Qual upgrade do Dolphin faz mais sentido pra você?

que coisa linda hein!

Ótimo! Plus deveria fazer isso viu… seria lindo! Morro de raiva, muita mesmo rsrs

Mais alguns comentários sobre detalhes do EX5:
1- uma coisa que achei muito melhor é o tamanho da tela do motorista que a do Dolphin me incomodava um pouco. Mas ao mesmo tempo que a tela é grande as letras são minúsculas. É praticamente impossível saber qual é o consumo instantâneo do carro a letra é um exame de vista e eu já tenho presbiopia.
2- consumo instantâneo não mede itens acessórios do carro. Se você tiver no sinal parado com o ar condicionado no máximo, ele mede 0 kw. Acredito que seja medição somente do motor de tração.
3- esse é o primeiro carro que tenho com ACC e ICC. Pessoalmente me incomoda ele diminuir a velocidade nas curvas, mesmo só no modo acc. Ele deveria ter uma opção que não olhasse a pista mas somente se tem carro à frente. Não achei nada assim.
4- o carro tem um modo de relaxamento e eu nem dei bola quando comprei. Mas hoje estou usando até bastante. Quando estaciono o carro e tenho que esperar, aciono o modo de relaxamento e ele desce o banco automáticamente, liga a massagem , fecha o teto e bota um barulhinho de chuva, fogueira , entre outros que você escolhe. Fica realmente muito confortável. Para quem tem que ficar no carro às vezes esperando, é um diferencial.
5- quando você sai do carro ele tranca e desliga. Normal. Para você deixar pessoas ou animais no carro, ele tem uma opção chamada estacionamento confortável. Você programa o tempo que você quer deixar o carro ligado toda vez que você sai. Uso sempre que vou fazer alguma coisa meu cachorro tem que ficar no carro. Então não dependo de ativar o ar condicionado pelo aplicativo.
6- um detalhe que eu não vi nenhum outro veículo: seu carro tem uma persiana de entrada de ar para o radiador ativa que pode abrir e fechar. Não sei se é muito útil para o Brasil mas acredito que deve ser útil para locais muito frios, pois ele trabalha com bomba de calor para aquecer o carro. Pelo que li o aquecimento por resistência elétrica é um opcional vendido em outros países, pois a bomba de calor não dá conta quando a temperatura está extremamente baixa.
7- se alguém for comprar o carro recomendo olhar com atenção e os tapetes na entrega. Acho que os tapetes não são da Geely, o meu veio com um pequeno defeito de fabricação onde o furo está desalinhado com o pino no chão. Não vi na hora e agora eu deixei para lá. Mas eu prefiro os tapetes que recebi do que o da byd, porque são de borracha maciça. Eu nunca consegui limpar direito aquele tapete de carpete. Se lavar com água ele leva muito tempo para secar.
8- tem um monte de tralhas úteis no AliExpress para o carro. Eu já comprei proteção de porta-malas e divisores para os porta objetos, que são muito úteis.
9- dá para colocar atalho para o desembaçador traseiro na barra inferior da multimídia. Se me lembro bem, o dolphin não permitia.
10- Há Uma saída de ar condicionado embaixo dos bancos dianteiros. Ela serve para direcionar o fluxo de ar frio para entrada da ventilação do banco, mesmo sem um duto direto. Isso é muito útil porque gela o banco rapidamente.
11- o limpador de para-brisa não tem a opção intermitente. As opções são: automático pouco sensível, automático muito sensível, ligado e rápido. Como eu gosto de controlar o limpador no ajuste fino, senti falta do que eu tinha no Dolphin. Mas o sensor funciona bem, mas eu sinto que mesmo o pouco sensível é sensível demais para o que eu gosto. E achei chato que o limpador traseiro não tem intermitência é só ligar ou desligar. Também me incomoda.
12- o seletor de marcha do volante não me incomoda, mas agora Toda vez que eu entro no meu segundo carro eu ligo o limpador de para-brisa antes de sair… :rofl:
13- alavanca de seta é eletrônica, não é mecânica. Então ela não volta para o lugar quando você desvira o volante. Ela fica sempre centrada e monitora a posição do volante para desligar a seta. Ela tem dois níveis de pressão se você quiser dar apenas uns três piscadas ou ligar definitivo.
14- outro diferencial quando comparado ao Dolphin é um sistema de auto hold. No Dolphin parou, ele aciona o freio de estacionamento. Isso me incomodava um pouco porque tem um atraso de destravar a roda, além do barulho que parece que tá gastando alguma coisa e ainda muitas vezes eu não queria travar a roda, pois era uma parada muito rápida. No EX5, acredito que ele usa uma válvula, então ele não usa o freio do estacionamento e praticamente não tem atraso na saída. Ele não faz barulho quando aciona o auto hold. Além disso se você parar no sinal e pressionar o freio bem de leve, ele não aciona o sistema. Então você controla quando você quer acionar o auto hold com o pedal de freio. Quando ele aciona, aparece um ícone no painel. Parece bobo, mas achei um diferencial excelente, pois desligava o sistema no Dolphin e no EX5 mantenho ligado.
15 - não dá para levantar o limpador de para-brisa sem colocar na opção de manutenção que os deixa no meio do vidro. É um pouco chato, quando eu vou lavar o carro eu tenho que botar no modo de manutenção.
16 - o leitor de placas de trânsito é incrivelmente preciso. Tem uma placa na entrada da minha rua que tá atrás de um monte de plantas quase eu não consigo ler. O carro acerta. Apesar de eu desligar o alerta de excesso de velocidade é interessante ver a última placa lida no hud

