A título de brainstorming, vou listar aqui minhas hipóteses:
1- PNEU. @GabrielaVix disse que troca os pneus a cada 20mil km. Pela idade do carro e a quantidade de trocas, a primeira troca de pneu estaria aproximadamente alinhada com o início dos problemas. E o problema pode não estar relacionado com o desgaste, mas com a marca/modelo. Até porque pneus carecas tem menor resistência ao rolamento. Penso que, se o pneu atual realmente tem uma grande resistência de rolagem, o impacto no consumo seria multiplicado, pois maior exigência do motor demanda maior resfriamento da bateria, ambos impactando o consumo. Seria interessante que a @GabrielaVix informasse a marca e modelo dos pneus atuais e conferir a calibragem. Se o pneu atual não for específico para EV, ele não está adequado para o peso do carro mesmo na calibragem correta. O EV é mais pesado, logo seus pneus devem ser mais resistentes e trabalhar com maior pressão. Se o pneu atual não for para EV, possivelmente ele estará calibrado para 30psi, 20% a menos do que os 36psi do pneu original próprio para EV. Menor pressão, maior deformação na rolagem, maior consumo.
2- Temperatura ambiente: No post anterior listei os motivos que acho improvável, mas não deixa de ser uma suspeita.
3- Defeito no sistema de resfriamento: Uma ineficiência no sistema de resfriamento do veículo pode levar a um maior consumo energético para o mesmo resfriamento. Isso explicaria o ar condicionado ser interrompido para ser direcionado para refrigerar a bateria. Acho improvável porque parece que o ar funciona bem em alguns momentos, além de ter sido verificado na concessionária, mas não descarto. Algo que eu verificaria também é o nível do líquido de arrefecimento das baterias. Ele deve ter sido trocado na revisão de 40K.
4- Defeito no motor: O motor perdeu eficiência com o tempo e exige maior amperagem para o mesmo trabalho. Acho improvável, nunca vi relatos disso, mas não descarto. Algo que me ocorreu é o óleo da transmissão estar baixo, talvez valha a pena verificar. De qualquer forma, ele será trocado em breve na revisão dos 80k.
5- Defeito na bateria: A bateria pode estar comportando bem menos que os 38Kwh. Isso o scanner ODB2 vai mostrar, então veremos se há algum problema. No momento, acho improvável.
Boa noite gente…hj meu dia foi pesado. So cheguei a pouco em casa e nem sequer pude vir almoçar…fiz algumas coisas particulares e ajudei minha irma em alguns afazeres. @rsarres envio a foto que pediu, começou a carregar as 22:11h com estimativa de 5h de carregamento. Qdo acabar envio foto do horario na notificaça que chega ao Celular.
Mais uma vez, gratidao a todos. Buenas e ate amanha
Nao, meu pé é leve, mas como levo adolescentes e adultos de uma casta mais elevada, onde os pais saem pra ver o carro uma vez ou outra, qdo começa a ficar meia boca eu troco. Ganho bem, tenho clientes exigentes e uma responsabilidade gigantesca. 80% das minhas corridas sao particulares, nao dou mole e nao dou o minimo motivo pra um pai vier pra me chamar a atençao. Sao um ou dois deles, nao todos…mas preciso estar com o carro nos trinques…tenho 6 pneus meia vida aqui em casa, vendi 4 outro dia que pagou um pneu e meio dos novos. Entao, melhor garantir o cliente…
Obrigado.
Com base nessas fotos, seu carro estimou carregar 28,71Kwh quando a bateria estava a 22%. A bateria de 38kwh a 22% de carga, a bateria deve ter capacidade de receber ainda 29,64kwh. Como esse cálculo não é preciso e há desgaste natural da bateria, esse valores me parecem normais.
O tempo de carga foi estimado em 297 minutos e terminou de carregar em 271 minutos, uma variação muito pequena. Novamente, acredito que o tempo de carga está normal, até porque não sabemos que variação de tensão houve durante a carga,que pode ter aumentado a potência durante a madrugada e reduzido o tempo estimado.
Em resumo, minha opinião é que podemos descartar problema de armazenamento na bateria. A confirmação virá com a interface ODB2, mas sua bateria parece estar armazenando a energia esperada para esse carro.
Considerando o que foi alterado no carro, eu apostaria minhas fichas que a culpa é do pneu.
@GabrielaVix uma dúvida que acaba de me surgir. Tu, por um acaso, tem ideia de quanto tempo em média fica parada com o carro ligado (AC) aguardando passageiro? Apesar de relatar problemas com o AC, pode ter alguma zica aí, no acumulado do final do dia.
Me lembro de ter consumido 10% de bateria na fila da balsa em um dia quente porém chuvoso, não dava pra desligar o AC e nem abrir os vidros.
Entendo. Mas da penúltima vez, coloquei 4 pneus novos, sem miseria. Teria que ter aumentado a autonomia nao é mesmo? Se fossem os pneus, qdo fiz a troca a autonomia teria ido la pra cima, coisa que nao aconteceu. Na revisao de 80k (estou com 74281) vou novamente trocar os 4. Vamos ver se essa autonomia aumenta.
