Sobre o consumo, existe também o nível de eficiência dos motores elétricos.
O motor de 95cv do GS é diferente do motor de 204 do Plus, que é diferente dos 2 motores que tem no Seal.
E isso vale para os motores das outras marcas tmb. Os sistemas de regeneração também tem variação.
E o acredito que seja a variante que mais afeta o consumo as retomadas. Por mais que o motorista seja extremamente gentil com o pedal de acelerador, os motores com alta potencia tendem a operar com uma tensão mais alta nativamente.
Junte a isso o peso extra e pneus com maior grip e não tem como um seal conseguir rodar a 80km/h consumindo o mesmo que um Mini, que é mais leve e usa pneus fininhos. Por outro lado, se ambos estiverem na rodovia a 120km/h o Seal provavelmente será mais econômico.
O Aion vai te ganhar no espaço então, o formato mais caixinha ganha demais em relação a cabeça.
Já a multimídia, pelo que notei praticamente tudo tem memória e perfil. Então é ajustar uma vez e correr pro abraço
Então, essa autonomia “absurda” do EX5 PRO de mais de 400 km não me convenceu. Como uso predominantemente meu dolphin plus em rodovia, meu foco está em carros com melhor autonomia. Mas o EX5 PRO, apesar de muito bonito, não passar segurança a respeito desse aspecto.
O Aion V está sendo para mim a melhor opção, unicamente pelo aspecto autonomia. Mas ainda não fiz teste drive com o carro.
No dolphin plus dirijo olhando o “potenciômetro” instantâneo do painel. Tento dirigir a 14kWh, mas é muito difícil de manter esse consumo, por conta do tráfego de veículos. Às vezes, consigo rodar um bom trecho sem oscilar esse número e consigo boa autonomia (+ de 400 km) em longas viagens. A velocidade fica em torno de 93 a 97 km/h.
Minha maior curiosidade é como vcs conseguem dirigir a 90km/h, a nao ser que esse seja o limite da via, para fins de comparacao na marginal tiete dentro da cidade o limite é 90, apesar dos buracos, na estrada o carro, o transito e a minha paciencia pedem mais que isso.
Eu tenho um GS e nunca consegui chegar nem perto do que o pessoal fala aqui no forum, começo a achar que fortemente um dos motivos seja esse em nao andar lentamente, nao faco arrancadas brutas e etc…mas a velocidade constantemente é sempre proximo ao limite da via que por aqui é 110/120
Também achei muito estranho essa autonomia… Especialmente o fato da diferença de autonomia entre as duas versões, sendo que motorização e bateria são as mesmas…
A impressão que eu tenho é que a autonomia correta é a para a versão mais cara…
Sim, a velocidade pesa muito no consumo. Dá uma olhada nesse tópico:
A autonomia declarada é a do Inmetro, que normalmente é tida como “pessimista” ou “realista”. Pelos vídeos de reviews que vi do pessoal na Austrália, acho que esses 413km do EX5 são bem factiveis, à não ser que o inmetro tenha mudado a metodologia, o que acho pouco provável. Em todo caso, é aguardar pra ver.
O Dolphin Plus tem algo que nem gosto muito… se coloca no modo esporte ele sai cantando o pneu com muita facilidade. Ele entrega mais potência do que deveria e pelo menos com o pneu original é pouco útil.
O Aion V tem uma regulagem mais gradativa. Entendo que o EX5 também vai nesse caminho pelos vídeos que ví.
Para contornar isso sempre uso o Dollphin Plus no ECO ou Normal. Mas o Aion V ou outro eletrico te entrega muito mais do que um carro a gasolina, tem nem comparação.
Eu geralmente ando até 100km/h, em velocidade de cruzeiro. No máximo eu passo disso quando preciso ultrapassar ou sair de uma situação desconfortável.
Quando o assunto é esforço, é preciso levar em conta que o consumo não aumenta linearmente. Pra sair/manter de 100 pra 110, 10% de aumento, o aumento no esforço é sempre maior do que o ganho de velocidade.