2 curtidas

Isso me parece bem ruim. O consumo do carro precisa englobar tudo que está em uso. Em um carro a combustão a média de km/l não desconsidera AC e outros acessórios.

Não sei se é o caso, mas pode ser que ele não esteja exatamente “olhando a pista” mas sim considerando o ângulo do volante. O Nivus/T-Cross/Taos fazem isso mesmo sem sistemas leitura de faixa.

Imagino que dê pra continuar ouvindo música/podcast também, certo?

A grade fechada, em estradas, pode ajudar mesmo no calor. Dado que o conjunto e a bateria já ficam bem expostos ao vento, mesmo com ela fechada. E em alguns casos somente o fluído circulando pelo radiador já é suficiente pra resfriar, sem necessidade de ventilação externa. E essa grade ativa pode ter estados intermediários entre aberta e fechada, permitindo que abra 30%, por exemplo, conforme a demanda/necessidade.

Vc é um (último) romântico… Não deve sentir raiva… :joy:

Esse comportamento do auto hold é igual aos volvo.
Quanto ao consumo, eu vi que na central na parte que mostra os gráficos de consumo, ele separa o % da bateria usado pra tração, pra ar-condicionado e para os outros itens do carro.

Também estou começando a simpatizar pelo EX5, mas eu particularmente não tava afim de subir muito acima dos 200000. Estou tentando procurar opiniões sobre a versão Pro, mas não tem quase nada na internet.

Acho que hoje eu arriscaria a MG. Curti bastante o MG4. O primeiro elétrico que tive experiência de direção foi o EX30, então me encanta mais um carro de tração traseira.

Acho isso muito curioso. Tive um Golf Variant 2017 com ACC, que era a mesma tecnologia de quando aquela geração tinha sido lançada, em 2012, e funcionava muito bem, inclusive em curvas, que ele não diminuía a velocidade, somente se um carro mais lento estivesse à frente. Mesmo em curvas à esquerda, onde um veículo mais lento está na faixa da direita, mas visualmente está à minha frente, eu jurava que o ACC ia frear, mas pra minha surpresa ele fazia a ultrapassagem tranquilamente. Foi quando imaginei que o radar deveria considerar o ângulo do volante para saber que o carro aparentemente na frente na verdade estava na faixa ao lado.

Aí quando dirigi o Nivus 2021 da minha mãe, o ACC é muito pior… Talvez por ser um carro mais barato, imagino que no Taos não deva ser assim. O Nivus (pelo menos o 2021) desarma o ACC à 30km/h, e ele é muito mais lento pra reagir à outros carros entrando na frente por exemplo. Uma coisa que inclusive gostei bastante no EX5 é que o ACC dele reage muito rápido, acho que o software dele “lê” um carro com a seta ligada, e já segura para que a pessoa faça a conversão. Achei isso muito legal.

Faltou falar do som dele de 16 auto falantes. Não sou audiófilo, mas o som é extremamente envolvente, dá gosto de escutar música boa nele.

São calibrações diferentes. O Nivus não tem stop n go, o Taos tem, por isso ele desarma abaixo de 30km/h. Essa questão da redução da velocidade em curvas é até bem sútil, e só ativa em curvas a partir de um determinado ângulo, curvas bem abertas ele vai que vai. O ACC mais recente da VW tem um ajuste pra não ultrapassar pela direita, pela esquerda eu nunca tive problemas.

Em comparação com o Dolphin Plus, eu acho o ACC do Nivus bem superior. Muito mais suave em desacelerações.

1 curtida

Sobre o consumo englobar tudo que o carro está consumindo, eu acredito que essa questão de não contar seja apenas no consumo instantâneo mostrado no painel. Na área de consumo médio ele mostra quanto cada item consumiu separando pelo motor ar condicionado e demais acessórios. Acho que o consumo médio final leva em conta tudo que o carro tá gastando.

