Leapmotor B10 e C10

Vi uns vídeos gringos dessa versão de 58kw que deve vir pro Brasil, parece ser bastante eficiente. Talvez a eficiência compense a diferença de bateria.

Negócio é esperar que chegue por aqui pra poder testar melhor.

Mas o B10 não tá aqui ainda? Achei que já tinha B10 a venda.

Tá em pré-venda ainda, nem lançou ainda o update que bota carplay e android auto nele lá fora.
Eu acho que essa versão que trouxeram tem umas ausências sem sentido: retrovisor tem rebatimento manual, não tem luz de cortesia no banco de trás, e não tem limpador de parabrisa traseiro (até mesmo na mais cara não tem).

1 curtida

Detalhes que podem fazer mais diferença do que a autonomia.

Vou seguir mais um ano como meu Dolphin. Não tem nenhum que justifique a troca hj pro meu caso.

1 curtida

Esse final de semana eu tirei pra testar/conhecer (ou tentar como o MG né) novos carros. O Leapmotor C10 foi um deles.

Primeira impressão e contato visual com o carro foi sensacional. Não sou nenhum fã de SUV e, provavelmente não compre esse carro, mas que carro bonito. As linhas são simples mas de muito bom gosto, e a lanterna traseira com o cinza escuro casam bem demais. O acabamento interno passa uma sensação de qualidade de carros de categorias acima, como o Seal. Mesmo que os materiais não parecem ser os melhores, mas estão longe de ser baratos. O minimalismo me parece muito bem dosado, sem excessos.

Andando com o carro eu tive a impressão de estar em um hatch/sedan alto, suspensão firme e comportamento de carro baixo mesmo. Se o banco pudesse ser ajustado uns 2-3cm mais baixo seria o ideal, com 1.86 de altura eu senti que tinha pouco espaço pra cabeça, não tinha, mas dava a sensação, provavelmente porque não consegui tirar o quebra sol (fechado) do campo de visão. A tração traseira é sensacional, os 215cv (fiz o teste no híbrido modo EV porque o BEV teve o vidro estourado e estava em manutenção) parecem muito mais potentes do que os 204 do D+, é perceptível que a potência está sendo colocada no chão mesmo, e não desperdiçada na tração dianteira. Aproveitei um retorno menos movimentado pra dar uma acelerada mais forte esterçando, zero sensação de que ia perder tração, sendo que o controle nem chegou a ativar, nenhuma luz piscou como árvore de natal como acontece no D+.

A “chave digital” é um pênalti, na minha opinião. “Mas justo você que tanto questiona a falta da chave digital no D+?” Sim, porque é uma “chave digital” via aplicativo + bluetooth. Ela funciona como uma chave física presencial, você pode ativar isso no aplicativo. Acontece que, pra isso funcionar, o aplicativo precisa estar com localização precisa em segundo plano ativada, além de atualizações em segundo plano, o que pode aumentar o consumo de bateria com algo que não está sendo usado a maioria do tempo. Fora isso, ainda perde pra chave digital de verdade por não funcionar com o celular sem bateria, e também pelo fato de não ter ainda suporte a múltiplos celulares, se quiser compartilhar com alguém da família precisa logar na mesma conta em todos os celulares, se abrir o celular enquanto outra pessoa estiver usando, derruba o outro celular. A parte da bateria é a mais gerenciável de todas, se o app permitisse a autorização de terceiros, como no app da BYD, já resolveria esse pior ponto, na minha opinião.

Chama a atenção também a falta do sensor de estacionamento dianteiro, uma falha grave pra um carro desse tamanho por esse valor. Com garagens cada vez mais apertadas, o que é uma comodidade pra uns pode virar pesadelo pra outros.

As câmeras 360º tem uma resolução baixíssima, parecem até uma Tekpix, sinceramente. Eu sou bem chato com relação a qualidade de imagem e tal, mas se a câmera esta ruim daquele jeito ao meio dia, imagino durante a noite.

Em resumo, se eu quisesse um SUV elétrico, nessa faixa de valor, esse seria O carro. Ganha de EX5, Aion V, Yuan Plus e cia. Talvez o Yuan Evo consiga bater de frente, se vier numa faixa de preço aceitável, mas se vier como o Plus veio inicialmente, não vai ter a menor chance.

O B10 também estava disponível pra test drive, nenhum exposto na loja, somente C10 REEV expostos. Talvez essa ânsia de vender híbridos pode ser o ponto fraco do BEV. A vendedora tentou, algumas vezes, me convencer de que o híbrido era melhor opção do que o bev, mesmo eu tendo sido enfático de que o híbrido não me interessava…

5 curtidas

Eu quero trocar ainda meu D+ por um SUV e fui ver todos, mas não fiz testdrive com nenhum.

