Verdade, bem rápidos pra responder, e eu fui mais rápido ainda pra decidir em não fazer o serviço com eles.
O orçamento que me passaram foi de R$5.590,00… fiquei chocado.
Então, deixe-me colocar aqui meu ponto de vista…
Ter futuro é vender bem, o que incentiva a indústria a ampliar investimentos. Se micar no mercado, as pessoas param de investir e no médio prazo o produto deixa de existir.
Cost-effective a meu ver é bem isso que você disse: o melhor carro que meu dinheiro puder comprar. No momento meu dinheiro mal dá para um Dolphin Mini, que é praticamente a porta de entrada. No entanto, quantos no Brasil podem, mesmo que a duras penas, dar mais de 100 mil reais num carro hoje em dia?
Dito isto, adquiri um carro elétrico 0km exatamente por não ter dinheiro para adquirir um carro 0km… meio contraditório, né? No entanto, creio que a economia nos carregamentos vai pagar parte do seu valor de aquisição e isto pra mim é algo bem cost-effective.
Opinião pessoal minha, ok??? mas não vejo muito sentido nos elétricos caríssimos. Veja só… meu Dolphin Mini chegou, ainda não instalei o wallbox em casa e já passei certo perrengue pra carregar o carro… poucos carregadores, muitos em manutenção, quase todos ocupados… aí tive que apelar para um dos poucos carregadores pagos para não ficar qualquer hora dessas na rua… Sem problema… semana que vem o wallbox deve estar instalado e aí fica tudo normal. E quando tiver que viajar, dou meu jeito. O carro é bem confortável e a economia é legal, mas nada disto é um luxo, percebe? Não há a meu ver luxo nenhum em ficar preocupado com autonomia, reduzir consumo para conseguir chegar ao destino… ter 300cv e ter de andar maneirinho a 100 kph pra bateria não ir num piscar de olhos. Enfim, se pudesse pagar um carro de luxo, no momento pegaria a combustão. Se amanhã tivermos abundância de carregadores rápidos, baterias de recarga mais rápida e maior autonomia, aí penso que os carros elétricos de luxo farão mais sentido. Por enquanto não fazem, ao menos no meu ponto de vista.
No entanto, entendo o ponto de vista de vocês e não apenas respeito, como torço para que vocês estejam certos, pois se o elétrico fizer sucesso em todas as faixas, melhor. Isto incentiva inclusive maior investimento em infra, o que é bom para todos nós.
É que tu tá pensando que quem vai comprar um elétrico de luxo vai depender dele pra ir pra todo lugar, fazer viagens longas, etc. A realidade é que quem tem grana pra esse tipo de luxo, não precisa se preocupar em viajar por 500-600-1000km de carro. Ninguém vai comprar um Taycan pensando em economia… nem tão pouco em cruzar a América do Sul com esse carro.
São realidades completamente distintas. Gente que tem grana pra ter um “brinquedo” de mais de 500k, não é o tipo de gente que pensa em todos os usos que vai ter para um carro antes de comprar.
Sobre o perrengue que tu passou. Se tu fosse uma pessoa na realidade acima, com ali 2 ou 3 carros na garagem, não passaria nem esse perrengue, pois teria outros meios de se locomover. O primeiro dono de Seal aqui da cidade, pegou o carro e usou até a bateria ficar baixa, depois ficou quase 1 mês parado porque não tinha instalado o wallbox, por pura preguiça, e tava tudo bem pra ele porque ele deve ter uns 4-5 carros. Coisas que escancaram a desigualdade no Brasil…
Disse tudo. Pergunte a quem tem um 911 qual é o consumo do seu carro…
E a desigualdade vai para os dois lados, o Brasil é um dos países em que a Porsche mais cresceu nos últimos anos…
Porsche, aliás, que acaba de lançar a Cayenne, seu carro chefe hoje em dia, na versão 100% elétrica.
Revivendo o tópico, um upgrade para um Seal “novo” nesta época do ano compensa, sendo que não teve um Seal/2026 com novidades? Acredito que deve ser os estoques de 2025 que não foram vendidos. Ou melhor aguardar os novos lançamentos?
Tirando o lado consumista, penso que só faz sentido trocar o elétrico quando tiver uma nova bateria de grande capacidade 1000km e com carregamento ultrarápido ( estrutura para isso também). Dei uma desestabilizada pelo C10, mas no fundo ele é um híbrido plug-in, porque, de igual forma, anda na cidade só no elétrico e na estrada usa gasolina. Sou feliz com o meu Dolphin+ na maior parte do tempo, mas nas viagens acabo perdendo pelo menos 1 hora em carregamento isso sem contar a questão psicológica de ter o carregador disponível. Seria uma justificativa para migrar para um híbrido plug-in, mas não queria voltar a consumir gasolina.
Se for tirar o lado consumista, 99% das trocas deixam de fazer sentido. Dá pra contar no dedo quantas vezes alguém que eu conheço trocou de carro por alguma necessidade real, a maioria das vezes são necessidades criadas/inventadas pra justificar jogar um caminhão de dinheiro em um carro.
