Eu nao sei. Quem passa os dados para o OBD é a BMS, quando quer, portanto se nunca carregou e descarregou completamente a bateria, a informacao de 9% pode estar errada. Tem um video do Bjorn com o ATTO 3 (Yuan Plus) que a bateria foi de 6% a zero derrepente! Estava descalibrada. Depois ele carregou a 100% e a bateria foi calibrada ele fez uma descarga total ate brickar, e continuou fazendo isso religando o carro varias vezes (deve ter danificado s bateria) Para voce ter uma ideia, eu ja descarreguei, muitas vezes o carro um pouco acima de 2% e a voltagrm minima da celula ainda estava em 3,1 v. Entao descarregar a 10% nao ê descarga profunda, tem que ser pelo menos 3%. Pra medir a bateria na pratica tem que carregar a 100% e descarregar, de preferencia sem paradas, a bateria ate uns 3% e ver o consumo ao desligar o carro, e entao fazer a regra de tres (costuma dar uma capacidade um.pouco abaixo da do OBD, pois tem alguma oerda termica, cerca de 0,5 kwh). Tem que testar na pratica. Tem muito carro com 100%, 99%, 98% no OBD, mas nunca testado na pratica. Se a BYD sequer fornece para suas concessionarias o acesso ao SOH (informacao blowueada na ferramenta deles), eles tem o que esconder, alias, todos os fabricantes chineses ou nao fingem que estes dadis nao existem, e eles tem os dados de milhoes de usuarios.
@jorgeaugusto puxa, muita queda pela quilometragem. Só por curiosidade, tem como postar aqui um exemplo prático (com valores) do calculo do SOH? Reparou se tem algum pack com mais variação de tensão quando a bateria está completa e quando está mais descarregada?
Talvez carregar a bateria e colocar no aparelho que está em 71% e gravar?
Excelente. Valeu pela informação @julio. Então o SoH da bateria ainda é 100% em 20kkm.
A dinâmica da degradação de bateria é parecida com uma curva S. Início perde uns 3% rápido, depois a degradação fica muito mais lenta pela maior parte da vida útil, e no final começa a cair de novo. Então cair 1% em 10 mil km não significa que cairá 10% em 100 mil km.
Deus te ouça! meu sogro tem um plus com 10.400 rodados e também esta em 99%.
Temos um Dolphin Plus 2024 com ~20.000 km e que está com SoH= 99%, conforme medição pelo Car Scanner (Android). Conector OBD2: Vgate icar pro elm327 bt 4.0 obd2 ferramenta de diagnóstico
Tipo: Icar Pro BT 3.0 (só Android)
Meu Dolphin GS está com 37000km, comprei zero ele em fevereiro de 2024.
De vez em quando faço medições com OBD pra acompanhar o estado da bateria.
Me surpreendeu na última carga aparecer o SOH em 96,45%
Me lembro que estava em 98% desde uns 18000km.
Pela carga acumulada (5881 Kwh) dividindo pela capacidade nominal da bateria (44,5 kwh) temos 132 ciclos completos (não sei se esse cálculo está correto)
Na carga anterior a essa estava com 5817 kwh foi para 5852 kw, ou seja carregou 35 kwh (de 21% à 100%) o que daria uma capacidade estimada de 44,3kwh (SOH estimado de 99,5% ???).
No OBD(carscanner) o SOH é calculado pelo Ah, que tem nominal de 137 Ah e a atual está em 132,13 Ah que bate com os 96,45%. Se considerar a tensão nominal em 332,8 V (104 * 3,2V), então a capacidade nominal da minha bateria era 45,6 kwh e foi para 43,97 kwh (mais próximo dos 44,3kwh da medição. Essa diferença acredito que seja devido a uma “sobretensão” que ocorre no fim do carregamento, entrando uma “carguinha” a mais:
Postei isso mais para compartilhar e brincar com os números mesmo, embora não esperava essa queda no SOH com essa km.
Vc utiliza muito carregador rapido? Eu carrego maior parte das vezes na carga lenta, entre 7-11kw
Meu dolphin plus esta com 71mil rodado e esta com SOH 97%
Com 50mil rodado estava 98%(quando comprei o adaptador e comecei a medir)
Com 55mil mudou pra 97%
Meu meu adaptador e app, a minha ta em ± 98%. sendo q meu carro é zero.
Eu acho q esses niveis muito perto de 100% chegam até a ser margem de erro
Na real a maioria das baterias, não somente de carros, perdem 1-2% de saúde muito rápido, depois disso tende a dar uma estabilizada.
