32a e fixamos a amperagem máxima em 16a e a nossa escolha era 13a a Energisa que sugeriu 16a, com isso a própria Energisa não se colocou contra desde que está regra seja seguida, pois conforme a própria empresa de energia falou 99% dos estabelecimentos estão preparados para o consumo de uma carga baixa de 16a mesmo que continuamente, com isso todos ficaram felizes

Isso aí, se foi feito um estudo pela empresa capacitada e liberado, maravilha.

Eu gosto de escrever esses alertas, pq aqui tem muita sugestão de DIY, o que gosto muito pra maioria das coisas.

Mas pra esse tipo de coisa, se 1% de quem fizer por conta der problema, o estrago será gigantesco. Aí que os bombeiros vão começar a cobrar coisas inviáveis pra impedir as instalações mesmo e nem contratando empresas capacitadas vai ser possível fazer instalações em condomínios…

1 curtida

Considerando o cenário ideal , com uma rede trifásica como a CEMIG de MG ( 110v cada fase ) . O ideal seria colocar 3 Fases + N + Terra ? Pra quê o neutro ?
Qual carregador seria o ideal para suportar essa configuração para carregar a 22 kw ?

Qual a configuração mais simples para carregar pelo menos a 11 kw ? Me parece que esse Wall box da BYD só carrega até 6,5 Kw/h .

Muito Obrigado
Paulo

Pra atingir 22kw em uma rede 110v tu vai precisar de um transformador pra elevar a tensão pra 220v por fase.

Com isso, se seu carro suportar 11kw ou 22kw tu vai conseguir algo próximo disso, considerando perdas.

Sim, você vai precisar de um wallbox que suporte essa potência.

Sobre a necessidade do neutro ou não, vou deixar pra galera mais entendida nesse assunto.

Aqui no meu prédio foi um parto também. Foi muito debatido mas até então chegamos a algumas conclusões que facilitaram baseado no fato que não ha vaga sobrando , nem vaga para visitante para ter carga compartilhada.

• Instalar pontos de recarga partindo de uma fonte do condomínio para fazer o rateio seria a solução mais fácil. Porém onerosa.
  • A rede do condominio não suportaria muitos veículos se fosse uma fonte única para dividir para vários carros.
  • Em condomínio , sempre tem o pessoal mão de vaca que nunca quer pagar por nada.
  • Esqueça propor mudanças que dependam de colaboração do caixa do condomínio.
  • Moro em prédio antigo. Isso é interessante. Mensuramos quanto consumia cada unidade que usava X dezenas de lâmpadas incandescentes, Televisão, Geladeira Velha, hidromassagem , Boiler central de aquecimento, e hoje consumimos uma fração disso em consumo, Tudo LED, Selo A , Inverter , etc… Os cabos dos aptos são de 16mm para o tronco principal.
  • Fiz toda a parte do projeto e contratação antes de uma assembleia. São apenas 26 unidades. E a alimentação sairia do quadro do meu apto para a garagem, com toda a despesa por minha conta. E se um dia fosse para cair o disjuntor , ia cair da minha casa somente ( já ocorreu : ar condicionado ligado + 2 chuveiros + carregador veicular + secador de cabelo… foi um dia atípico )
  • Na assembleia perguntei se alguém se opunha, e caso positivo , indicar o motivo específico e constar em ata individualmente. ( Óbvio que iria judicializar se não fosse aprovado )
  • Ninguém se opôs, mas colocaram a condicional que se desse problema , teria que tirar.
  • Fiz tudo muito certo. Cabo 10mm2 NAX, coloquei disjuntor e proteção no meu quadro. Coloquei um outro quadro adicional na vaga , com toda a redundância de proteção, mais um disjuntor e refiz um aterramento debaixo da minha vaga com as barras de cobre.
  • Posso dizer que a maioria do prédio nem viu a obra. Só viu pronto.
  • Funciona beleza.
  • Preparem-se : sempre haverá um ou uns vizinhos invejosos que vão criticar , que não é justo somente um ter , se não vão ser todos que vão comprar carro elétrico. Que um dia ( daqui xx anos ) pode dar problema quando mais moradores quiserem, etc… etc… as pessoas inventam mil motivos para atrapalhar você , pois eles não tem uma coisa que nós temos aqui : vontade de fazer .

