Qual upgrade do Dolphin faz mais sentido pra você?

Eu fui primeiro dono de um Audi A1, que tinha o DSG a seco. Deu problema já na minha mão, em menos de dois anos… Entrava em modo de segurança quando acelerava um pouco mais forte, como numa ultrapassagem, por exemplo, extremamente perigoso.

Aliás, pensando agora, já tive Audi, então assim como o @Truc_dp, tenho o “pedigree” para comprar esse Golf. Acho que vou considerar, hein, me parece um bom preço… :joy::joy::joy:

3 curtidas

Não, tive mais problema com várias peças do encanamento, que usavam um plástico que não suportava o calor brasileiro e rachavam, vazando o líquido de arrefecimento.

Mas em paralelo tive um A3 que precisou recondicionar a aranha da mecatrônica do DSG, foi uns 5 ou 6 mil na época, mas bem menos que um novo DSG. Se a pessoa faz todas as revisões em uma CSS Audi e o DSG quebra, a Audi costuma trocar sem custo, mas não era meu caso.

2 curtidas

Rapaz, e não é que a VW pré-vendeu todos os 350 GTI em um fds e ainda vai trazer mais 150?

Não sabia que tinha tanto influencer no Brasil…

Agora que vi :rofl:

Povo inventa cada MKT… virou carro de colecionador então, não carro para o dia a dia.
Só vai ter quem é fanboy rs

Para fechar a questão do consumo do EX5 Max na cidade (considerando que BH tem muito morro e gasta mais que Brasilia e outras cidades planas), fiz dois tipos de teste.

Até 50% andando bem de boa com o carro focando em economia:

Aqui o carro teoricamente faria 400km na cidade.

Até 50% andando sem se preocupar em economizar e dando umas aceleradas:

Aqui o carro teoricamente faria 354km na cidade.

Ou seja: a autonomia dele é entre 350km a 400km bem similar ao Dolphin Plus porém em um carro maior com mais conforto.
Mas com um detalhe: eu achei que para o meu dia a dia na cidade ele vai fazer mais vezes 350km dirigindo como eu dirigia no Dolphin que eu fazia 370 a 380km.
O 400km vai ser muito exceção.

No fim das contas é uma autonomia um pouquinho menor mas nada que atrapalhe o meu dia a dia na cidade.
Na estrada espero que seja de boa também :rofl:

4 curtidas

O que faz sentido, dado que por ser um carro maior vai exigir mais esforço nos morros do que o Plus.

Eu sigo balançando entre o EX5 e o Seal semi novo. Por um lado o Seal é muito mais carro, do ponto de vista do hardware. Mas o Geely me parece melhor no conjunto na obra, se ele fosse tração traseira eu nem pensaria no Seal…

1 curtida

Para mim o EX5 pecou na garantia limitada a 150 mil km … mesmo não chegando nessa KM, vejo que gera incerteza no momento da revenda …

Critiquei a GAC mas hoje voltei na concessionária para fazer o test drive no Aion V e me surpreendi muito positivamente. O carplay sem fio que não tinha no lançamento já chegou via OTA e a suspensão, apesar de não ser multilink tem um acerto muito melhor do que todos os chineses que já dirigi (Songs, EX5, haval, seal, king…). A parceria com Honda e Toyota mostrando os resultados, suspensão muito confortável mas longe de ser “mole” igual os outros chineses, muito boa mesmo, dos chineses que já andei foi o melhor disparado. Fiquei muito balançado em trocar meu king no Aion, especialmente pela autonomia muito boa, único ponto negativo é a limitação de quilometragem na garantia da bateria, isso pra vender o carro depois vai ser complicado.

Olha a MG chegando como mais uma alternativa:

510 CV? Será que vem com preço pra brigar com o Seal? No momento, ele reina soberano com o melhor CxB de longe.

Acho que não concorreria diretamente com o Seal. Apesar de estar na mesma faixa de potência, o Seal é um carro civil, já o Cyberster é um esportivo mesmo, 2 lugares e tal. Mesmo que venha numa faixa de preço semelhante, o que eu duvido, seriam propostas muito diferentes para “concorrer” entre si.

1 curtida

Verdade. O Seal é carro executivo com potencia de esportivo. Eles não vendem ele como um modelo esporte mesmo. Mas convenhamos que fica feio um “esportivo” tomando pau de um sedan familiar. Alias sempre foi uma coisa muito louca isso na Audi com aquela linha de peruas venenosas RS6. Pensar que uma dona de casa consegue levar o filho pra escola mais rápido que um bobão faz um arrancadão com uma M5…

1 curtida

@bgbraga se tivesse esperado mais um ano… :sweat_smile:

Parece que resolveram todos os cons do carro, com exceção daqueles enormes botões “porta-moeda” do painel.

2 curtidas

Po, melhoraram demais o carro hein?