Dos que eu vi achei o C10 o mais bonito tbm, mas se hj eu fosse obrigado a trocar de carro eu pegaria um AION V por ter mais coisas e não pela beleza. A autonomia do C10 pelo que vi é igual ou até pouco inferior ou D+, e o Aion com a bateria de 75kw leva a vantagem nessa, outra que gostei mto no AION é o massagem e o banco traseiro que reclina.

Mas de beleza não se compara achei o C10 muito bonito. Tenho 193cm e não dirigi pra fazer sobre essa altura do banco, bom saber.

2 curtidas

Não gostei do C10, minimalista demais para o meu perfil, a função para direcionar a saída de ar ser na central e o cartão como chave é uma vergonha. Câmeras são horríveis comparados aos concorrentes. Mas nada supera a ausência de sensor dianteiro, carro desse porte e tamanho é obrigatório ter.

Acho o Aion V uma compra mais racional, um pouco mais caro pra essas comodidades a mais. A geladeirinha é um item que eu usaria demais. haha

O banco traseiro do C10 também reclina, embora ninguém comente isso.

O Aion V só não é racional no plano de manutenções, revisões a cada 10k em EV fazem zero sentido…

Eu também não gostei dessa parte do AC, esqueci de comentar anteriormente. Além de ser pela central, ele não tem os modos como no Seal pra “evitar” o ar direto no passageiro, e também é um ar de uma única zona.

O que eu gostei do minimalismo foi mais na questão de design mesmo.

A chave não seria problema se fosse uma chave digital de verdade, de preferência UWB com amplo suporte a diferentes modelos de celulares.

Eu acho que muita gente vai comprar sem se ligar disso e ficar decepcionada posteriormente. Na minha opinião, esse item vai ser deal breaker pra muita gente que se informa antes da compra. Inclusive ouvi um canal gringo apostando que eles devem fazer um paliativo estilo Tesla vision only, mas se já é uma bosta nos Tesla que tem câmeras excepcionais, como vão fazer com essas câmeras de qualidade Tekpix? (pergunta retórica)

Uma CSS me ofereceu o Aion V por 192k fiquei balançado, venda direta CNPJ.

Recomendo se informar com seu contador antes de comprar.

Meu contador embargou na hora que eu falei no assunto.

Segundo ele, o veículo tem uma depreciação fiscal de 20% ao ano, esse a depreciação real for menor você pode precisar pagar imposto de ganho de capital sobre a diferença. Exemplo. Compra por 192, depois de 2 anos ele vale (fiscalmente) 115. Se vender por 170, tem que pagar ganho de capital em cima dos 55 da diferença. Tem que fazer a conta direito pra ver se o desconto realmente vale a pena. Nesse exemplo provavelmente vale, mas é um exemplo completamente hipotético com números tirados do reto.

Cara eu tô ligado disso, mas tenho um MEI e nunca fiz isso, sempre vendi e meio que foda-se. Kkkk nunca deu problema mas mesmo assim não vou pegar. Kkk

Atualizando: falei com meu contador, a real é que quem tem Mei teria que fazer tbm mas NGM faz e nunca dá nada. Talvez uma hora de. É aquela coisa de Brasil né.

1 curtida

Eu iria de olho fechado (se minha esposa deixasse). kkkk

A sim, MEI é mais bagunçado tranquilo mesmo.

Há quem diga que é mais fácil ser perdoado do que conseguir permissão. :upside_down_face:

2 curtidas

A minha esposa achou o carro “feio” kkkkk

2 curtidas

Já vi relatos da suspensão traseira ser meio meh, tipo fim de curso essas coisas, não ter porta luvas e essas revisões a cada 10k e não ter CSS na minha cidade…

Queria mesmo é o AION i60 BEV no Brasil, vou segurar a onda aqui, promoção vai ter sempre, não caio mais nessa… Quando comprei meu D+ cai com esse história de imposto subindo e tal… Se um dia os novos subirem mto o preço os usados sobem junto, então dessa vez vou ter mais paciência.

1 curtida

Mas é se vc vender pelo preço fiscal para sua pessoa física? É sua pessoa física vender para outra? A pessoa física também teria que pagar ganho de capital? Talvez sim, mas seu contador não teria mais nada a ver com a história… :joy:

Kkkk pois então, acho que tem gente que deve fazer esses merdas, ai falam que é sonegar, mas me diz se não é roubo a receita dizer que o carro deprecia 20% por ano e foda-se? Ta de sacanagem isso né. De onde tiram um roubo desse que se ficar 5 anos com o carro ele não vale mais nada? E tudo que tu tirar é lucro?

Melhor fazer uma doação do carro então, kkk.

Se a pessoa física comprar um carro por 150 e vender por 180, houve ganho de capital, certo?

Qualquer coisa que se venda acima do que se pagou enquadra em ganho de capital.

O que fazem pra minimizar isso é vender pra pessoa física logo após 1 ano, assim a desvalorização não fica tão fora. Ou, vendem com a condição de passar o recibo no valor igual ou menor do valor fiscal.

1 curtida