Nunca usei carregador rápido, nem nenhum carregador que não seja o meu walbox de 7kW ou uma vez o carregador portátil de 3kW.
Uso muito em estrada, diáriamente uns 60km de rodovia e uns 20km na cidade em média. Se o uso em estrada exige mais da bateria, pode ser esse o motivo.
Mas estou tranquilo com relação a isso. Até porque o “ponto de partida”, o equivalente a 100% do SOH em kwh varia em cada carro 0km, pelo que percebi.
Seu relato é parecido com o meu em.outro topico meu carro tava com saude em.100% dolphin gs 2024 com 20 mil km, comprei seminovo, fui fazer uma balenceamento deixei cair a bateria ate 5% dei carga ate 100%, notei que quando chegou em 90% ele pulou rapidamente pars 94% e depois 100% ai o app mostrou 91% de soh…
O seu voltou? Se sim como fez?
Pessoal, a BYD não deveria ser obrigada a fornecer a informação de saúde da bateria no ato da compra. A gente fica muito no escuro na hora de comprar. Especialmente os carros com mais de 1 ano de estoque.
Difícil de fornecer uma informação estimada como uma verdade absoluta.
Um carro que ficar 1 ano sem calibrar a bateria pode mostrar um SoH maior do que o real.
A saúde da bateria, assim como sua carga, são estimadas. Sem fazer uma calibração, provavelmente nem vai dar pra saber a melhor estimativa atual usando um scanner. Já vimos aqui que a estimativa muda ao realizar alguns ciclos de calibração.
Pô mano obrigado pela sua resposta rápida. Eu tô pra receber meu carro, falei com a pós venda e eles disseram que não emitem laudo de bateria. Eu tô achando muito estranho, já que eu tava vendo que é uma informação dirwta da porta OBD.
Eles disseram que o scanner deles não informa a saúde de bateria. Também achei estranho.
Mas vai ver que no fundo a questão seja essa que você apontou. Como é uma estimativa, eles não vão emitir um laudo oficial da concessionária com essa informação.
Mas como nós clientes podemos nos proteger pra saber se estamos levando o que realmente compramos (um carro 0km com a bateria 100%)?
Se o carro for 0km a bateria também é. Então tu estaria recebendo o carro com uma bateria tão boa quanto ela pode ser.
Recomendo dar uma lida por aqui que tem muito conteúdo sobre isso. Tópicos e mais tópicos onde o SoH é discutido exaustivamente.
Se for um carro seminovo a história muda. Tu poderia plugar um scanner pra obter o SoH da bateria, mas sem uma calibração, ou possivelmente um ciclo delas, é bem provável que o valor esteja ligeiramente incorreto.
Em um veículo usado, daria pra fazer uma comparação entre diversos valores do OBD e ver se eles fazem sentido para a quilometragem do carro. Carga e descarga acumulada, por exemplo, podem ser usadas pra se fazer uma regra de 3 e ver se bate com a média acumulada na multimídia.
No geral, a maioria dos BYD ainda estão na garantia. Salvos os sinistrados, ou negligenciados quanto as revisões. Então eu me atentaria mais à garantia, verificar se as condições para manter a garantia foram cumpridas. E laudo cautelar completo, sempre, como em todo carro.
Faz sentido mano, se o carro é zero a bateria em tese está no melhor estado que poderia ser. Vou dar uma navegada a mais aqui pelo fórum.
Tô pegando um carro zero, um Dolphin Plus. Mas como o carro é 24/25, minha linha de raciocínio estava na linha de quem iniciou esse tópico. Conforme o colega do início do tópico falou, o meu receio era que como o carro já tem um ano de estoque ele poderia não ter sido armazendo corretamente. Não faz sentido este raciocínio?
Faz sentido, mas acho pouco provável. Se essa armazenagem fosse no pátio da concessionária eu teria minhas ressalvas, mas é a própria BYD que armazena. Eles provavelmente tem um protocolo pra evitar problemas decorrentes disso. Parte do processo de revisão de entrega deve incluir uma verificação e carga da bateria de tração.
Não acho que 1 ano é o suficiente pra bateria perder carga o suficiente pra ficar em um nível tão baixo que vai causar dano. Lembrando que é um carro zero km, então ele vai rodar o mínimo possível pra não ganhar quilometragem, além de ele vir com uma trava que limita ele a 30km/h. Então é quase impossível gastar a bateria dele.
Você se preocupa com a saúde da bateria do celular quando compra um novo na caixa?