eu desde o começo planejei investir no carregador de 22kw e faz diferença. Temos dois dolphin plus em casa e o tempo de recarga para cada carro fica em 5 horas, pois sempre carregamos perto de 20%. Quando estivermos na fase de baterias de maior capacidade o padrão do carregamento deve ser de 11kw para cima, nesse ponto concordo com o palestrinha, cidades com rede 110V irão ter mais dificuldade.
O Seal sempre fica me chamando e não entendo um carro com bateria de 80kw carregar a 6.6kw somente.
Na sexta recebi o Geely EX5 Max.
O meu carro no dia a dia era o Plus e deixei com a esposa (vendemos o Mini).
Já fiz uma viagem de 700km com ele e andei quase 100km na cidade.
O que posso dizer do EX5?
Carro muito, muito acertado. Achei muito bom mesmo.
É tipo um Dolphin Plus melhorado em quase tudo.
O que mais dá para notar de melhorias:
- o conforto é superior, talvez por causa da suspensão melhor acertada ou os pneus 19" que ajudam a não sentir qualquer buraquinho.
- a BYD já tinha uma tecnologia fora do comum e o Geely conseguiu superar. Os assistentes de direção autonoma funcionam melhor. Só um exemplo: no ACC o Dophin Plus até vira o volante se precisar certo? No EX5 ele vê pelo mapa ou faixa que está chegando uma curva e reduz a velocidade para fazer o curva virando o volante sozinho. Não é um Tesla, mas são detalhes que mostram algo mais refinado…
- tem Head Up Display mas é um melhor do que o Seal. Ele fala a velocidade mas também mapeia todos os carros a sua volta e coloca no HUD e no painel atrás do volante. Mas além disso mostra a próxima instrução do mapa no HUD e aqueles alertas de ponto cego… o HUD substitui muita coisa do “painel de instrumentos”.
- a velocidade de recarga até 80% é 120 kWh… o que é bem superior aos 88 kWh que acho que cheguei no Plus. A carga até 80% então é bem rápida, o que falta é ter mais carregador na estrada para carregar só até 80% hehe…
- isso sem falar em massagem nos bancos, teto solar que abre, mais espaço e outras coisas…
A desvantagem por enquanto do EX5 é a multimidia, que apesar de mais polida / bonita não sei se vai ter jeito de instalar aplicativos e no BYD é mais fácil (atalho) desligar os alertas chatos de velocidade.
Mas e autonomia??
Esse é um ponto curioso…
Eu moro em uma cidade de muito morro (BH) e sempre achei que por isso no Dolphin Plus eu conseguia fazer ele chegar a 400km mais fácil na estrada.
Mas isso até dirigir o EX5. Ele é muito eficiente na cidade, talvez por ser bem calibrado nas arrancadas… não joga energia desnecessária nas arrancadas, mas ao mesmo tempo mantem a sensação de carro eletrico que é forte e entrega muito torque.
Ai meu resumo ficou assim:
Esse trecho acima foi uns 40km de cidade e o resto de estrada mas com uma direção mais de boa… 110 km/h e 120 a 140 só nas ultrapassagens.
14,8 kWh, desse jeito daria 405km de autonomia…
Aqui um outro trecho de estrada mas que pisei mais e tinha mais subidas no trecho de estrada.
Com 16,4 kWh eu só faria 365km de autonomia.
Depois da viagem, fui andar só na cidade e olha como ficou:
13.5 kWh para 100km na cidade.
Daria 444 km de autonomia na cidade…
É só um trecho pequeno, isso pode reduzir depois, mas eu não consigo fazer média de 13.5 kWh no Dolphin Plus.
Em resumo: achei o EX5 um belo upgrade para quem veio do Dolphin Plus.
É muito melhor que o Yuan Plus em tudo. Não tem como o Yuan continuar custando o que custa, ou vão reduzir o custo do Yuan em definitivo ou aumentar o preço do EX5 depois que passar a ser conhecido.
Parabéns pela aquisição e obrigado por compartilhar a experiência! É o primeiro relato de um proprietário que vejo no Brasil, fora isso, vi apenas as avaliações de Youtubers que passaram apenas algumas horas com o carro.
Parabéns pelo carro e obrigado pela experiência.
Pegando o ponto que você falou que não consegue fazer média de 13.5kwh/100km, porque me lembrou do resumo de deslocamento desse fim de semana.
Achei interessante a forma como o app electro mostra o resumo porque ele também mostra a variação de altitude, tenho quase certeza que o relevo em BH deve ser mais acidentado, mas vou compartilhar aqui o print da média com a variação de altitude em dois trechos.
Falar de média e autonomia é complicado demais. As vezes faz mais e as vezes faz menos
.
Tambem achei interessante a forma como o carro mostra o consumo da bateria, 91% condução, 1% AC e 8% outros(massagem nas costas?) ![]()
Belo relato, no fim estamos tão imersos na BYDlândia que não olhamos direito para outras montadoras. Gostaria muito que alguém fizesse um relato semelhante com o Zeekr X, que se se mostrar um carro bem-sucedido aqui no Brasil pode ser uma opção premium de upgrade.
Mas @bgbraga vamos ao que interessa: o seu EX5 tem Waze ou não tem?
Tenho impressão que os Zeekr’s vão ser superiores a tudo que a gente já testou.
Tipo melhor marca no Brasil… Mas seria legal ter o relato de alguém.
