Eu nao sei. Quem passa os dados para o OBD é a BMS, quando quer, portanto se nunca carregou e descarregou completamente a bateria, a informacao de 9% pode estar errada. Tem um video do Bjorn com o ATTO 3 (Yuan Plus) que a bateria foi de 6% a zero derrepente! Estava descalibrada. Depois ele carregou a 100% e a bateria foi calibrada ele fez uma descarga total ate brickar, e continuou fazendo isso religando o carro varias vezes (deve ter danificado s bateria) Para voce ter uma ideia, eu ja descarreguei, muitas vezes o carro um pouco acima de 2% e a voltagrm minima da celula ainda estava em 3,1 v. Entao descarregar a 10% nao ê descarga profunda, tem que ser pelo menos 3%. Pra medir a bateria na pratica tem que carregar a 100% e descarregar, de preferencia sem paradas, a bateria ate uns 3% e ver o consumo ao desligar o carro, e entao fazer a regra de tres (costuma dar uma capacidade um.pouco abaixo da do OBD, pois tem alguma oerda termica, cerca de 0,5 kwh). Tem que testar na pratica. Tem muito carro com 100%, 99%, 98% no OBD, mas nunca testado na pratica. Se a BYD sequer fornece para suas concessionarias o acesso ao SOH (informacao blowueada na ferramenta deles), eles tem o que esconder, alias, todos os fabricantes chineses ou nao fingem que estes dadis nao existem, e eles tem os dados de milhoes de usuarios.
@jorgeaugusto puxa, muita queda pela quilometragem. Só por curiosidade, tem como postar aqui um exemplo prático (com valores) do calculo do SOH? Reparou se tem algum pack com mais variação de tensão quando a bateria está completa e quando está mais descarregada?
Talvez carregar a bateria e colocar no aparelho que está em 71% e gravar?
Excelente. Valeu pela informação @julio. Então o SoH da bateria ainda é 100% em 20kkm.
A dinâmica da degradação de bateria é parecida com uma curva S. Início perde uns 3% rápido, depois a degradação fica muito mais lenta pela maior parte da vida útil, e no final começa a cair de novo. Então cair 1% em 10 mil km não significa que cairá 10% em 100 mil km.
Deus te ouça! meu sogro tem um plus com 10.400 rodados e também esta em 99%.