- o parking que fica no meio do carro, não serve pra nada tendo o P ao lado do cambio, ao utilizar ele, ele poderia realmente travar as rodas de traz, sem desativar, como uma puxada de freio de mão, mesmo sendo mulecagem, ainda tem gente que gosta de dar cavalo de pau por ai
Bizarro, né? Imagino a Liz lendo isso e indo descobrir o que é cavalo de pau…
Num é puçiveu…
Especialmente com as traduções mais que literais dos softwares de tradução que eles usam…
Dos mesmos criadores de criar um botão pra dar cavalinho de pau, vem aí o desativar o controle de tração pra fazer borrachão.
Ta chovendo aqui e como meu pneu ta fazendo barulho e vou trocar ele em breve, resolvi testar como funcionava desativar o controle de tração sem me importar com o gasto do pneu. Pra quem tem curiosidade, com o controle de tração desativado ele sai arrastando pneu, porem depois de derrapar um pouco o controle de tração se reativa sozinho.
Não sei exatamente em qual situação exigiria o controle de tração desativado, mas se é que tal situação existe, não vai ser possível utilizar já que o carro reativa ele sozinho.
Meu Deus!!! Puro suco de Brasil! Quando virem que no Seal tem como habilitar o “drift mode”…
Acho que é só naquele modelo novo com arquitetura de 800v, não?
Ele só reativa sozinho se queimar de verdade, se der uma patinada de leve ele não reativa, ou seja, não dá pra fazer aquele burnout lindão…
Há quem diga que em pisos extremamente escorregadios esses controles podem atrapalhar, por mais contraintuitivo que isso possa parecer, faz algum sentido.
Semana passada eu fiquei em um AirBNB no meio do mato, a subida de terra tinha uns pedaços preenchidos com cascalho e cacos de telha, o controle de tração entrava em parafusos e chegava a parar o carro porque não tinha como recuperar a tração ali, desativar o controle foi a forma de subir com um mínimo de dignidade.
Ativa o modo neve!!!
Tentei. Mas limitou tanto a potência que o carro não subia também. Pior que o controle de tração.
O tenso é que não dava pra desenvolver velocidade nenhuma.
Desativa-se o controle de tração geralmente 2 situações:
- Para desatolar o carro;
- Para correr na pista (se você for bom piloto).
Agora, reativar logo após derrapar é bizarro, torna essa feature inútil. ![]()
É o de 800v sim. Salvo engano essa atualização ganhou essa mudança de arquitetura e o gods eye, da pra ver em um trecho vertical que ele tem o lidar.
Geely EX5: kWh fake??
Então… já falei bem do carro, agora vou falar de algo que está estranho.
Peguei o carro tem poucos dias e estava acompanhando mais o kWh…
Apesar que no Dolphin como mostrava no painel o % da bateria e o km rodado (trip A) eu fazia a conta de quantos kms rodou com 10%, 20%, etc… para estimar a autonomia.
Quando fui fazer isso no Geely EX5 os dados não bateram com o kWh ![]()
Digo assim:
Ou seja:
Se olhar o kWh consumido na cidade (BH) em 178km de percurso foi 14.2 kWh para 100km.
A conta que eu estava fazendo nas estimativas acima era:
60 kWh de bateria / 14,2 = 422 km de autonomia estimada
Porém não está fazendo sentido eu ter chegado em 50% com 178 km andados…
178 x 2 = 356 km de autonomia…
A estimativa do carro é que ele andaria mais 185 km nos outros 50%… pode ser que nesse carro ele tenha tipo uns kms a mais no final… mas mesmo assim, daria 178 + 185 = 363 km.
Isso não vai me atrapalhar no dia a dia porque na cidade com o Dolphin Plus em BH eu conseguia fazer em 90% das vezes entre 370 e 380 km de autonomia… então ficou bem próximo.
Eu só consegui fazer 400 km no Dolphin Plus na estrada talvez por causa dos morros de BH.
Porém esse consumo de kWh do EX5 não está fazendo sentido…
Ele faria sentido se a bateria fosse menor… Sei que tem carro que tem tipo 60 kWh de bateria mas a parte útil é menor… não achei esse dado do EX5. Mas teria que ser bem menor, tipo 50 kWh de parte útil. Está estranho kkk
Agora na prática sei que ele tem autonomia pouco menor que o Dolphin Plus na cidade e na estrada não tenho certeza de mais nada.
A única parte positiva disso tudo é que a estimativa dele de KM de autonomia é bem próximo da realidade.
Ele começou com 349km em 100% e foi ajustando isso, mas percebi que não usando o kWh, ele ajustou com alguma outra conta e o valor que ele fala que vai andar é bem próximo da realidade.
- Qual o tipo de bateria dele, LFP?
- Ele mostra o kWh consumido ou somente o consumo por 100km?
- Faz ideia do que possa ser esses 8% categorizados como “outro”?
No Dolphin Plus eu, consistentemente, chego nos 50% com cerca de 200km rodados, porém nos 25% geralmente ainda não completou 300km (pensando em 100km pra cada 25%). Isso acontece por conta da forma como a porcentagem da bateria LFP é calculada. Percebi que depois de calibrar essa estimativa ficou um pouco melhor, mas ainda não exatamente precisa.
Se a bateria do EX5 for LFP, pode ser necessário uma calibração. O carro é novo, mas não temos como ter certeza de que a bateria vem “calibrada de fábrica”.
O cálculo de autonomia, no meu entendimento, tem um “fator de correção”. A ideia é te dar uma autonomia possível, não necessariamente a autonomia projetada conforme a média recente. Mas também pode existir uma reserva de segurança na carga.
Autonomia só se vai ter com precisão quando se tiver um computador quântico de 500 qubits trabalhando nela…
Não existe nada menos linear que a relação entre SoC e autonomia. Eu fiz a minha escolha de Sofia lá atrás (escolha do Truc_dp na verdade) e cag**** para aquele número de kms no painel de instrumentos, mais atrapalha que ajuda, só olho para o SoC como expressão da verdade.
Na real, nem assim. O problema da autonomia é que tu precisaria saber por onde o carro vai andar, como vai andar, etc. Do contrário não tem como ter precisão, somente uma projeção com base em dados históricos.
Eu sei, ia até incluir, inicialmente “um computador quântico bem alimentado pelas câmeras e sistemas de tráfego em tempo real, direção dos ventos, movimentos dos pedestres, etc. etc. etc.”, achei que não ia ser necessário mas foi, né? ![]()
Na real a minha intenção foi mais de complementar para terceiros desavisados do que uma resposta/correção ao seu comentário. haha
Temos aqui um caso de bateria de Schrödinger. Ela pode estar carregada ou descarregada. Até você observar, dai ela vai estar sempre descarregada ![]()
A volvo tem um bom trabalho neste quesito. Os proprietários relatam que a estimativa de energia restante ao fim da viagem é razoavelmente precisa. Acho que um algoritmo desse tipo em todos os elétricos já seria de bom tamanho.
A Volvo costuma usar baterias de NMC que têm uma variação de voltagem mais linear ao longo de toda a carga, os BYD usam baterias de LFP que tem praticamente zero variação de voltagem entre 20-80%, por isso dependem de um contador para estimar a porcentagem nessa faixa, dificultando a estimativa de baterias.