Apesar de Zeekr, Volvo e Geely serem marcas separadas, são do mesmo grupo e algo eles compartilham com certeza. Acho que vão só mudando o nível de luxo e mimos.
Acho que compartilham a arquitetura, acerto da direção, o Flyme Auto que é o software da multimidia e alguns aplicativos.
Não tive Volvo, mas algum youtuber comentou que dirigir o Geely é como dirigir um Volvo em nível de acerto de direção. Não sei fazer essa comparação mas é diferente do BYD. A impressão é de algo mais acertado / ajustado / refinado.
Eles foram cuidando dos detalhes no Geely, ex: ao entrar no carro ele ajusta o banco um pouco para trás para facilitar você entrar e depois volta ele na posição normal.
A regulagem de banco do motorista e passageiro tem 3 memórias, o que ajuda muito quando você compartilha o carro.
O banco deita 100%… vai que alguém algum dia precisa dormir no carro? rs
Aquela feature que estamos pedindo no Plus de ligar o carro quando trava e destrava, só tem ela no Geely… não tem botão de ligar o carro… se vc entra no carro ele está ligado e tem só que mudar a marcha com o pé no freio, mesma coisa ao sair.
Fora o som do carro… são 16 alto falantes com subwoofer e tem 2 alto falantes dentro do encosto do banco do motorista… então instrução de GPS e ligação o som sai para o motorista por padrão (do lado do ouvido dele) sem atrapalhar a musica e ele joga no carro só se quiser.
Enfim tem muito detalhe que você faz pensar: é um nível a mais de luxo e conforto.
É um carro que me interessou muito. Mas não fiz teste drive ainda. Vou manter no radar aqui. Parabéns pela aquisição e sucesso.
Então isso que coloquei nas desvantagens.
Não tem como ou não tem informação de como instalar aplicativos.
O GPS padrão do carro é da própria Geely parece.
Ele tem uma vantagem que achei legal: quando você escolhe o destino ele já te fala com quantos % vai chegar de bateria. Similar ao que a gente faz com no BYD com ABRP + , porém nativo.
Ele funciona com Apple Car Play sem fio (e lá tem Waze né?) e Android Auto vai lançar ainda.
Mas acho que vou comprar o Carlinkit para testar se funciona nesse carro. Prefiro usar o aplicativo no carro do que compartilhar do celular.
Aproveitando, olha como o EX5 mostra a bateria depois de carregar até 100%:
Ele mostra a autonomia do INMETRO. Isso no BYD são aqueles 504 km do Plus que a gente nunca chega neles.
Mostrar o do INMETRO não é necessariamente bom porque ele é pessimista certo?
Porém quem não quer fazer conta e tem medo de ficar sem bateria ter uma estimativa mais pessimista ou realista é melhor porque a pessoa pode confiar mais na quilometragem o carro, certo?
Mas ai o ponto que reparei do EX5 é que ele começa com a estimativa do INMETRO, depois pega o seu consumo de kWh por 100km e vai ajustando a estimativa. Tipo a conta que a gente faz para saber quanto o carro vai andar… mas ele faz automaticamente.
Então ele vai da estimativa inicial pessimista para algo próximo da realista de acordo com a condução. Isso faz a gente confiar mais na quilometragem que aparece no painel. Ou pelo menos pensar: pelo menos essa quilometragem consigo fazer, se eu maneirar no pedal talvez faço mais…
Ótimas informações! A maré alta levanta todos os barcos… acaba sendo uma disputa de quem tem mais tecnologia e não de quem coloca mais plástico no carro.
@bgbraga tem como vc copiar esse post no tópico das melhorias da Liz? Deixa a BYD se coçar.
Realmente, tudo precisa de concorrência para evoluir.
Vc diz colocar lá no tópico da Liz o que tem no EX5?
Coloco sim, talvez precise ajustar algo aqui no texto…
Mas ela criou um especifico da multimidia né?
Era específico da multimídia, mas rapidinho descambou pra tudo que envolve o carro e até alguns problemas de geopolítica. A parte da geopolítica é brincadeira, obviamente.
Acho que marcar a Liz aqui é pedir pra ela ler sua avaliação pode fazer mais sentido… Ou colocar la especificamente os pontos de multimídia que vc gostou mais no EX5…
@bgbraga muito obrigado por compartilhar suas impressões de forma tão detalhada.
Suas impressões confirmaram a minha impressão inicial, o produto é muito melhor acabado em termos gerais. Software funcional, com muitas informações detalhadas e ainda assim muito claras, ADAS melhorado, melhor estimativa de autonomia (que tanta gente pede nos BYD).
Eu estava pra fechar um Seal seminovo, mas pela faixa de preço acho que compensa esperar pra ver se surge uma ação interessante do EX5.
Esse carro está no meu radar.
Tu podes nos disponibilizar mais dados de experiência real a respeito de autonomia (apenas na estrada)? Quanto mais dados fica mais fácil entender o que realmente ele consegue fazer.
Por conta da autonomia, meu interesse é na versão PRO e seus 400 e tantos km do INMETRO. Ainda custo a acreditar que uma bateria de 60kWh é capaz de fazer isso!
Sugeriram até um botão para dar ‘cavalo de pau’ no carro… Que delícia! ![]()
É O QUE?! Não pod c…
Tu não viu lá? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Vou achar pra postar aqui
Kkkkk eu vi isso tambem… minha reação foi parecida com a do @dawtaylor, quase não acreditei no que tava lendo. ![]()
![]()