@GabrielaVix na verdade, pneus velhos até melhoram a autonomia porque os pneus carecas têm menos resistência a rolagem. Então a autonomia deve reduzir ligeiramente toda vez que você trocar pneus, se forem da mesma marca e modelo.
Minha teoria que você colocou o pneus que não são apropriados para esse veículo ou estão calibrados incorretamente.
Veículos elétricos são mais pesados e exigem pneus mais resistentes. Por exemplo um Renault kwid pesa menos de 800 kg enquanto um Dolphin mini pesa mais de 1.200kg. É um aumento de 50%.
Então é preciso ficar atento ao índice de carga do pneu. O dolphin mini, se não me engano, exige um índice de carga 80H ou superior.
Por serem mais resistentes, a calibragem deles é mais alta. Por exemplo, o pneu original do Dolphin Mini é calibrado a 36 PSI.
Pneus de carros de passeio desse porte em geral são calibrados a 29 PSI (Kwid).
Se você tiver adquirido um jogo de pneus que não seja adequado para o peso do carro elétrico, ele irá deformar muito mais na rolagem por usar uma pressão mais baixa e o carro ser muito mais pesado.
Isso certamente aumenta o consumo, mas eu não sei dizer o quanto.
Então é importante que na próxima troca de pneus você verifique se os pneus tem o índice de carga corretos e se foram calibrados corretamente.
Como não sabemos a marca do pneu que você está usando, é até possível que seja adequado para veículo elétrico, mas que esteja calibrado para um veículo a combustão, o que também prejudicaria o consumo. Se você parar no posto e pedir para o frentista calibrar o seu pneu, é possível que ele vai colocar 28 psi.
Desconheço esse pneu, mas acho que vale comparar as especificações dele com as do original. Mesmo sendo as mesmas medidas, os compostos podem impactar aderência, ruído, durabilidade E autonomia.
E o fato de a concessionária vender esse modelo não significa necessariamente de que é o melhor para o carro, nem mesmo significa que seja uma boa opção.
Vou dar meus 2 centavos aqui.
Tenho um Dolphin plus e ele fica com um consumo HORRIVEL se eu pego muitooooo transito. Coisa assim de levar 30 ~ 40 minutos para andar 4 km.
Meu D+ em uma situação “normal” fica na casa de 14 KWh/100km mas no meu REAL dia a dia eu não consigo menos de 16.
minha velocidade média no painel é sempre menos de 25KM/h
Então vale a pena vc ver isso, quanto tempo vc ta parado no transito
Acho que seu caso provavelmente se dá pelo uso da climatização com o veículo parado. Quando eu fiquei parado em Ilhabela, fazia uns 26-28º e o AC consumia 1kw praticamente constante, chegando a oscilar para 2kw, o que me faz pensar que o 1kw constante era algo mais próximo de 1.5kw e o arredondamento fazia aparecer 1kw e quando passava para > 1.6kw ele mostrava 2kw.
Parecido com o meu caso, eu ando com ar condicionado ligado 100% do tempo. Usando o ODB eu vejo q o carro consome 1Kw so de ficar parado com o ar ligado.
Se ficar parado mas desligar o ar, o consumo cai significativamente,.
No fim do dia, eu acho q a velocidade média que o computador de bordo registra é a chave que ta faltano pra avaliar isso.
Esses dias troquei meus 4 pneus… Na concessionária me ofereceram um pneu com eficiência letra ‘E’ para consumo… O ideal seria letra ‘B’ ou ‘C’, e fugir absurdamente de qualquer letra acima dessas. (foto do pneu que me ofereceram na concessionária).
No meu carro (dolphin plus), o indice de carga é de 93W. Existem pneus na mesma medida original, porém com indice de carga menor que esses 93W… certamente seria outro problema.
Se possível, mande foto para nós por favor de qual pneu vc está usando no carro (da lateral dele, que mostra o algo como ‘195 70R15’ juntamente com o indice de carga).
É uma boa observação, mas contradiz o que a Gabriela reportou.
Atentando para os fatos reportados, @GabrielaVix disse que a autonomia do Mini era muito maior nos primeiros meses com o carro e que o padrão de trânsito, uso de ar condicionado e trajeto não mudou.
Considerando a hipótese de ela não estar enganada, como esses parâmetros (trânsito, velocidade média e uso da climatização) se mantiveram estáveis, algo deve ter mudado para a autonomia cair tanto assim.
Meus fatos mencionados são com base em muitos outros relatos que se indentificam ao caso, de fato vários fatores juntos colaboram porém não intensificam o quadro real que o carro não há capacidade comum de um sistema eficiente em sua refrigeração e ar com uso severo. Todos são os sinais e de fato a indignação dela é o real motivo aqui, porém me leva a acreditar que os cálculos e menções, memória sobre os acontecimentos estão incompletos até aqui o que impossibilita o cálculo exato das coisas, um período exato que acontece as coisas está muito além pois é só entender que 200/220 quilômetros não podem ser usados em trabalho como motorista em simples 3 ou 4 horas mas demanda mais de 8 horas, o que um computador de bordo não pode manter calculado, eles se resumem em consumos variáveis.
Fiquei me perguntando isso, no meu mini o máximo que já fiz foram 280km de autonomia até zerar a bateria. Kkk mas óbvio que usando de forma real o carro nunca andando a menos de 100-110km/h