Sobre se o carro estar olhando a pista eu vou testar. Eu vejo se ele diminui antes da curva ou somente quando o volante vira.

Sobre o modo de relaxamento eu não sei. Depois eu faço um teste. Eu sempre deixo o som de chuva.

2 curtidas

É que eu estou evitando falar de coisas que todo review já tem para poupar o tempo de todo mundo. Estou mais fazendo uma comparação do que me impressionou positivamente ou me deixou decepcionado especificamente focando no Dolphin que eu tinha.

Sim o sistema de som é sensacional. A versão Max já tem um subwoofer no porta-malas. Por isso o porta-mala do Max é até um pouquinho menor do que o do pro, um vinco na lateral na caixa de roda foi ocupado pelo subwoofer. Também não sou audiófilo mas vi uma diferença monumental entre o som do Dolphin e esse. Quando estou sozinho rodando à noite, dá gosto de aumentar o volume e deixar o som rolar bem alto.

1 curtida

Sim, dá para ouvir outra fonte. E também dá para escurecer bem a tela principal, ela não apaga totalmente. O painel do motorista continua aceso

Geely atualizou o site hoje dizendo que o Android auto chega no EX5 final de janeiro, via atualização OTA. O CarPlay e Android auto do EX2 só no final de fevereiro e tem que levar o carro na concessionária.
https://www.geelybrasil.com.br/servicos-conectados/

1 curtida

Dúvida sobre o EX5: quando desliga ele esquece as configurações do adas e tem que desligar tudo de novo na próxima vez que desliga?

Ele esquece a configuração de alerta de velocidade, as demais deve esquecer também, mas não desligo nenhuma além do alerta de velocidade. Acho que é em respeito a lei europeia.
Há comentários que a próxima atualização vai permitir gravar suas preferências. A ver.

O byd já grava as preferências de adas ou também volta depois de desligar o carro?
O gs não tinha adas.

1 curtida

Acho que você tem razão. Hoje testei o ACC (não o ICC que mantém o carro na faixa) prestando atenção em quando ele reduz a velocidade, se antes da curva e somente quando viro o volante.
A minha impressão que é só quando viro o volante que o carro reduz.

1 curtida

Esquece o alerta de velocidade/leitor de placas. O resto eu não desativo.

Imagino que essa redução seja mais acentuada em ângulos maiores também. No Nivus dava pra testar isso “fechando” ligeiramente a curva.

Ainda nem retirei na concessionária, então, realmente ainda não estou pensando no próximo carro.

Dirigi o GAC Aion Y e achei uma verdadeira nave. Pra faixa de 190 mil não consigo pensar em nada melhor. Só que dos 120 mil do Dolphin Mini é um senhor salto. A GAC chama o Aion Y de SUV, mas eu acho bem mais para uma van, o que pra mim é positivo.

A Geely acabou de chegar com o EX2. Parece um senhor adversário para o Mini. Só que a rede deles é muito pequena. Tenho curiosidade para conhecer o carro.

No mais, creio que os elétricos que tem futuro são os cost-effective, então, não planejaria sair da faixa dos carros compactos, no máximo, médios. Para que elétricos de luxo façam sentido, precisamos de boa disponibilidade de carregadores e carga rápida. Enquanto este dia não chegar, creio que só elétricos até uns 200 mil reais terão algum sucesso.

Olá, permita-me discordar de seu último parágrafo. Na verdade não sei se é discordância ou não entendimento do que você colocou.

Não entendi porque só carros abaixo de 200 mil são cost-effective. Um carro cost-effective é aquele que atinge às suas aspirações a um bom preço. Há consumidores com aspirações “maiores” que antes eram atendidos por carros de 500 mil e agora são atendidos por carros de 300 mil, isso para eles é cost effective.

Não entendi por que a boa disponibilidade de carregadores é mandatória para VEs de luxo. Quem compra VE de luxo é justamente quem tem mais de um carro na garagem, ele tem seu carregador 22kW em casa e pra viajar vai usar seu Land Rover ou sua Macan.

Por último, também não entendi direito o que significa um carro elétrico ter futuro. É ter valor bom de revenda? É vender versões novas por anos a fio?

Desculpe a minha ignorância.

3 curtidas

Exato! Quem tem grana pra esses carros, provavelmente, vai pegar avião até pra fazer Rio-SP.

A real é que elétricos estão entregando luxo pra uma galera que ainda está longe de poder gastar 1mi em um carro. E, apesar de ser um nicho, não vejo motivos pra acreditar que não vão vingar.

1 curtida

Acredito que o sucesso do Seal, está aí pra provar que sua crença não está bem fundada. Várias BMW, Volvo, Audi pelas ruas.

A questão é que sucesso nessa faixa de preço não significa vender 3-5k unidades por mês. Independente de ser elétrico ou não.

1 curtida