Minha sugestão: Não desistam. Agora o proximo ap que eu for me mudar, já chego falando: Só compro com uma carta do síndico aprovando a instalação na minha vaga. Senão, nem papo. E quem tiver vendendo , certamente vai lutar pra conseguir isso.

Como o @dawtaylor escreveu, se vc quiser utilizar um carregador trifásico, vai precisar de um transformador que eleve sua rede 220V trifásica (em que as fases tem 127V) para uma 380V trifásica (em que cada fase tem 220V). Eu desconheço carregadores/carros que funcionem em trifásico 220V (fases de 127V).

Com relação ao neutro, sem entrar no detalhe de circuitos elétricos sobre referência do circuito, cargas balanceadas ou desbalanceadas, etc., da para ter um motivo bem direto para se ter o neutro no carregador veicular trifásico: para carregar um carro que não suporte carregamento trifásico (Dolphin GS, Dolphin Mini e os híbridos da BYD, por exemplo), vc também precisa ter o neutro, para o carregador funcionar como um “carregador monofásico 220V”.

Tô com vc em que o próximo condomínio tem que permitir carregador na vaga ou não compro. E esse é um dos argumentos que uso aqui no meio condomínio (que ja tem um carregador comunitario, mas que com mais de 15 carros híbridos/elétricos, ja esta começando a ficar meio ruim), se não fizermos um projeto que permita que no futuro todos os apes possam instalar um carregador na vaga, vai ter muita gente, daqui uns anos, que não vai querer comprar o apartamento, como nós, desvalorizando nosso bem.

Por isso, acho muito importante que a instalação seja feita com o load balancer, pq o último item que vc escreveu, infelizmente é um fato. Existe algo em condomínios que é o princípio da isonomia, em que ou todos podem fazer alguma coisa, ou ninguém pode.

E quando se instala o wallbox direto do próprio relógio, sem um balanceador de carga na entrada, inevitavelmente quando mais pessoas instalarem, o disjuntor de entrada do prédio vai cair, por conta do fator de demanda. Escrevi um pouco sobre isso nesse tópico, algumas msgs acima.

Aqui estou propondo a instalação do load balancer via condomínio (custo não é muito alto e permite expansão à todos) e depois cada um arcando com os custos para puxar a instalação do quadro de entrada para sua vaga.

1 curtida

Então no Próximo Wallbox , pra conseguir carregar em 22kw ( futuramente ) , devo comprar um Bifásico 220v mesmo ? Pq como falei , pra ter o 220v aqui em MG , pegam 2 fases.
Ou seja a instalação seria a mesma que já tenho hoje, porém com um carregador mais potente que o que vem na BYD , certo ?

Não, vc precisaria de um transformador de trifásico 220V (que é a tensão que vc tem hoje) para trifásico 380V (que é a tensão que vc precisa para 11kw ou 22kw), além do carregador trifásico para conectar as 3 fases mais o neutro e o terra.

1 curtida

Eu acho que ele não tem um trafo. Pelo que ele comentou, ele tem uma instalação trifásica 110v, que é o padrão para a CEMIG.

@PauloZ se quiser, realmente, 22kw você precisa de 3 fases de 220v CADA, o que significa que você vai precisar de um transformador trifásico pra elevar a tensão de cada fase.

Pra fazer SEM transformador, somente em regiões onde a tensão por fase é de 220v. O que não é o seu caso.

Uma dica. Não se mate pra resolver hoje problemas que nem sabe se vai ter no futuro. Espera o problema surgir, ou pelo menos espera saber que o problema está vindo. Mesmo quem tem carros com capacidade de 22kw nem sempre se preocupa em ter toda essa potência. O Dolphin Plus suporta 11kw e eu tenho 7kw em casa, que na prática são 5.3kw e nunca me fez falta alguma.