Eu troquei meu GS por um EX5. Eu comparei com o Aion V e o Omoda E5. Vou compartilhar porque decidi pelo EX5.
1- Aion V: O visual um pouco “tuning” demais para o meu gosto. Uns detalhes vermelhos, o exterior tem alguns apliques que não gostei muito. Mas não é feio, só prefiro carro mais sóbrio. Tanto que não gostava do interior do GS ter uns detalhes brancos, prefiro o do Plus que é todo preto, incluindo os botões. No test drive o carro parece bom, só achei que a suspensão balança um pouco demais. Não senti isso durante a direção, mas quando parei o carro, ele deu uma “navegada”, parecia um barco afundando a frente e voltando. O ponto positivo é o espaço, o carro é enorme por dentro, o banco traseiro deita muito, a ponto de eu achar que vai prejudicar a eficiência do cinto de segurança se andar com ele deitado. O último ponto que eu prefiro no EX5 é a marca. BYD está no topo da minha lista em confiança, mas pesquisando achei que a Geely é até sólida, dona da Volvo, vende muito na China, veremos se é durável. A GAC nunca tinha ouvido falar, mas pode até ser boa, mas não senti tanta firmeza. Resumindo, AION V é um carro que eu compraria, a bateria é maior que o EX5, parece bom, mas preferi o EX5 Max pelo que falei.
2- Omoda E5: Esse foi cortado de cara quando entrei no banco de trás. Acho que é menor que o meu GS.
3- Leapmotor C10: Não vi e não comparei, nem sabia dele quando comprei o EX5. Eu o acho bem similar que o EX5, apesar de ter visto reviews bem críticos, mas há outros favoráveis.
Sobre o EX5, eu vi um milhão de reviews antes de comprar. Parece viés, mas eu não lembro de nenhum que tenha criticado o carro fortemente. A maior reclamação é a suspensão macia, o que não senti em nada. A suspensão me agrada muito, mas eu posso não ser parâmetro, pois não tinha nada contra a suspensão do GS. O design carro geralmente é apresentado como sem graça, mas eu chamo de sóbrio e é o que mais me atraiu na compra. Não vou repetir o que você verá em reviews, vou apenas citar coisas que foram agradáveis surpresas ou chatas decepções, mesmo que bobas:
1- Todo mundo fala que o carro tem uma gaveta no banco de trás, mas são duas. Você não tem ideia de quão útil elas são.
2- Não que isso importe, mas o armazenamento fechado no console central fica bem resfriado se o ar condicionado estiver ligado porque o duto traseiro passa ali.
3- O carregador USB-A é extremamente lento. O meu celular tem um problema que não carrega em USB-C e o do GS me atendia bem, mas o do EX5 não atende. Tive que colocar um carregador na porta 12v.
4- A tela de abertura quando o carro liga é muito elegante. Eu não gostava daquela gota da BYD, a do EX5 é muito mais bonita, com faíscas sendo sopradas de uma tela para outra.
5- A multimídia é muito rápida, e o carro fica pronto para sair muito mais rápido. No Dolphin GS eu tentava engatar a marcha quando estava com pressa e ele não respondia quando acabava de ligar.
6- O carro estacionado fecha os vidros e o teto solar se começar a chover. Achei um sistema bem inteligente.Nessa mesma linha, dá para deixar uma fresta aberta em todos os vidros com um toque no app. Além disso, com o botão de resfriamento rápido, ele não só liga o ar condicionado no máximo como abre uma fresta em todos os vidros para o ar quente sair.
7- O app da Geely é muito pior que o da BYD. Várias vezes não responde, quando responde leva uns 10 segundos para cada comando. E não dá para dirigir o carro se abrir pelo app, precisa da chave. Para piorar, as notificações não funcionam no meu celular. Então os avisos de porta aberta quando estaciono e carregamento sempre são perdidos, eles aparecem quando abro o APP. E todos os outros apps funcionam e não tenho nenhum bloqueio no celular.
8- Não tem chave NFC nem cartão. Isso sinto falta.
9- O carro perde as configurações de direção quando você desliga. Qual é o problema de gravar que gosto do modo Eco e regeneração alta? Ele sempre volta para conforto e média. Ele também religa todos os sistemas de segurança do ADAS, mas essa tem explicação, parece que é uma lei européia. Mas retirar o modo Eco é de lascar.
10- Não tem Android Auto ainda, mas a funcionalidade já apareceu na central no modo de teste. Então é questão de tempo.
11- Não tem luz ambiente nas portas traseiras, senti falta. Tem luz só no teto.
12- O mapa é muito melhor que o da BYD. Ele tem muitos locais que a BYD não tinha e as rotas são melhores. A BYD apresentava uns erros grosseiros. Deve ser por isso que a BYD está descontinuando o Mapa onboard.
13- Os comandos de voz funcionam melhor que na BYD, especialmente para navegar para locais. Ele entende muito melhor onde eu quero ir. Não é um Google assistente, mas está bem aceitável.
14- Achei que o teto esquenta muito em dias de sol. O vidro do teto é bem transparente e a Geely diz que tem tratamento contra UV e calor, mas ainda me incomoda em dias quentes mesmo com a cortina fechada. Nunca tive teto panorâmico, não sei se isso é comum.
15- Porém à noite, o teto é um espetáculo. Por ser tão transparente, parece que não tem nada! Enfim, vantagens e desvantagens.
16- O carro não tem o sistema de abertura do porta malas com o pé. Mas quando você sai carregando algo, dá para programar a tampa para fechar quando a chave se afastar dando dois toques no botão externo do porta-malas.
17- O carro é extremamente eficiente. Consigo médias entre 11 e 13kwh/100km em Brasília, sempre com ar ligado, com autonomia próxima de 500km. Nas vezes que peguei a estrada, a autonomia ficou acima de 400km com velocidades de até 110km/h.
18- O carro tem ajuste fino de amperagem de carregamento. Achei ótimo, pois regulo a amperagem para o carro terminar de carregar na hora que vou sair, sem estressar desnecessariamente a bateria nem a instalação elétrica da casa.
19- O freio de estacionamento bloqueia somente as rodas dianteiras. Notei isso quando o carro precisou subir no guincho e deslizava quando colocava em P sem o bloqueio das rodas traseiras. Ele subiu no guincho porque apareceu um barulho sinistro na roda, mas era só uma pedra que ficou presa em algum lugar no disco de freio.
20- Dá para ativar/desativar o mudo no microfone de uma ligação com um botão no volante. Eu uso muito isso e no GS era na tela.
21- O botão de play no volante realmente para e retoma a música, o botão de mudo da música é outro. No GS, e música continua e o alto-falante fica mudo.
Bom, achei um salto enorme de meu Dolphin GS. Precisava de espaço e aproveitei para ter os mimos. Até o momento, estou muito satisfeito.