Se for pegar a questão de economia mesmo. Quantos Sr Hélio compraram carros elétricos? Esse sim teve economia, mesmo ele não tendo comprado o carro. Eu tive uma economia de R$15k de combustível em 18 meses de Dolphin+, mas eu gastei R$50k na troca, então ainda to no prejuízo de R$35k, isso contabilizando somente a diferença na troca.
Reforço que isso não é perda. Se você já pararia pra ir ao banheiro, comer alguma coisa, tomar um café, esticar as pernas, etc, parte dessa “perda” já aconteceria de qualquer forma. Se programar direitinho, não se perde praticamente nada, ou nada mesmo. Isso pra não colocar a questão de segurança no jogo, viajar por horas e horas à fio sem descanso é um risco, muitas vezes, desnecessário.
Concordo na primeira parte. Discordo na segunda (no meu caso específico). Eu revezo a direção com a minha esposa. Com o carro à combustão, abastecia, comprava um salgado, ia no banheiro e seguíamos. 10min no máximo. Com o carro elétrico, tem o tempo de conexão com o carregador (±8min), depois mais 1 hora em média para carregar, tendo em vista que nas minhas viagens preciso carregar até 100% (depois de 80% começa a cair a potência). De qualquer forma, as viagens não são tão recorrentes, senão teria mudado para um híbrido já.
Acho que eu já passei dessa fase de viagens corridas mesmo. Ninguém quer passar mais tempo que o necessário na estrada, mas eu aprendi a viajar somente sem pressa mesmo. Pra mim, passou de 250-300km já faço pelo menos 1 parada, então a autonomia do Dolphin+ dá e sobra.
Também acho que carro elétrico ainda perde na velocidade e praticidade em viagens longas.
1 hora parado a casa 250km X 15 min a cada 400km em média na combustão realmente impacta o tempo de viagem.
Ainda tem o medo dos carregadores estarem quebrados ou ocupados.
De vem em quando eu vejo vídeos com aquela chamada: “quem disse que não dá para viajar de carro elétrico…” e no meio do vídeo o cara dorme no carro em um carregador lento no meio da estrada para no fim dizer que é só pegar o carro e meter na estrada.
Mas para viagens de até 250km quando o destino tem carregador, não tem coisa melhor.
Hoje na estrada indo de Criciúma para pontal do sul (±500km)
Br101 tem vários carregadores. Entrei no outlet com 4 bocais carga rápida, todos ocupados. Segui para o próximo posto Shell. Os dois bocais em manutenção. Cheguei em Itajaí e consegui um carga rápida livre. 90kw. Meu DP carrega no início à 86kw, depois vai reduzindo. Vai uns 35 min aqui e vou até 80%. Na volta, na segunda de madrugada, vou pesquisar quais funcionam 24h.
Carreguei até 100% na casa com carregador portátil. Retornei para Criciúma. Carreguei por 47min até 100% em um carregador da shell 150kw. Fiz o cálculo pelo ABRP e é a primeira vez que ele errou feio. Era para chegar com 23% e cheguei com 11%. Tinha muita chuva, talvez tenha sido isso. Mantive no máximo 100km/h como de praxe . Fez quase 18kw/h.
Certamente foi isso. O ABRP só considera condições climáticas na versão paga.
Na versão paga atualiza dinamicamente com quer OBDII pareado no celular?
Uso um DolphinGS e pra mim seria de boa se houvesse uma oferta diversificada de carregadores realmente rápidos 60a80kW com dois bicos, mesmo com potencia dividida com outro cliente ainda é suave ficar 20 a 50 minutos usando outros serviços do posto.
Só quando tem outras opções competindo pelo cliente que carregador vai ter mais desconto no preço e prioridade em estar funcionando, além de facilitar o processo de iniciar a recarga…. Para carregar só 20% para ter uma reserva até o destino vc PERDE MUITO TEMPO só para iniciar!
Penso em uma migração para GAC AION V ganhando 50% de autonomia até desacreditando que as pesquisas feitas pela @Liz2025 não resultou em melhorias: mesmo que simples correções de software
Tem uma lista de modelos suportados oficialmente pelo ABRP. Mas em teoria qualquer ELM deve ser suficiente, de preferência por modelos com BLE.
Eu uso um Vgate Pro e funciona bem demais. Na última atualização de firmware ele não permite mais a conexão com o carro desligado, minimizando problemas de segurança.
Meu EX5 acabou de receber uma OTA. Android Auto agora funciona perfeitamente.
E o melhor: Agora você pode gravar todas as preferências de direção e alertas. Ainda tem que aplicar toda vez que liga o carro para respeitar a legislação europeia, mas é um botão só e pode ser configurado como atalho no volante.
Então estou satisfeito com o suporte até o momento
Copiaram a forma como a MG faz nos carros deles. Acho uma excelente solução.
Valeu pelas informações!
Pra mim faria mais sentido o Sea Lion 5, quando e se chegar a ser oferecido no Brasil, oq vcs acham?
Parece um carro bem interessante, confesso que nunca tinha ouvido falar dele, só do 06. Que caralho de lineup gigante que a BYD tem…
Off-topic. Vocês conseguem prestar atenção nesses vídeos com essas canções de ninar? Eu que assistir um vídeo de 5 minutos em frações de 40-60s, passou disso eu to viajando em outra coisa…