Some-se a isso o fato de que, quanto maior a velocidade desejada, menor é a constância dessa velocidade. Isso faz com que precise fazer retomadas com maior frequência, e nas retomadas o consumo é sempre maior até atingir a velocidade desejada.
Nesse caso teria que ter testado as duas versões com metodologias diferentes.
Eu concordo que essa diferença faz bem pouco sentido.
Vendo esse vídeo de uma pessoa que tem o Aion V e fez uma viagem eu achei a autonomia baixa.
Ele gastou 18 kwh para 100km.
75 / 18 = 416km de autonomia… isso é igual o Dolphin Plus mas com a desvantagem que vai demorar mais a carrega porque tem mais bateria. O EX5 achei uns testes na Australia que gastam menos para fazer 100km, mas vi teste de 14.5, 15 e 16.6 kwh para 100km. Se fosse 15, daria 60 / 15 = 400km. Isso deixa todos (Plus, Aion V, EX5) no mesmo nível de autonomia porém sem ter que carregar 75 kw igual o Aion V, precisando carregar somente 60 kw.
Por outro lado é dificil o EX5 gastar só 15 kwh para cada 100km porque é um carro maior e mais pesado que o Dolphin Plus.
Vamos ver um teste por aqui…
Lá fora tem alguns tipo esse que deu de 13,2 kwh até 19,9 kwh hehe
Eu também vi esse vídeo e estou acompanhando a experiência do pessoal nos comentários.
Só pra contextualizar, o dono disse que fez essa viagem em velocidade sempre acima de 110km/h, com o carro cheio de malas até tampar o parabrisa traseiro, com toda família no carro e com o ar condicionado ligado. Além disso, em alguns pontos ele comenta ter usado a geladeira tanto pra manter uns alimentos refrigerados como depois pra aquecer uma papinha. Esse é um caso bastante extremo para avaliar…
Nos comentários do vídeo há relatos de outros proprietários com autonomias maiores, chegando a 500km. Estou esperando para ver alguém que tenha testado numa situação mais tranquila e que também tenha testado a recarga DC, porque mesmo sendo 180kW, a bateria é de 400V, então vão ser poucos carregadores que vão entregar toda potência nessa condição.
Não vi o video ainda, mas pela descrição do pessoal, parece que o cara usou em situção bem realista.
Contudo, sempre desconfio de relatos. Esse povo que comenta nos videos que fez 500km me lembra o pessoal que comprava Santana e jurava que fazia 15km por litro…
Tinha começado a ver esse vídeo mas não terminei. A primeira coisa que me chamou a atenção no vídeo foi a “Poupança” no painel, provavelmente o modo de condução… tradução dos chineses só muda o endereço mesmo.
É complicado mesmo, cada um dirige de uma forma diferente, em condições diferentes, não tem como ter uma noção real.
Santanão 2000 fazendo 15km por litro só se fosse em cima da plataforma do guincho.
Olhando esse comparativo das autonomias me destaca demais a diferença entre o do Inmetro e WLTP do EX5 vs Aion V:
É como se a autonomia do inmetro teve um critério diferente para o EX5.
fonte: Geely EX5 ou GAC Aion V? Comparamos preços, autonomia e itens
Chega a dar a impressão de que foi um erro de digitação. Ou talvez a Geely tenha feito sua versão do “diesel gate” com a versão básica do carro.
A autonomia do EX5 do Inmetro está muito próxima do WLTP. Certamente fizeram teste errado ou estão divulgando informações erradas.
Lembrando que o Inmetro exige retirar 30% da autonomia aferida nos testes.
Exato.
Se comparar o Aion tem 121km de diferença entre Inmetro e WLTP. O EX5 Max tem apenas 41km.
Será que essa notícia influencia alguma coisa? Pela data, os carros da GAC devem ter sido os últimos avaliados na estrada e os da Geely os primeiros a serem avaliados na pista de testes.