Eu não vejo o Gods Eye saindo da China tão cedo. Mais provável de vir um facelift com alguma melhoria, a arquitetura de 800v no Seal, mas sem esse recurso.
Regulamentações, treinamento em trânsito fora da China, entre outras coisas devem atrasar o Gods Eye fora da China.
Pessoalmente ainda não gosto. Acho cordinha na porta e outras modernidades como a saída de ar central coisas para o Mini, um carro mais focado em jovens. Acho que carro de família tem que ser mais sóbrio, mas é gosto. IMHO, BYD peca nesse SUV compacto, tanto que o Geely EX5 entrou no meu radar, muito mais sóbrio. Mas não sei se pago esse preço: marca nova no Brasil e achei as revisões caras, é do grupo Volvo… Todos que conheço que tiveram um volvo combustão enfrentaram mil defeitos, consertos caríssimos e adoraram vender o carro.
AION V é OK, mas é muito grande e algumas coisas como a geladeira não me agradam. Prefiro o EX5, apesar da bateria menor.
Você fez a conta?
Se vender o EX5 antes de 80 mil km a revisão dele é mais barata que do Yuan Plus.
Se vender entre 140 e 159 mil km a revisão do EX5 fica só 400 reais mais caro no total.
Nesse ponto ai o EX5 é de boa.
A parte de ser marca nova aqui concordo que incomoda algumas pessoas. Mas a Geely é tão grande que vale o risco.
E em novembro chega o EX2 que dependendo do preço vai balançar o mercado e colocar a Geely na boca do povo.
O que mais me faz falta no Dolphin Plus é espaço no porta-malas. Para quem saiu de um carro com mais de 500 litros, faz bastante diferença. Então, provavelmente, meu próximo carro vai ser algum elétrico com porta-malas grande. Talvez híbrido plug-in, a depender de como andar o mercado e a tributação (aqui no RS, elétrico é isento do IPVA, mas híbrido paga IPVA cheio).
Esse povo não entende nada de carro.
Era de se esperar que iam colocar o Honda na lista, o Kicks com design moderno mas caro pra caramba, agora tem uns ai que doi os olhos.
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
As revistas precisam dos seus patrocinadores pra sobreviver…
A prova maior é que o camarada la do canal Carro Chefe foi “desconvidado” de ser um dos jurados numa premiação automotiva por ter feito um review ruim do Tera por ser cheio de PRASTICOOOO nas próprias palavras dele.
E para quem não usa ad blocker, fica claro qual o tamanho da influencia das montadoras da Anfavea, uma vez que as revistas e sites automotivas são entupidas de propagadas de adivinha quem.
O Golf GTI MK7 foi um carro revolucionário para a sua época e merecidamente ganhou vários Carro do Ano, ganhou Os Eleitos da 4R também. O Dolphin seguiu exatamente a.mesma história, um carro break-through que levou todos os prêmios. Dois carros com um forte Forum por trás, extremamente útil para “unleash” todo o potencial de cada um. Tive a felicidade de ter os dois, e de participar destes 2 magníficos fóruns.
Já comprar o GTI atual é 90% ostentação / 10% fetiche / 0% razão.
P.S. @bgbraga o EX5 não está, mas o seu motor está concorrendo a melhor do ano:
Motor do Ano Elétrico
GAC (Hyptec HT)
Geely (EX5)
Kia (EV9)
Porsche (Taycan Turbo GT)
Zeekr (001)
Veja a sutileza da diferença: usar um motor Toyota vs projeto de motor que foi desenvolvido pela GAC em conjunto com a Toyota (afinal esse mesmo carro é vendido pela Toyota na China numa carroceria muito mais bonita).
Enfim, um vizinho comprou um GS4 branco e já chegou falando que o motor era da Toyota (pois é, conseguiram vender o marketing mal feito). O carro ao vivo é muito mais imponente e bonito. Se a GAC reduzisse o preço para a faixa do Song Pro, nesta última promoção de desova do modelo antigo, iria vender muito.
Ressuscitando o tópico. Primeiro conteúdo mostrando uma autonomia de fato interessante do GAC Aion V. 481km com 1 carga. O cara precisou usar o modo de economia máxima e tirar o pé em alguns trechos, mas já é alguma coisa.
Acompanho esse blog, pois tenho interesse no Aion V. Ao que vi, ele usou a economia máxima apenas na subida da Serra do Cafezal (Serra do 90, para quem conhece). Também não percebi economia forçada, pois ele me respondeu que travou a velocidade no limite da via. Estava com carro cheio (2 adultos + 3 crianças) e ar condicionado ligado. Enfim, acredito que a viagem a 100 km/h (100 mesmo, sem estar abaixo disso) rende algo próximo de 500 km, que está muito do ciclo de medição WLTP (510 km).
A mero título de comparação, agora no início de dezembro eu fiz com meu dolphin plus São Paulo a Curitiba (405 km) com 95% da bateria (a média anunciada no painel ao fim desse trajeto foi de 405 km e com gasto de 53,4 Kwh). No ciclo WLTP, a autonomia do DP é de 427 km. Minha velocidade, porém, oscilou entre 90 e 100 km/h, e não uso piloto automático em nenhuma ocasião.
A sim. Não quis dizer que ele forçou economia não. Mas sim que foi o primeiro caso de uso onde usaram o carro nos limites da via. Mesmo usando o modo de economia máxima em alguns trechos, não senti que forçou.