Desligar a regeneração o tempo todo aumentaria muito a média de consumo.
Eu fiz testes comparando consumo entre regeneração e coasting (Neutro). Todos os resultados apontaram para o consumo ser marginalmente MAIOR se você colocar o carro em N em uma descida, mesmo nos extremos das margens de erro da medição.
Esse resultado está alinhado com minha hipótese inicial:
O arrasto aerodinâmico tem relação quadrática com a velocidade, ou seja, as perdas aerodinâmicas aumentam MUITO com o aumento da velocidade. Assim, a perda de energia pelo arrasto aerodinâmico adicional pelo aumento de velocidade na descida é possivelmente maior que a perda de energia na conversão da energia potencial em elétrica (regeneração). Em outras palavras, seria mais eficiente armazenar a energia potencial do carro no topo de uma descida na bateria pela regeneração (possivelmente no modo cruise) do que armazenar essa energia potencial em energia cinética, deixando o carro ganhar mais velocidade durante a descida.
Então, em relação ao consumo, meus testes indicam que colocar o carro no NEUTRO é MENOS eficiente que usar a regeneração*, além de ser uma prática que agrega risco na condução.
A opção de desligar a regeneração pode até atender uma preferência pessoal na condução, mas tenho convicção que o consumo de energia aumentará.
Meus testes foram descritos nesse tópico:
https://dolphinbyd.com.br/t/cruise-ou-neutro-qual-forma-seria-mais-eficiente/3245