Mantiveram aquela JBL escrota da saída de ar central, mas acho que dá pra conviver, especialmente porque melhoraram o console central, com seletor de “câmbio” na coluna de direção e, ao que tudo indica, trocaram aquele azulão horrível por um pretinho básico. haha

So precisava crescer um pouquinho de tamanho pra ficar perfeito. O famoso 2 dedinho a mais de pau(aumentar a altura do solo) e 100 litros a mais de porta malas. Aí sim faria frente com a concorrência onde importa.

1 curtida

Penso o mesmo. Pela proposta do carro, o porta malas é aquém do ideal. Geely e GAC se consolidando, agradecem.

Não encontrei o tamanho da bateria…só tem a informação do Pro que é 58kw

Como vai utilizar o motor do Seal de 300 e poucos HP, o sistema de alimentação precisa migrar da bateria de 400 para a de 800v. Por isso os jornalísticos estão supondo que a bateria também vai ser herdada do Seal, que tem pouco mais de 80wh pois o peso do carro também aumentou bastante.
E como a BYD está testando as bateria de 1000v agora no Han que é executivo, existe a possibilidade do Seal tbm jaja mudar pra essa configuração liberando os estoques e linha de produção do sistema de 800v para ser usado no Yuan que se não me engano é o modelo elétrico mais vendido da BYD somando outros países onde tem o nome de Atto 3.

1 curtida

@Truc_dp pois é… de tanto a gente xingar aqui no forum mexeram no Yuan Plus :joy:

Parece que essa melhoria vai recolocar ele no jogo, mas concordo com o @Driver que ele ainda tem porte pequeno, principalmente olhando o preço (mais caro que o EX5 e Aion V). O Yuan Plus deveria ser do tamanho do Song. Mas já é um avanço grande as melhorias.

Sobre chegar aqui daqui um ano, é tipo isso… ex: o Dolphin 2026 da china não veio para cá ainda deve vir só no modelo 2027. Devem fazer o mesmo com esse Yuan.
O único que achei que iam trazer mais rápido é o Seal 2026 da China porque estão queimando estoque por 250 mil e não tem um Seal 2026 aqui pelo que eu saiba (talvez o estoque do Seal que está no Brasil é grande e isso atrasou, sei lá..).

Mas algumas coisas que não entendo:
Porque quando aumentam a bateria, aumentam a potência do motor e vice-versa?
Talvez seja porque estão utilizando do Seal mesmo igual o @Driver comentou. Mas isso não é necessariamente bom… vão re-utilizar também o carregamento lento do Seal? Espero que não kkkk

E aumentar a potência é bom? Olhando a nossa cultura de carro a combustão a gente costuma olhar muito a potência do motor mas eu passei a achar ruim um motor muito potente no eletrico kkk (muito eu digo quando é mais do que o necessário… precisa de algo mais potente que o motor do D+ / Yuan em carro de rua?)

Então, dado que o motor do Yuan já era bom (mesmo do D+) eu focaria em autonomia. Ele não precisa virar um Seal.
Esse motor maior vai fazer ele gastar mais kwh… até porque a calibração Eco / Normal / Sport da BYD não é lá essas coisas. O Eco do motor novo vai ser mais forte do que o atual e vai e gastar mais. Ai a bateria maior que poderia fazer uma baita diferença, não vai fazer tanta diferença assim e ainda vai atrapalhar na hora da recarga que vai demorar mais.

1 curtida

O Yaun é jogo perdido esse ano. As unidades novas ja são 26, e a unica novidade que vi foi banco do carona eletrico(que era ridiculo não ser desde o principio), mas o Seal e o D+ ainda tem uma esperança. Pois não veio ainda os 26. Somente o GS veio, agora com banco elétrico e carregador de indução, fazendo o Plus cada menos justificável.
Isso faria bastante sentido pensando no lineup. O D+ 26 se vier no modelo novo justificaria melhor custar 30 mil a mais que o GS, ja com os Zóio de Deus e reestilizado. O Seal 26 em teoria tbm seria diferente. O modelo atual usa bateria de 400v com o limitador de 180Kmh. O novo está sendo vendido com bateria de 800v e limite de 240Kmh que condiz melhor com o perfil do carro e para fins de marketing e com o Zóio também.
Sobre o Yuan, como a noticia é bem fresquinha e so da China, não temos como saber se ja viria com a bateria de 800v que tornaria a recarga bem mais rápida. Mas entre os rumores e vermos em venda, temos o exemplo justamente do Dolphin que foi mostrado la em março e até agora nadas.
Confesso que essa possibilidade me fez até acompanhar um daqueles sites de rastreamento de navio pra ver se a BYD tava com alguma carga a caminho pra cá, mas por hora os navios estão todos fazendo entregas na Europa e Asia. Talvez semana que vem algum canal gringo confirme essa possibilidade…

1 curtida